Pular para o conteúdo principal

A Carta da Terra e o Universo: entrevista educomunicativa

Pedro Henrique Paixão de Souza (na foto, entrevistando o físico Walmir Cardoso) é aluno de sexta série da EMEF Fernando Gracioso, no bairro de Perus (São Paulo) e participa do projeto Nas Ondas do Rádio, que é mantido pela Prefeitura de São Paulo e trabalha a educomunicação na sala de aula.

Ele participou do Encontro Carta da Terra e Pedagogia na Educação, no Ibirapuera, fazendo a cobertura educomunicativa do evento – textos, fotos, filmagens e gravações se transformam em boletins de rádio, videoclips e posts no blog da escola.

Para se preparar, Pedro leu livros e materiais sobre a
Carta da Terra e a educação ambiental, temas abordados durante o evento. Ficou encantado com um dos livros, que fala de fenômenos da natureza que o professor de Ciências ainda não falou na sala de aula.

Além de ler mais e conhecer o que ainda não aprendeu na escola, Pedro diz que o que mais gosta nas atividades nessas atividades é a vivência na comunicação. “Quero ser professor e sei que vou usar tudo isso no meu dia-a-dia”, diz, do alto de seus 12 anos.

Pedro entrevistou o físico
Walmir Thomazi Cardoso, especialista em História da Ciência que promove cursos para professores no Planetário Aristóteles Orsini, do Ibirapuera. Cardoso fez uma palestra para os educadores presentes no evento sobre a Carta da Terra, e mostrou uma conexão importante entre o planeta e o universo.

“Somos feitos da mesma matéria das estrelas, e é por isso que não somos externos ao universo, somos parte dele. Temos que nos inserir no universo, e é por isso que nossa responsabilidade atual é enorme”, disse Cardoso.

Acompanhe a entrevista feita por Pedro com o professor Cardoso:

O que é a Carta da Terra?
A Carta da terra é em si um manifesto. Mas mais do que isso, mais do que um manifesto. É inspiradora pra trabalhar com educação e meio ambiente, educação, o planeta e a totalidade do universo.

Qual a importância da Carta da Terra?
É um documento que inspira as pessoas a criarem novas soluções, novos tipos de abordagem, novos olhares, novas maneiras de fazer aquilo que a gente já faz, que é viver no planeta Terra, viver em harmonia com os outros seres do planeta e com o próprio Planeta. Essa é fundamentalmente a grande inspiração que a Carta da tewrra traz.

E o que o senhor acha sobre educação ambiental?

A educação ambiental já passou por várias etapas, fases de desenvolvimento. Estampos agora no amadurecimento desse processo. E nesse sentido a Carta da Terra também é importante, porque nos ajuda a ser criativo diante dos desafios com relação ao ambiente como um todo, não só o ambiente terrestre mas, pensando em termos de astronomia, todo o ambiente, todo o universo.

Comentários

ekalafabio disse…
A matéria está ótima e a imagem escolhida foi muito bem escolhida. Estou adorando seu blog e espero que possamos fazer novas parcerias.
Anônimo disse…
Parabéns pelo trabalho maravilhoso, quero parabenizar também aos alunos pela entrevista e ao prof. Fábio por motivá-los na educação ambiental. Maravilhoso blog, amei.

Postagens mais visitadas deste blog

  Esta semana em Brasília ocorre a vigésima edição do ATL - Acampamento Terra Livre, organizado pela APIB (Articulação dos Povos Indígenas do Brasil).  É a maior mobilização indígena do país e tem uma semana de muitas atividades, incluindo marchas, sessão solene no Congresso Nacional e apresentações culturais. Em 2023 foram seis mil indígenas de 180 etnias participando. Este ano, com certeza, haverá muito mais. Reinauguro este espaço de comunicação que não escrevo há tempos para prestigiar a ATL, vou acompanhar ao vivo no dia 23 de março, diretamente de Brasília, onde estou morando, em parceria com o site Vocativo.com , do premiado jornalista Fred Santana, de Manaus.  Vou acompanhar um trechinho da marcha que eles fazem até o congresso e assistir as duas sessões. Me acompanhem lá pelo Vocativo.com! 

Quadrinhos, um jeito divertido de ensinar meio ambiente

A tirinha acima faz parte do projeto Edu HQ , mantido pelo Centro Brasileiro de Pesquisas Físicas, e mantém um acervo com centenas de quadrinhos e pequenas animações, muitas delas feitas por crianças. No item meio ambiente há 173 tirinhas como essa. Trabalhar com quadrinhos na sala de aula e no dia-a-dia é uma viagem... pois a partir da brincadeira é possível levantar vários pontos: refletir sobre o recurso de linguagem, o humor, a ironia, pesquisar o que o autor quis dizer, o que há por trás da história. Já para quem é "gente grande", quadrinhos são sempre um respiro no dia-a-dia... e também ajudam a pensar!

Parábola da escola animal

Texto inteligente do filósofo Osho, publicado no blog Palavras de Osho . É para se pensar... "Um amigo me enviou esta linda história. Eu gostaria que você a conhecesse; ela pode ajudar. A história se intitula "A Escola Animal". Um dia os animais se reuniram na floresta e decidiram criar uma escola.Havia um coelho, um pássaro, um esquilo, um peixe e uma enguia, e eles formaram uma Diretoria. O coelho insistiu na inclusão da corrida no currículo. O pássaro insistiu na inclusão do voo no currículo. O peixe insistiu na inclusão da natação no currículo. E o esquilo disse que a subida perpendicular em árvores era absolutamente necessária ao currículo. Eles juntaram todas essas coisas e escreveram um roteiro do currículo. Então insistiram em que todos os animais aprendessem todas as matérias. O coelho, embora tirasse um "A" em corrida, teve uma enorme dificuldade em subida perpendicular em árvores. Ele sempre caía de costas. Logo ele teve um tipo de d...