Pular para o conteúdo principal

Xixi no banho... caso de boa comunicação - mas e a educação ambiental?

É notório observar que algumas organizações não-governamentais profissionalizaram tanto seus departamentos de comunicação, que conseguem espaço na mídia sem tanto esforço, digamos assim - não estou aqui questionando o mérito do trabalho das ongs ambientalistas, muito positivo, aliás.

Caso da Fundação SOS Mata Atlântica, conhecida do público por levantar a bandeira em defesa do verde, especialmente o da faixa litorânea brasileira, a tal da "Mata Atlântica". Sua bandeira, agora, é a de um assunto que conecta dois temas ambientais da "moda" - água e consumo consciente, o segundo pauta constante na mídia graças ao trabalho de outra organização que foca fortemente na mídia, que é o Instituto Akatu.

Você faz xixi no banho? A SOS se uniu a uma grande agência de propaganda, a F/Nazca, e montou uma grande campanha de comunicação com o tema... acredite se quiser. A campanha Xixi no Banho está na boca do povo: ganhou mais de dois minutos no horário nobre da rede Globo, em pleno Jornal Nacional (confira a reportagem clicando aqui).

Volto a falar... não vou ficar aqui criticando a campanha, que tem lá seus méritos. Mas acho que é um bom motivo para fazer os educadores ambientais, e quem trabalha com comunicação voltada para a educação ambiental, em aproveitar algumas lições - não, não é a de passar a fazer xixi no banho. Mas lições de como aproveitar o melhor do universo da propaganda, que dialeticamente alguns educadores abominam - postura radical que não vai ajudar muito a melhorar a situação do planeta, acho.

Em resumo, o que a campanha tem de positivo para nós, educadores, planejarmos nossas ações:

1. Chamar a atenção para um tema aparentemente esdrúxulo pode trazer público. Repare nas reportagens, no site da campanha que o xixi no banho é uma desculpa para falar de economia de água e energia, ainda que de forma superficial. Nem sempre esse choque pode funcionar positivamente - vai depender de como as pessoas que criam esse tipo de campanha dialogam com o público por meio da linguagem publicitária. Mas criar, o nome já diz, é ousar e experimentar.

2. Temas difíceis ganham mais espaço quando falam a língua do povo. Tá certo que o site da campanha é uma ferramenta bem sofisticada, mas observe o item Dúvidas Frequentes: "fazer xixi no banho transmite alguma doença? É nojento?". Parece bobeira, mas vai me dizer que isso não passou pela sua cabeça... quando muitos educadores ambientais escrevem materiais sobre meio ambiente às vezes que quem vai ler o que escreveram pode não entender. Ou não associar aquele assunto ao seu cotidiano.

Insisto: não é apenas uma questão de adequar a linguagem, escrever mais fácil, mais simplificado... é antes, pensar realmente se o que você, educador, está produzindo, vai fazer a diferença para quem não é da mesma área que você. Está careca de saber que desmatamento está associado a mudanças climáticas? Já experimentou explicar isso pro seu vizinho, pro porteiro do prédio? Então experimente esse exercício.

3. Todas as mídias devem ser aproveitadas. Infelizmente a inclusão digital ainda não é uma realidade em todo o país, mas é inegável que muita gente usa Orkut, MSN, Twitter torpedo no celular e tudo que é ferramenta de rede social disponível na internet - e essa campanha está em tudo que é lugar da rede. Se funciona, se faz realmente efeito, ainda há pesquisadores debatendo o assunto. Se é saudável ou prejudicial, não cabe aqui discutir.

No meu entender (quase) tudo que se faz dentro de uma ética/ótica de melhorar o planeta é positivo. Educomunicação não é criticar a mídia, é (re) construir a mídia com viés educativo, de comunicar para contribuir à formação do ser humano. Então, vamos aproveitar esse universo midiático tão favorável desse século 21 e formar realmente redes, não utilizar Orkut, MSN e etc só para ganhar audiência, mas realmente formando alianças, afinidades e campanhas que saiam do virtual para ganhar as ruas.

E por fim...

Depois de uma campanha com um tema tão digamos, esquisitinho como esse, campanhas sobre temas nem tão populares também poderão ter espaço na mídia.

É claro que, para ganhar espaço na mídia de massa, como é o Jornal Nacional, depende de uma equipe de assessoria de comunicação que tenha abertura junto aos jornalistas, coisa que nem toda ong ou pequena associação tem.

Mas se planejando e insistindo (porque os veículos de comunicação estão aí tambpem para prestar serviço a sociedade, e podemos, sim, cobrar postura dessa turma) é possível emplacar coisas que sonhamos, como fazer as pessoas realmente entenderem o que é uma APA - Área de Proteção Permanente, por exemplo. Ou contribuindo para que as queimadas urbanas - crime ambiental e prática proibida por lei federal - agravem as condições do ar que respiramos nas cidades grandes.

É incrível como tem assunto que poderia e deveria virar tema de campanha para que as pessoas se apropriem das informações de forma a não só deixar o xixi para a hora do banho... tem coisa tão ou mais importante acontecendo que às vezes fica perdido num telejornal ou numa revista.

Não esquecendo, como sempre, as mídias alternativas, blogs, rádios comunitárias, jornais-murais nas escolas, boletins de sindicados e associações, pequenos jornais semanais de um único dono que reinam por cada pequena cidade desse país. É um trabalho insistente, de formiguinha, que também entra na luta pelo poder que é a questão da comunicação.

E acredite. Se xixi no banho sai no Jornal Nacional, a gente tem muita coisa boa pra mostrar sobre educação ambiental por aí!

Comentários

Biosfera disse…
Muito interessante sua abordagem qto ao uso das mídias, como no caso desta campanha...

Postagens mais visitadas deste blog

Download: atlas de bacia hidrográfica

O Instituto de Educação e Pesquisa Ambiental 5 Elementos , de São Paulo, "especializou-se" na publicação de materiais paradidáticos que podem ser utilizados na educação ambiental, tanto na escola quanto fora dela. São materiais feitos por e para educadores, diferente do que acontece com algumas editoras brasileiras - que nem sempre contratam pessoas com real vivência nessa área. Seu lançamento mais recente é o Atlas Socioambiental - Um Retrato da Bacia Hidrográfica dos Rios Sorocaba e Médio Tietê . Tive a oportunidade de participar da produção, editando textos dessa ferramenta que une mapas e uma leitura dos mesmos para entender a gestão e a conservação dos recursos hídricos. A publicação está disponível para download no site da 5 Elementos, junto a outros materiais produzidos pelo Instituto que, inclusive, estão com tiragem esgotada. É o caso do manual Lixo e Reciclagem , que traz temas como a história da relação do homem com seus resíduos, a classificação, coleta, transpor

Parábola da escola animal

Texto inteligente do filósofo Osho, publicado no blog Palavras de Osho . É para se pensar... "Um amigo me enviou esta linda história. Eu gostaria que você a conhecesse; ela pode ajudar. A história se intitula "A Escola Animal". Um dia os animais se reuniram na floresta e decidiram criar uma escola.Havia um coelho, um pássaro, um esquilo, um peixe e uma enguia, e eles formaram uma Diretoria. O coelho insistiu na inclusão da corrida no currículo. O pássaro insistiu na inclusão do voo no currículo. O peixe insistiu na inclusão da natação no currículo. E o esquilo disse que a subida perpendicular em árvores era absolutamente necessária ao currículo. Eles juntaram todas essas coisas e escreveram um roteiro do currículo. Então insistiram em que todos os animais aprendessem todas as matérias. O coelho, embora tirasse um "A" em corrida, teve uma enorme dificuldade em subida perpendicular em árvores. Ele sempre caía de costas. Logo ele teve um tipo de d

Comunicação 2.0: conversa e prática

Em um universo onde as redes sociais virtuais ganham cada vez mais espaço - o que nem sempre é sinônimo de diálogo e compartilhamento reais - a comunicação precisa ser pensada de maneira diferente nas organizações e coletivos que trabalham, principalmente, a mobilização social. Esse foi o mote do evento Comunicação 2.0: conversa e prática, realizado no dia 1 de março de 2018 no Impact Hub, em Manaus (AM), sede atual da Educom Verde Comunicação e Educação Ambiental. Porque 2.0? Uma brincadeira com referência a uma "versão" atualizada do que precisa ser a comunicação nas relações de hoje. Mais do que se preocupar com ferramentas, é preciso refletir sobre como nos comunicamos com os públicos que precisamos, sejam eles alunos de um professor, ou beneficiários do projeto de uma organização. A oficina abordou o campo da Educomunicação como proposta metodológica para o aprendizado por meio das relações de comunicação, seja como ferramenta, seja como processo. É pensar se