Pular para o conteúdo principal

Viajando de bike... e pela rede



Quem tem fissura por viajar como eu tenho (já fui repórter de turismo e perambulei de mochila pelo Brasil afora, e cheguei até a Guiana Inglesa, Chile, Argentina e Uruguai. Só pra me exibir um pouquinho) sabe o significado das viagens pras nossas vidas.

O aprendizado é grande. Quem trabalha em projeto social também sabe como abre os horizontes mandar a galera de comunidades darem uma volta por aí para ver o que outras pessoas estão fazendo para melhorar a sua qualidade de vida. A cultura da viagem para partilhar outras visões de mundo poderia ajudar a difundir uma cultura de paz, respeito pela diversidade, etc.

Esse blá-blá-blá é só para introduzir a expedição de Valdecir João vieira, este jovem de 64 anos de idade que saiu de Joinville (SC), em março de 2.009, e pretende circular por 63 países e mais de sessenta mil quilômetros pelo mundo. Seu projeto, que virou realidade, é o Pedalando Pela Paz, no qual escreve um diário de bordo e aponta num mapa do Google por onde está passando.

Quem tá sem fazer nada fuçando na internet vai se deliciar. Quem está na escola pode aproveitar pra usar os computadores no laboratório de informática para mostrar a garotada que existe um mundão lá fora. E que com sonhos, organização e muita vontade, dá pra ir atrás dele. Idade, ainda bem, não é impedimento...

Comentários

Que linda a sua mensagem a meu respeito.
O que tenho a dizer é que me sinto realmente muito feliz por ter conseguido viver em Paz comigo mesmo. Hoje levo a Paz dentro de mim e procuro transmitir a todas as pessoas que encontro pelo caminho. Como? Simplesmente sendo eu mesmo.
Um dia cheguei na portaria da Cruz Vermelha pensando que estava nos Bombeiros. O responsável me recebeu com um largo sorriso. Mais tarde ele me disse que sentiu uma grande paz quando me viu. Fiquei feliz pois sei que posso realizar a minha missão sem muitas palavras. O que vale mesmo é o testemunho de vida, mesmo que seja silencioso.
Caros jovens, sonhem e sonhem alto que todos os nossos sonhos podem se tornar realidade.
Deus os abnçoe.

Valdo

Postagens mais visitadas deste blog

  Esta semana em Brasília ocorre a vigésima edição do ATL - Acampamento Terra Livre, organizado pela APIB (Articulação dos Povos Indígenas do Brasil).  É a maior mobilização indígena do país e tem uma semana de muitas atividades, incluindo marchas, sessão solene no Congresso Nacional e apresentações culturais. Em 2023 foram seis mil indígenas de 180 etnias participando. Este ano, com certeza, haverá muito mais. Reinauguro este espaço de comunicação que não escrevo há tempos para prestigiar a ATL, vou acompanhar ao vivo no dia 23 de março, diretamente de Brasília, onde estou morando, em parceria com o site Vocativo.com , do premiado jornalista Fred Santana, de Manaus.  Vou acompanhar um trechinho da marcha que eles fazem até o congresso e assistir as duas sessões. Me acompanhem lá pelo Vocativo.com! 

Quadrinhos, um jeito divertido de ensinar meio ambiente

A tirinha acima faz parte do projeto Edu HQ , mantido pelo Centro Brasileiro de Pesquisas Físicas, e mantém um acervo com centenas de quadrinhos e pequenas animações, muitas delas feitas por crianças. No item meio ambiente há 173 tirinhas como essa. Trabalhar com quadrinhos na sala de aula e no dia-a-dia é uma viagem... pois a partir da brincadeira é possível levantar vários pontos: refletir sobre o recurso de linguagem, o humor, a ironia, pesquisar o que o autor quis dizer, o que há por trás da história. Já para quem é "gente grande", quadrinhos são sempre um respiro no dia-a-dia... e também ajudam a pensar!

Encontro de educomunicação no VII Fórum de EA

Será um encontro e tanto: conseguimos juntar Ismar de Oliveira Soares (do NCE-USP ), Grácia Lopes Lima (do Instituto Gens/Cala-Boca Já Morreu ), Silvio Marchini (Escola da Amazônia), Renata Maranhão (Ministério do Meio Ambiente) e Lara Moutinho (do programa Nas Ondas do Ambiente, do Rio de Janeiro). Essa turma vai participar, entre 28 e 29 de março, do encontro paralelo de educomunicação do VII Fórum Brasileiro de Educação Ambiental , evento que ocorre de 28 a 31 de março no Centro de Convenções, em Salvador. Cada um desses vai falar um pouco sobre um aspecto da educomunicação e vamos fazer a ponte com a educação ambiental. Esperamos que quem abra o evento sejam os grupos de comunicação comunitária do Extremo Sul da Bahia, o Tanara , de Prado, e o Timoneiro , de Caravelas (a confirmar). A idéia é: no primeiro dia de manhã, trazer um panorama a partir dos palestrantes, sobre a educomunicação no Brasil; na tarde do dia 28, abrir o microfone para inscrição de experiências de ed...