Pular para o conteúdo principal

Tratado de Educação Ambiental, Michèle Sato

"A educação ambiental é um ato político", lembram pensadores da EA, como Moema Viezzer (consultora em educação ambiental para Itaipu Bi-Nacional, no Paraná). Uma das autoras do Tratado de Educação Ambiental Para Sociedades Sustentáveis e Responsabilidade Global, Moema lembra que o documento foi construído durante a ECO-92 e norteia as ações e planejamento de EA desde então.

O Tratado têm princípios e diretrizes para que a educação ambiental saia do papel, e traz reflexões e compromissos sobre o tema que devem se refletir nas políticas públicas. Ele foi base, por exemplo, para que se construísse a Política Nacional de Educação Ambiental.

Quem é educador, dentro ou fora da sala de aula, pode trabalhar o tratado como início de partida para refletir sobre para que precisamos de educação ambiental... o power point elaborado por Michele Sato, professora da UFMT e facilitadora da Rede Mato-Grossense de EA facilita o processo. Tratados são textos densos, pesados, e esta apresentação é carregada de poesia!

Comentários

Sartief disse…
Parabéns pelo blog...adorei!

Jean Sartief
http://www.floreseversos.blogspot.com
Rosa Sousa disse…
Que sorte a minha encontrar o seu blog. Obrigada por dividir informações tão valiosas.
Rosa Sousa disse…
Oi Débora, usei o video da Michèle no meu blog, a dica é ótima.
Obrigada.

Postagens mais visitadas deste blog

Download: atlas de bacia hidrográfica

O Instituto de Educação e Pesquisa Ambiental 5 Elementos , de São Paulo, "especializou-se" na publicação de materiais paradidáticos que podem ser utilizados na educação ambiental, tanto na escola quanto fora dela. São materiais feitos por e para educadores, diferente do que acontece com algumas editoras brasileiras - que nem sempre contratam pessoas com real vivência nessa área. Seu lançamento mais recente é o Atlas Socioambiental - Um Retrato da Bacia Hidrográfica dos Rios Sorocaba e Médio Tietê . Tive a oportunidade de participar da produção, editando textos dessa ferramenta que une mapas e uma leitura dos mesmos para entender a gestão e a conservação dos recursos hídricos. A publicação está disponível para download no site da 5 Elementos, junto a outros materiais produzidos pelo Instituto que, inclusive, estão com tiragem esgotada. É o caso do manual Lixo e Reciclagem , que traz temas como a história da relação do homem com seus resíduos, a classificação, coleta, transpor

Parábola da escola animal

Texto inteligente do filósofo Osho, publicado no blog Palavras de Osho . É para se pensar... "Um amigo me enviou esta linda história. Eu gostaria que você a conhecesse; ela pode ajudar. A história se intitula "A Escola Animal". Um dia os animais se reuniram na floresta e decidiram criar uma escola.Havia um coelho, um pássaro, um esquilo, um peixe e uma enguia, e eles formaram uma Diretoria. O coelho insistiu na inclusão da corrida no currículo. O pássaro insistiu na inclusão do voo no currículo. O peixe insistiu na inclusão da natação no currículo. E o esquilo disse que a subida perpendicular em árvores era absolutamente necessária ao currículo. Eles juntaram todas essas coisas e escreveram um roteiro do currículo. Então insistiram em que todos os animais aprendessem todas as matérias. O coelho, embora tirasse um "A" em corrida, teve uma enorme dificuldade em subida perpendicular em árvores. Ele sempre caía de costas. Logo ele teve um tipo de d

Comunicação 2.0: conversa e prática

Em um universo onde as redes sociais virtuais ganham cada vez mais espaço - o que nem sempre é sinônimo de diálogo e compartilhamento reais - a comunicação precisa ser pensada de maneira diferente nas organizações e coletivos que trabalham, principalmente, a mobilização social. Esse foi o mote do evento Comunicação 2.0: conversa e prática, realizado no dia 1 de março de 2018 no Impact Hub, em Manaus (AM), sede atual da Educom Verde Comunicação e Educação Ambiental. Porque 2.0? Uma brincadeira com referência a uma "versão" atualizada do que precisa ser a comunicação nas relações de hoje. Mais do que se preocupar com ferramentas, é preciso refletir sobre como nos comunicamos com os públicos que precisamos, sejam eles alunos de um professor, ou beneficiários do projeto de uma organização. A oficina abordou o campo da Educomunicação como proposta metodológica para o aprendizado por meio das relações de comunicação, seja como ferramenta, seja como processo. É pensar se