Pular para o conteúdo principal

Enquete: o que você achou da Campus Party

O que você achou do Campus Party? Que sugestões têm para promover a inclusão social a educação ambiental num evento de grande porte como esse? Escreva um post contando para nós, deixando e-mail para contato, e concorra a um cordão feito com sucata digital pela artista plástica Naná Hayne. O ganhador será divulgado na próxima quarta-feira (17 de fevereiro).

Leia sobre o que rolou na cobertura do evento nos sites Planeta Sustentavel, Revista Viração e Revista Nova Escola.

Comentários

Claudia Chow disse…
Oi Debora, ai segue minhas ultimas impressoes sobre o CParty!
http://ecodesenvolvimento.blogspot.com/2008/02/impresses-da-campus-party-brasil-2008.html
Anônimo disse…
Achei muito fraco esse evento. A mídia fez um trabalho muito grande de divulgação, com direito a até flashes ao vivo. O que vi no evento não me agradou em nada. Jamais voltaria de novo. Ainda bem que foi de graça!
Anônimo disse…
Discordo do comentário anônimo, gostei do evento, e ficaria melhor se outras escolas fossem avisadas com antecedência para participar, pois o ano passado tivemos apresentações riquíssimas que poderiam ser divulgadas. Fiz duas oficinas que me ajudarão no meu trabalho com os alunos na Informática, como usar o orkut, blog e outros sites na educação, que são sites que eles gostam. Espero que aconteçam mais eventos maiores e melhores que este para que criatividades possam ser divulgadas e sem burocracia para que os POIEs possam participar na integra, o que não aconteceu neste evento.

Mary Ferreira
Paula Signorini disse…
O evento foi de fundamental importância para os professores da rede pública que participaram das oficinas de blog. Com algumas dicas e o trabalho que muitos destes professores já desenvolvem nas escolas é possível fazer divulgação de qualidade.
Infelizmente não pude acompanhar os seminários da inclusão social, mas a coordenadora pareceu bastante emocionada no encerramento do CP. Inclusão digital e liberdade para todos!
Outra coisa que eu também gostei de ver foram os "jornalistas mirins" do programa Nas Ondas do Rádio. Excelente trabalho!
Para as próximas edições espero encontrar ainda mais inclusão, mais oportunidade para alunos e professores da rede pública de ensino e mais projetos ambientais como coleta seletiva "in loco", desafios de criatividade para as crianças, bancadas de doação de computadores "velhos" que podem servir tanto nas escolas como nas oficinas de metareciclagem.

Paula Signorini
ekalafabio disse…
Gostei do Campus Party. Mentira, eu adorei! Já estou esperando pelo próximo. Este evento na América do Sul prova o poder financeiro do mundo virtual e, de certa forma, torna este mundo mais real. A participação do governo no evento e as oficinas para professores merece uma análise à parte. E por que? Parece que estar na internet e "lutar" pelo relacionamento virtual virou uma virtude. Nosso governo é um dos que mais usa a internet - curiosamente, toda a recente polêmica envolvendo os tais "cartões corporativos" só foi possível por causa do uso moderno que nosso governo (ao menos o federal) faz da internet.

E no entanto, apesar de 1000 ingresso terem sido oferecidos a professores de escolas públicas, sinto que não houve vontade nenhuma de garantir que estes professores participassem ativamente do evento; diria mais, não houve a divulgação adequada para conscientizar estes professores do quanto este evento foi importante. E foi importante. Foi um marco - vi na mídia alguns mais afoitos o comparando com o Woodstock e a Semana de 22. Talvez não seja exagero.

Podemos ver o Campus Party apenas como diversão. E foi divertidíssimo.

Em termos de formação dos técnicos diretamente envolvidos com internet é inegável o valor deste encontro, que deve muito dinheiro para alguns e melhorias de serviços para outros.

Como espaço para encontro e formação de educadores fica devendo, não por culpa dos organzadores do evento, mas dos burocratas que, apesar de terem permitido que ele ocorresse não garantiram o verdadeiro acesso ao conhecimento - antiga demanda de todos os professores. É isso o que queremos para os nossos alunos, não é?

poie Fábio
ekalafabio disse…
No meu comentário anterior faltou a palavra "render", quase no final em "deve render muito dinheiro"...

Até mais.
Anônimo disse…
Olá Debora,

Nem deu pra sente se falar direito depois né? Tanta coisa acontecendo lá!...
Postamos em nosso blog as nossas impressões e sugestões para um próximo evento mais verde e consciente.

http://viajanteconsciente.com.br/diario-de-bordo/chega-ao-fim-a-campus-party-brasil-2008/

Abs

Lyanne Rehder e Marcelo Maestrelli

Postagens mais visitadas deste blog

Download: atlas de bacia hidrográfica

O Instituto de Educação e Pesquisa Ambiental 5 Elementos , de São Paulo, "especializou-se" na publicação de materiais paradidáticos que podem ser utilizados na educação ambiental, tanto na escola quanto fora dela. São materiais feitos por e para educadores, diferente do que acontece com algumas editoras brasileiras - que nem sempre contratam pessoas com real vivência nessa área. Seu lançamento mais recente é o Atlas Socioambiental - Um Retrato da Bacia Hidrográfica dos Rios Sorocaba e Médio Tietê . Tive a oportunidade de participar da produção, editando textos dessa ferramenta que une mapas e uma leitura dos mesmos para entender a gestão e a conservação dos recursos hídricos. A publicação está disponível para download no site da 5 Elementos, junto a outros materiais produzidos pelo Instituto que, inclusive, estão com tiragem esgotada. É o caso do manual Lixo e Reciclagem , que traz temas como a história da relação do homem com seus resíduos, a classificação, coleta, transpor

Parábola da escola animal

Texto inteligente do filósofo Osho, publicado no blog Palavras de Osho . É para se pensar... "Um amigo me enviou esta linda história. Eu gostaria que você a conhecesse; ela pode ajudar. A história se intitula "A Escola Animal". Um dia os animais se reuniram na floresta e decidiram criar uma escola.Havia um coelho, um pássaro, um esquilo, um peixe e uma enguia, e eles formaram uma Diretoria. O coelho insistiu na inclusão da corrida no currículo. O pássaro insistiu na inclusão do voo no currículo. O peixe insistiu na inclusão da natação no currículo. E o esquilo disse que a subida perpendicular em árvores era absolutamente necessária ao currículo. Eles juntaram todas essas coisas e escreveram um roteiro do currículo. Então insistiram em que todos os animais aprendessem todas as matérias. O coelho, embora tirasse um "A" em corrida, teve uma enorme dificuldade em subida perpendicular em árvores. Ele sempre caía de costas. Logo ele teve um tipo de d

Comunicação 2.0: conversa e prática

Em um universo onde as redes sociais virtuais ganham cada vez mais espaço - o que nem sempre é sinônimo de diálogo e compartilhamento reais - a comunicação precisa ser pensada de maneira diferente nas organizações e coletivos que trabalham, principalmente, a mobilização social. Esse foi o mote do evento Comunicação 2.0: conversa e prática, realizado no dia 1 de março de 2018 no Impact Hub, em Manaus (AM), sede atual da Educom Verde Comunicação e Educação Ambiental. Porque 2.0? Uma brincadeira com referência a uma "versão" atualizada do que precisa ser a comunicação nas relações de hoje. Mais do que se preocupar com ferramentas, é preciso refletir sobre como nos comunicamos com os públicos que precisamos, sejam eles alunos de um professor, ou beneficiários do projeto de uma organização. A oficina abordou o campo da Educomunicação como proposta metodológica para o aprendizado por meio das relações de comunicação, seja como ferramenta, seja como processo. É pensar se