Pular para o conteúdo principal

Consumo Consciente na hora das compras

Ainda falando sobre consumo consciente, muito boa a campanha da ong Akatu sobre a questão do desperdício de alimentos. O site especial da campanha tem números assustadores, marca registrada da ong quando se trata de conscientizar o público consumidor.

Fazendo um cálculo rápido sobre quanto eu gasto por mês em compras (200 reais), pouco mais de 66 reais vai direto para a lata do lixo... é preocupante, especialmente para quem mora sozinho e normalmente tem muito mais comida estragando em casa - pela preguiça, pelo excesso na hora das compras.

Acho que a ong falha um pouco quando insiste nos números e não informa sobre como realmente o consumidor pode mudar a postura não só individual, mas toda a cadeia de compras. Falar para usarmos cascas de alimentos na hora de cozinhar parece tão fácil... mas e no que diz respeito ao que o supermercado, o restaurante NÃO faz para diminuir o desperdício? E o fato de não darem soluções para quem, como eu, consome individualmente?

O mesmo não ocorre só com a Akatu não... muitos trabalhos de educação ambiental ainda apontam o dedo para a nossa consciência e não avançaram para as reais soluções, que são complexas, dependem de instâncias governamentais, enfim... precisamos avançar em quais instâncias podemos atuar para melhorar o planeta, e não só nos sentirmos culpados por não fazermos nada concreto, realmente, pra mudar.

Comentários

Anônimo disse…
Boa ideia a de um blog para melhorar a qualidade de vida na terra. Achei alguns sites, que tambem ajudam. E como nessa área tudo ajuda bastante, vale a pena divulgar:
fundoverde
www.greenpeace.org
Anônimo disse…
teste
Achei alguns sites, que tambem ajudam. E como nessa área tudo ajuda bastante, vale a pena divulgar:
fundoverde

Postagens mais visitadas deste blog

  Esta semana em Brasília ocorre a vigésima edição do ATL - Acampamento Terra Livre, organizado pela APIB (Articulação dos Povos Indígenas do Brasil).  É a maior mobilização indígena do país e tem uma semana de muitas atividades, incluindo marchas, sessão solene no Congresso Nacional e apresentações culturais. Em 2023 foram seis mil indígenas de 180 etnias participando. Este ano, com certeza, haverá muito mais. Reinauguro este espaço de comunicação que não escrevo há tempos para prestigiar a ATL, vou acompanhar ao vivo no dia 23 de março, diretamente de Brasília, onde estou morando, em parceria com o site Vocativo.com , do premiado jornalista Fred Santana, de Manaus.  Vou acompanhar um trechinho da marcha que eles fazem até o congresso e assistir as duas sessões. Me acompanhem lá pelo Vocativo.com! 

Quadrinhos, um jeito divertido de ensinar meio ambiente

A tirinha acima faz parte do projeto Edu HQ , mantido pelo Centro Brasileiro de Pesquisas Físicas, e mantém um acervo com centenas de quadrinhos e pequenas animações, muitas delas feitas por crianças. No item meio ambiente há 173 tirinhas como essa. Trabalhar com quadrinhos na sala de aula e no dia-a-dia é uma viagem... pois a partir da brincadeira é possível levantar vários pontos: refletir sobre o recurso de linguagem, o humor, a ironia, pesquisar o que o autor quis dizer, o que há por trás da história. Já para quem é "gente grande", quadrinhos são sempre um respiro no dia-a-dia... e também ajudam a pensar!

Encontro de educomunicação no VII Fórum de EA

Será um encontro e tanto: conseguimos juntar Ismar de Oliveira Soares (do NCE-USP ), Grácia Lopes Lima (do Instituto Gens/Cala-Boca Já Morreu ), Silvio Marchini (Escola da Amazônia), Renata Maranhão (Ministério do Meio Ambiente) e Lara Moutinho (do programa Nas Ondas do Ambiente, do Rio de Janeiro). Essa turma vai participar, entre 28 e 29 de março, do encontro paralelo de educomunicação do VII Fórum Brasileiro de Educação Ambiental , evento que ocorre de 28 a 31 de março no Centro de Convenções, em Salvador. Cada um desses vai falar um pouco sobre um aspecto da educomunicação e vamos fazer a ponte com a educação ambiental. Esperamos que quem abra o evento sejam os grupos de comunicação comunitária do Extremo Sul da Bahia, o Tanara , de Prado, e o Timoneiro , de Caravelas (a confirmar). A idéia é: no primeiro dia de manhã, trazer um panorama a partir dos palestrantes, sobre a educomunicação no Brasil; na tarde do dia 28, abrir o microfone para inscrição de experiências de ed...