A Carta da Terra e o Universo: entrevista educomunicativa

2 comentários
Pedro Henrique Paixão de Souza (na foto, entrevistando o físico Walmir Cardoso) é aluno de sexta série da EMEF Fernando Gracioso, no bairro de Perus (São Paulo) e participa do projeto Nas Ondas do Rádio, que é mantido pela Prefeitura de São Paulo e trabalha a educomunicação na sala de aula.

Ele participou do Encontro Carta da Terra e Pedagogia na Educação, no Ibirapuera, fazendo a cobertura educomunicativa do evento – textos, fotos, filmagens e gravações se transformam em boletins de rádio, videoclips e posts no blog da escola.

Para se preparar, Pedro leu livros e materiais sobre a
Carta da Terra e a educação ambiental, temas abordados durante o evento. Ficou encantado com um dos livros, que fala de fenômenos da natureza que o professor de Ciências ainda não falou na sala de aula.

Além de ler mais e conhecer o que ainda não aprendeu na escola, Pedro diz que o que mais gosta nas atividades nessas atividades é a vivência na comunicação. “Quero ser professor e sei que vou usar tudo isso no meu dia-a-dia”, diz, do alto de seus 12 anos.

Pedro entrevistou o físico
Walmir Thomazi Cardoso, especialista em História da Ciência que promove cursos para professores no Planetário Aristóteles Orsini, do Ibirapuera. Cardoso fez uma palestra para os educadores presentes no evento sobre a Carta da Terra, e mostrou uma conexão importante entre o planeta e o universo.

“Somos feitos da mesma matéria das estrelas, e é por isso que não somos externos ao universo, somos parte dele. Temos que nos inserir no universo, e é por isso que nossa responsabilidade atual é enorme”, disse Cardoso.

Acompanhe a entrevista feita por Pedro com o professor Cardoso:

O que é a Carta da Terra?
A Carta da terra é em si um manifesto. Mas mais do que isso, mais do que um manifesto. É inspiradora pra trabalhar com educação e meio ambiente, educação, o planeta e a totalidade do universo.

Qual a importância da Carta da Terra?
É um documento que inspira as pessoas a criarem novas soluções, novos tipos de abordagem, novos olhares, novas maneiras de fazer aquilo que a gente já faz, que é viver no planeta Terra, viver em harmonia com os outros seres do planeta e com o próprio Planeta. Essa é fundamentalmente a grande inspiração que a Carta da tewrra traz.

E o que o senhor acha sobre educação ambiental?

A educação ambiental já passou por várias etapas, fases de desenvolvimento. Estampos agora no amadurecimento desse processo. E nesse sentido a Carta da Terra também é importante, porque nos ajuda a ser criativo diante dos desafios com relação ao ambiente como um todo, não só o ambiente terrestre mas, pensando em termos de astronomia, todo o ambiente, todo o universo.

2 comentários:

  • ekalafabio disse...

    A matéria está ótima e a imagem escolhida foi muito bem escolhida. Estou adorando seu blog e espero que possamos fazer novas parcerias.

  • Anônimo disse...

    Parabéns pelo trabalho maravilhoso, quero parabenizar também aos alunos pela entrevista e ao prof. Fábio por motivá-los na educação ambiental. Maravilhoso blog, amei.

 

©Copyright 2011 Educom Verde | TNB