"A educação ambiental é um ato político", lembram pensadores da EA, como Moema Viezzer (consultora em educação ambiental para Itaipu Bi-Nacional, no Paraná). Uma das autoras do Tratado de Educação Ambiental Para Sociedades Sustentáveis e Responsabilidade Global, Moema lembra que o documento foi construído durante a ECO-92 e norteia as ações e planejamento de EA desde então.
O Tratado têm princípios e diretrizes para que a educação ambiental saia do papel, e traz reflexões e compromissos sobre o tema que devem se refletir nas políticas públicas. Ele foi base, por exemplo, para que se construísse a Política Nacional de Educação Ambiental.
Quem é educador, dentro ou fora da sala de aula, pode trabalhar o tratado como início de partida para refletir sobre para que precisamos de educação ambiental... o power point elaborado por Michele Sato, professora da UFMT e facilitadora da Rede Mato-Grossense de EA facilita o processo. Tratados são textos densos, pesados, e esta apresentação é carregada de poesia!
Encontrei esta semana uma das formas verdadeiramente sutis e poéticas de ensinar conteúdos em sala de aula, associando o aprendizado de história à reflexão sobre o meio ambiente. Apaixonada por MPB, a professora Marli Oliveira de Carvalho utiliza músicas em suas aulas de histórias junto a alunos de quinta a oitava séries da Escola Municipal Tenente José Maria Pinto Duarte, na zona Oeste de São Paulo. Primeiro, a professora trabalha o conteúdo de cada ano junto dos livros. Depois é que entram as músicas, que ela seleciona de acordo com o tema que deseja chamar a atenção. Não há necessidade de ser extremamente objetivo; a idéia é que as crianças associem algo da música ao que aprenderam anteriormente nos livros. O importante é que a canção dê um significado extra ao aprendizado. E de quebra, as crianças ainda têm acesso a nossa riqueza cultural presente na MPB. Marli pensa muitos anos-luz a frente e não se contenta em apenas fazer associações entre o aprendizado básico de história. Quer ...
Comentários
Jean Sartief
http://www.floreseversos.blogspot.com
Obrigada.