Pular para o conteúdo principal

Alunos de Campinas vão fazer cobertura educomunicativa da Semana de Meio Ambiente


Pessoal, para quem não sabe ainda, voltei a morar em Campinas (SP) e estou voluntariando no Coeduca - Coletivo Educador de Campinas. É um grupo de pessoas e instituições que trabalham com formação em educação ambiental, e há espaço para a educomunicação.

A turminha de quase 20 alunos da foto acima irá participar da cobertura educomunicativa da Semeia 2009. Eles são estudantes da Escola Estadual Dr. Telêmaco Paioli Melges, que fica no bairro San Martin, em Campinas, e têm o apoio das professoras Cassiana e Rosenilze - que fazem parte do Coeduca.

No dia 30 de maio (sábado), durante o período de 14h às 17h30, os alunos do Telêmaco e de outras escolas, além de participantes do
Coeduca, vão entender um pouco como é que se faz uma cobertura jornalística e se organizar para as atividades da semeia. Será uma oficina no Museu de História Natural do Bosque dos Jequitibás - museu, que aliás, completou 70 anos na semana passada.
Devem se preparar para conhecer oficinas de reciclagem, os circuitos educadores em diversos pontos de Campinas, e ter acesso a palestras sobre meio ambiente e a cidade.

Será um aprendizado para eles e para nós, educadores ambientais, pois o olhar desses representantes da comunidade nos ajudam a refletir sobre as ações de formação em educação ambiental.

Para os estudantes, é uma oportunidade de "botar a boca no trombone", escrevendo sobre todo esse universo de informações e vivências sobre meio ambiente, cultura e sociedade, tão rico a nós, educadores, e que nem sempre está acessível à comunidade em geral.

Acompanhem diariamente a cobertura da Semeia no blog Coeduca na Semeia que construímos especialmente para o evento.

A expectativa é experimentar um pouquinho do processo de educomunicação com esses alunos, inserindo-os em um evento de meio ambiente em que normalmente eles estariam incluídos apenas como alunos-ouvintes-passivos. Se é que estariam envolvidos, porque nem sempre as programações socioambientais e culturais estão disponíveis a todos. E a partir daí, trazer o olhar desses jovens para o nosso trabalho de educação ambiental, que não pára nunca!
Essa é a contribuição da educomunicação para a EA: trazer outros olhares além dos educadores. Senão, estaremos falando sozinhos - e não avançando para incluir a comunidade no acesso não só a informação, mas às ferramentas de inserção da temática meio ambiente em seu cotidiano, respeitando a diversidade de saberes e de estilos de vida.
A educomunicação é uma forte ferramenta de mobilização para a EA... mas é também uma oportunidade para os educadores saírem de seus discursos não-inclusivos, ou que não enxergam a realidade diferenciada de cada um.

Comentários

Anônimo disse…
Oi pessoal, gostei muito desse Blog. Parabéns pela iniciativa.
Achei também um blog em que eles publicam, na íntegra, denúncias sobre crimes ambientais pelo Brasil: http://ecovidanews.wordpress.com
Para enviar uma denúncia, ecovidanews@hotmail.com
Biosfera disse…
Campanhas como essa enriquecem a visão dos nossos alunos, o que eles vivenciam não esquecem.

Parabéns pelo texto e pela iniciativa


abração

visite-nos
Cybele Meyer disse…
Olá Débora, tudo bem?

Venho lhe convidar para participar da Blogagem Coletiva “Consumo Consciente”. Não podemos ficar inertes diante de tanta agressão ao nosso Planeta. Precisamos mudar os maus hábitos e propiciar um Planeta melhor para nossos filhos.
Aguardo a sua participação.
Link http://migre.me/4QqU Deixe sua confirmação nos comentários
Abraços
Cybele Meyer disse…
Olá Débora, tudo bem?

Venho lhe convidar para participar da Blogagem Coletiva “Consumo Consciente”. Não podemos ficar inertes diante de tanta agressão ao nosso Planeta. Precisamos mudar os maus hábitos e propiciar um Planeta melhor para nossos filhos.
Aguardo a sua participação.
Link http://migre.me/4QqU Deixe sua confirmação nos comentários
Abraços
Cybele Meyer disse…
Hoje tem vídeochat às 10h30 sobre “Consumo Consciente” veja detalhes em http://migre.me/5I5N
Está dada a largada para a Blogagem Coletiva.
Vamos fazer com que seja um sucesso!
Conto com você!
abs

Postagens mais visitadas deste blog

Download: atlas de bacia hidrográfica

O Instituto de Educação e Pesquisa Ambiental 5 Elementos , de São Paulo, "especializou-se" na publicação de materiais paradidáticos que podem ser utilizados na educação ambiental, tanto na escola quanto fora dela. São materiais feitos por e para educadores, diferente do que acontece com algumas editoras brasileiras - que nem sempre contratam pessoas com real vivência nessa área. Seu lançamento mais recente é o Atlas Socioambiental - Um Retrato da Bacia Hidrográfica dos Rios Sorocaba e Médio Tietê . Tive a oportunidade de participar da produção, editando textos dessa ferramenta que une mapas e uma leitura dos mesmos para entender a gestão e a conservação dos recursos hídricos. A publicação está disponível para download no site da 5 Elementos, junto a outros materiais produzidos pelo Instituto que, inclusive, estão com tiragem esgotada. É o caso do manual Lixo e Reciclagem , que traz temas como a história da relação do homem com seus resíduos, a classificação, coleta, transpor

Parábola da escola animal

Texto inteligente do filósofo Osho, publicado no blog Palavras de Osho . É para se pensar... "Um amigo me enviou esta linda história. Eu gostaria que você a conhecesse; ela pode ajudar. A história se intitula "A Escola Animal". Um dia os animais se reuniram na floresta e decidiram criar uma escola.Havia um coelho, um pássaro, um esquilo, um peixe e uma enguia, e eles formaram uma Diretoria. O coelho insistiu na inclusão da corrida no currículo. O pássaro insistiu na inclusão do voo no currículo. O peixe insistiu na inclusão da natação no currículo. E o esquilo disse que a subida perpendicular em árvores era absolutamente necessária ao currículo. Eles juntaram todas essas coisas e escreveram um roteiro do currículo. Então insistiram em que todos os animais aprendessem todas as matérias. O coelho, embora tirasse um "A" em corrida, teve uma enorme dificuldade em subida perpendicular em árvores. Ele sempre caía de costas. Logo ele teve um tipo de d

Comunicação 2.0: conversa e prática

Em um universo onde as redes sociais virtuais ganham cada vez mais espaço - o que nem sempre é sinônimo de diálogo e compartilhamento reais - a comunicação precisa ser pensada de maneira diferente nas organizações e coletivos que trabalham, principalmente, a mobilização social. Esse foi o mote do evento Comunicação 2.0: conversa e prática, realizado no dia 1 de março de 2018 no Impact Hub, em Manaus (AM), sede atual da Educom Verde Comunicação e Educação Ambiental. Porque 2.0? Uma brincadeira com referência a uma "versão" atualizada do que precisa ser a comunicação nas relações de hoje. Mais do que se preocupar com ferramentas, é preciso refletir sobre como nos comunicamos com os públicos que precisamos, sejam eles alunos de um professor, ou beneficiários do projeto de uma organização. A oficina abordou o campo da Educomunicação como proposta metodológica para o aprendizado por meio das relações de comunicação, seja como ferramenta, seja como processo. É pensar se