Consumo Consciente na hora das compras

2 comentários
Ainda falando sobre consumo consciente, muito boa a campanha da ong Akatu sobre a questão do desperdício de alimentos. O site especial da campanha tem números assustadores, marca registrada da ong quando se trata de conscientizar o público consumidor.

Fazendo um cálculo rápido sobre quanto eu gasto por mês em compras (200 reais), pouco mais de 66 reais vai direto para a lata do lixo... é preocupante, especialmente para quem mora sozinho e normalmente tem muito mais comida estragando em casa - pela preguiça, pelo excesso na hora das compras.

Acho que a ong falha um pouco quando insiste nos números e não informa sobre como realmente o consumidor pode mudar a postura não só individual, mas toda a cadeia de compras. Falar para usarmos cascas de alimentos na hora de cozinhar parece tão fácil... mas e no que diz respeito ao que o supermercado, o restaurante NÃO faz para diminuir o desperdício? E o fato de não darem soluções para quem, como eu, consome individualmente?

O mesmo não ocorre só com a Akatu não... muitos trabalhos de educação ambiental ainda apontam o dedo para a nossa consciência e não avançaram para as reais soluções, que são complexas, dependem de instâncias governamentais, enfim... precisamos avançar em quais instâncias podemos atuar para melhorar o planeta, e não só nos sentirmos culpados por não fazermos nada concreto, realmente, pra mudar.

2 comentários:

  • Anônimo disse...

    Boa ideia a de um blog para melhorar a qualidade de vida na terra. Achei alguns sites, que tambem ajudam. E como nessa área tudo ajuda bastante, vale a pena divulgar:
    fundoverde
    www.greenpeace.org

  • Anônimo disse...

    teste
    Achei alguns sites, que tambem ajudam. E como nessa área tudo ajuda bastante, vale a pena divulgar:
    fundoverde

 

©Copyright 2011 Educom Verde | TNB