Pular para o conteúdo principal

Blogueiros encontram formas carinhosas de se conhecer e assim agitar as relações sociais dentro do mundo virtual. Não sei como começou mas o Prêmio Dardos é uma dessas iniciativas - disfarçada de "concurso" dos melhores blogs, no caso educativos. E assim, forma-se uma rede...

Funciona assim: alguém indica você para receber o prêmio - agradeço à professora Thaíza, do
Quimilokos - e o indicado tem que exibir o logo acima no seu blog, linkando-o ao website de quem lhe deu a indicação. Depois, tem que escolher 15 blogs para entregar o prêmio, e avisar os escolhidos.

Então, aí vão os meus queridos companheiros de cyberativismo, coleguinhas "verdes" que propagam a educação ambiental e a comunicação. Com vocês, minhas indicações ao Prêmio Dardos:

1) Blog do
Fábio Deboni - Fonte preciosa de informações desse educador ambiental de Brasília. O engraçado é que já fui pra lá umas três vezes, em eventos da "turminha" e nunca encontrei com ele...

2)
Ecobservatório - Mantido pelo educador ambiental, jornalista e surfista João Malavolta, de Itanhaém. É atualizado quase diariamente com notícias que nem sempre saem nos jornais.

3)
Atitude Verde - Outro colega jornalista, o Iberê Tenório, que mantém posts curtos e certeiros sobre meio ambiente. Às vezes ela coloca fotos de suas viagens pela natureza (será que a última é Itatiaia?).

4)
Palavra Aberta - Da professora Gladys, lá de Joinville. Foi um primeiros blogs que vi funcionando com interatividade quase absoluta entre os alunos. Essa guerreira me mostrou que o universo virtual é ilimitado e difícil pelos excessos, mas que dá pra casar educação e internet. Não à toa, ela vive ganhando prêmios...

5)
Progresso Verde - Nosso colega gaúcho é engenheiro florestal de Santa Maria, mas mora em Rondônia e trabalha no Ibama. Sempre traz referências sobre novas tecnologias para o bem do planeta... mas o prêmio vai por uma iniciativa muito bacana que ele criou, o Super Trunfo Árvores Brasileiras. Quem tem mais de 30 sabe desse jogo de baralho... e não é que o cara inventou um com tema ecológico? Detalhe: ele libera o uso, gratuitamente, para quem quiser.

6)
Blogando nas Ondas do Rádio - Quem trabalha com educomunicação em São Paulo com certeza conhece o blog do professor Carlos. Tudo o que você precisa pra montar rádio virtual na escola, em casa ou em qualquer outro lugar, tem aqui. Com milhares de links, video-aulas e é claro, links para programas de rádio feito por crianças e adolescentes.

7)
Diário do Professor - Declev é biólogo e educador ambiental no Rio de Janeiro e mistura apaixonadas opiniões sobre o mundo com boas dicas e apresentações para quem trabalha com educação ambiental.

8)
Márcio Prado - Amigo de longa data, fotógrafo, educador ambiental, montanhista, poeta, marido da Dani e futuro papai. Poesia e fotografia de natureza são o mote de seu blog e uma pausa no dia-a-dia tumultuado.

9)
Odisséia Literária - Não sei se é blog, ou site... mas tem uma pegada de blog esse espaço virtual de crítica literária. É bem escrito (às vezes meio intelectual demais pro meu pobre e mortal gosto de jornalista), mas tem umas pegadas bem bacanas. Além de entrevistas exclusivas, como a com o escritor Daniel Galera (não sabe quem é? Clique aqui).

10)
Destemperados - Nem só de meio ambiente vive o homem... eu adoro gastronomia, adoro comer, adoro viajar e conhecer um prato diferente, mas detesto gente metida que entende tudo que é nome de vinho e prefere citar restaurantes famosos. E costumava gostar de escrever sobre comida. É por isso que indico esse blog, feito a várias mãos em Porto Alegre (saudades de POA) e, pelo jeito, com patrocínio e tudo...

11)
Seja Bem Vinho - A jornalista Cris Couto é editora da Revista Mesa mas estudou história para escrever gastronomia. Ou seja, não fica só dizendo se o prato veio quente ou se o bife estava mal passado. Chegou do México há pouco tempo - que inveja! - e fotografou todas aquelas comidas coloridas. É a típica viajante gourmet, e como coansegue ter tão magrinha?
12) Quimilokos - Não é porque a professora Thaiza me elegeu não... é porque acho bacana a frase "de químico e louco todo mundo tem um pouco", e porque o blog dela é um caos! Tudo é tão certinho na internet, é bom ver um pouco de bagunça organizada. Ela usa o blog pra se comunicar com seus alunos e outros professores, e também fala algumas vezes sobre meio ambiente... química tem tudo a ver com meio ambiente!
13) Gibiteca - Eu adoro desenho animado e história em quadrinho. E é bacana acompanhar o trabalho da professora Natania Nogueira, lá de Leopoldina (MG). Ela formou uma gibiteca e em sua escola e indica vários blogs e sites muito bacanas. Confiram!
14) Altino Machado - O jornalista é acreano, mora por lá e só assim pra gente ficar sabendo o que se passa nos rincões da Amazônia. Se cada estado tivesse um blogueiro-jornalista que escreve bem como ele e admite seus erros... conheci o Altino em um evento para jornalistas em Sampa. É um apaixonado pela floresta e por política, como quase todo bom jornalista que conheço. Como não tem papas na língua creio que arruma muitos inimigos... mas tem amigos a distância, que apóiam a tua causa!
15) Roedores de Livros - Não conheço Tino e Ana Paula, autores desse projeto lindo nos arredores de Brasília. Uma biblioteca infantil, com contadores de história, música, e esse blog lindo com sinopses de livros infantis que são como se fossem novas histórias. Vocês ainda terão um livro meu resenhado por vocês, queridos amigos virtuais!
16) Educação Ambiental em Goiás - Era pra indicar só 15, mas não poderia deixar o Wagner Oliveira fora da lista. Esse jornalista e educador ambiental "pendurou" links para várias publicações pedagógicas sobre meio ambiente, facilitando, e muito nosso trabalho.

Comentários

ihiihiihihihi!!
Valeu Débora!
^^!
E, definitivamente, Química tem tudo a ver com Meio Ambiente!
hehehe!
Inclusive estou com um Projeto pra realizar com 'meus' 3ºs anos, justamente sobre Meio Ambiente, a começar no 2ºSemestre deste ano.
.
Quanto a entrevista, é só marcar!
=D
Estou disponível no que precisar e eu puder lhe ser útil!
[]'s

Postagens mais visitadas deste blog

Download: atlas de bacia hidrográfica

O Instituto de Educação e Pesquisa Ambiental 5 Elementos , de São Paulo, "especializou-se" na publicação de materiais paradidáticos que podem ser utilizados na educação ambiental, tanto na escola quanto fora dela. São materiais feitos por e para educadores, diferente do que acontece com algumas editoras brasileiras - que nem sempre contratam pessoas com real vivência nessa área. Seu lançamento mais recente é o Atlas Socioambiental - Um Retrato da Bacia Hidrográfica dos Rios Sorocaba e Médio Tietê . Tive a oportunidade de participar da produção, editando textos dessa ferramenta que une mapas e uma leitura dos mesmos para entender a gestão e a conservação dos recursos hídricos. A publicação está disponível para download no site da 5 Elementos, junto a outros materiais produzidos pelo Instituto que, inclusive, estão com tiragem esgotada. É o caso do manual Lixo e Reciclagem , que traz temas como a história da relação do homem com seus resíduos, a classificação, coleta, transpor

Parábola da escola animal

Texto inteligente do filósofo Osho, publicado no blog Palavras de Osho . É para se pensar... "Um amigo me enviou esta linda história. Eu gostaria que você a conhecesse; ela pode ajudar. A história se intitula "A Escola Animal". Um dia os animais se reuniram na floresta e decidiram criar uma escola.Havia um coelho, um pássaro, um esquilo, um peixe e uma enguia, e eles formaram uma Diretoria. O coelho insistiu na inclusão da corrida no currículo. O pássaro insistiu na inclusão do voo no currículo. O peixe insistiu na inclusão da natação no currículo. E o esquilo disse que a subida perpendicular em árvores era absolutamente necessária ao currículo. Eles juntaram todas essas coisas e escreveram um roteiro do currículo. Então insistiram em que todos os animais aprendessem todas as matérias. O coelho, embora tirasse um "A" em corrida, teve uma enorme dificuldade em subida perpendicular em árvores. Ele sempre caía de costas. Logo ele teve um tipo de d

Comunicação 2.0: conversa e prática

Em um universo onde as redes sociais virtuais ganham cada vez mais espaço - o que nem sempre é sinônimo de diálogo e compartilhamento reais - a comunicação precisa ser pensada de maneira diferente nas organizações e coletivos que trabalham, principalmente, a mobilização social. Esse foi o mote do evento Comunicação 2.0: conversa e prática, realizado no dia 1 de março de 2018 no Impact Hub, em Manaus (AM), sede atual da Educom Verde Comunicação e Educação Ambiental. Porque 2.0? Uma brincadeira com referência a uma "versão" atualizada do que precisa ser a comunicação nas relações de hoje. Mais do que se preocupar com ferramentas, é preciso refletir sobre como nos comunicamos com os públicos que precisamos, sejam eles alunos de um professor, ou beneficiários do projeto de uma organização. A oficina abordou o campo da Educomunicação como proposta metodológica para o aprendizado por meio das relações de comunicação, seja como ferramenta, seja como processo. É pensar se