Pular para o conteúdo principal

Blogueiros encontram formas carinhosas de se conhecer e assim agitar as relações sociais dentro do mundo virtual. Não sei como começou mas o Prêmio Dardos é uma dessas iniciativas - disfarçada de "concurso" dos melhores blogs, no caso educativos. E assim, forma-se uma rede...

Funciona assim: alguém indica você para receber o prêmio - agradeço à professora Thaíza, do
Quimilokos - e o indicado tem que exibir o logo acima no seu blog, linkando-o ao website de quem lhe deu a indicação. Depois, tem que escolher 15 blogs para entregar o prêmio, e avisar os escolhidos.

Então, aí vão os meus queridos companheiros de cyberativismo, coleguinhas "verdes" que propagam a educação ambiental e a comunicação. Com vocês, minhas indicações ao Prêmio Dardos:

1) Blog do
Fábio Deboni - Fonte preciosa de informações desse educador ambiental de Brasília. O engraçado é que já fui pra lá umas três vezes, em eventos da "turminha" e nunca encontrei com ele...

2)
Ecobservatório - Mantido pelo educador ambiental, jornalista e surfista João Malavolta, de Itanhaém. É atualizado quase diariamente com notícias que nem sempre saem nos jornais.

3)
Atitude Verde - Outro colega jornalista, o Iberê Tenório, que mantém posts curtos e certeiros sobre meio ambiente. Às vezes ela coloca fotos de suas viagens pela natureza (será que a última é Itatiaia?).

4)
Palavra Aberta - Da professora Gladys, lá de Joinville. Foi um primeiros blogs que vi funcionando com interatividade quase absoluta entre os alunos. Essa guerreira me mostrou que o universo virtual é ilimitado e difícil pelos excessos, mas que dá pra casar educação e internet. Não à toa, ela vive ganhando prêmios...

5)
Progresso Verde - Nosso colega gaúcho é engenheiro florestal de Santa Maria, mas mora em Rondônia e trabalha no Ibama. Sempre traz referências sobre novas tecnologias para o bem do planeta... mas o prêmio vai por uma iniciativa muito bacana que ele criou, o Super Trunfo Árvores Brasileiras. Quem tem mais de 30 sabe desse jogo de baralho... e não é que o cara inventou um com tema ecológico? Detalhe: ele libera o uso, gratuitamente, para quem quiser.

6)
Blogando nas Ondas do Rádio - Quem trabalha com educomunicação em São Paulo com certeza conhece o blog do professor Carlos. Tudo o que você precisa pra montar rádio virtual na escola, em casa ou em qualquer outro lugar, tem aqui. Com milhares de links, video-aulas e é claro, links para programas de rádio feito por crianças e adolescentes.

7)
Diário do Professor - Declev é biólogo e educador ambiental no Rio de Janeiro e mistura apaixonadas opiniões sobre o mundo com boas dicas e apresentações para quem trabalha com educação ambiental.

8)
Márcio Prado - Amigo de longa data, fotógrafo, educador ambiental, montanhista, poeta, marido da Dani e futuro papai. Poesia e fotografia de natureza são o mote de seu blog e uma pausa no dia-a-dia tumultuado.

9)
Odisséia Literária - Não sei se é blog, ou site... mas tem uma pegada de blog esse espaço virtual de crítica literária. É bem escrito (às vezes meio intelectual demais pro meu pobre e mortal gosto de jornalista), mas tem umas pegadas bem bacanas. Além de entrevistas exclusivas, como a com o escritor Daniel Galera (não sabe quem é? Clique aqui).

10)
Destemperados - Nem só de meio ambiente vive o homem... eu adoro gastronomia, adoro comer, adoro viajar e conhecer um prato diferente, mas detesto gente metida que entende tudo que é nome de vinho e prefere citar restaurantes famosos. E costumava gostar de escrever sobre comida. É por isso que indico esse blog, feito a várias mãos em Porto Alegre (saudades de POA) e, pelo jeito, com patrocínio e tudo...

11)
Seja Bem Vinho - A jornalista Cris Couto é editora da Revista Mesa mas estudou história para escrever gastronomia. Ou seja, não fica só dizendo se o prato veio quente ou se o bife estava mal passado. Chegou do México há pouco tempo - que inveja! - e fotografou todas aquelas comidas coloridas. É a típica viajante gourmet, e como coansegue ter tão magrinha?
12) Quimilokos - Não é porque a professora Thaiza me elegeu não... é porque acho bacana a frase "de químico e louco todo mundo tem um pouco", e porque o blog dela é um caos! Tudo é tão certinho na internet, é bom ver um pouco de bagunça organizada. Ela usa o blog pra se comunicar com seus alunos e outros professores, e também fala algumas vezes sobre meio ambiente... química tem tudo a ver com meio ambiente!
13) Gibiteca - Eu adoro desenho animado e história em quadrinho. E é bacana acompanhar o trabalho da professora Natania Nogueira, lá de Leopoldina (MG). Ela formou uma gibiteca e em sua escola e indica vários blogs e sites muito bacanas. Confiram!
14) Altino Machado - O jornalista é acreano, mora por lá e só assim pra gente ficar sabendo o que se passa nos rincões da Amazônia. Se cada estado tivesse um blogueiro-jornalista que escreve bem como ele e admite seus erros... conheci o Altino em um evento para jornalistas em Sampa. É um apaixonado pela floresta e por política, como quase todo bom jornalista que conheço. Como não tem papas na língua creio que arruma muitos inimigos... mas tem amigos a distância, que apóiam a tua causa!
15) Roedores de Livros - Não conheço Tino e Ana Paula, autores desse projeto lindo nos arredores de Brasília. Uma biblioteca infantil, com contadores de história, música, e esse blog lindo com sinopses de livros infantis que são como se fossem novas histórias. Vocês ainda terão um livro meu resenhado por vocês, queridos amigos virtuais!
16) Educação Ambiental em Goiás - Era pra indicar só 15, mas não poderia deixar o Wagner Oliveira fora da lista. Esse jornalista e educador ambiental "pendurou" links para várias publicações pedagógicas sobre meio ambiente, facilitando, e muito nosso trabalho.

Comentários

ihiihiihihihi!!
Valeu Débora!
^^!
E, definitivamente, Química tem tudo a ver com Meio Ambiente!
hehehe!
Inclusive estou com um Projeto pra realizar com 'meus' 3ºs anos, justamente sobre Meio Ambiente, a começar no 2ºSemestre deste ano.
.
Quanto a entrevista, é só marcar!
=D
Estou disponível no que precisar e eu puder lhe ser útil!
[]'s

Postagens mais visitadas deste blog

Experiência na escola: música para ensinar

Encontrei esta semana uma das formas verdadeiramente sutis e poéticas de ensinar conteúdos em sala de aula, associando o aprendizado de história à reflexão sobre o meio ambiente. Apaixonada por MPB, a professora Marli Oliveira de Carvalho utiliza músicas em suas aulas de histórias junto a alunos de quinta a oitava séries da Escola Municipal Tenente José Maria Pinto Duarte, na zona Oeste de São Paulo. Primeiro, a professora trabalha o conteúdo de cada ano junto dos livros. Depois é que entram as músicas, que ela seleciona de acordo com o tema que deseja chamar a atenção. Não há necessidade de ser extremamente objetivo; a idéia é que as crianças associem algo da música ao que aprenderam anteriormente nos livros. O importante é que a canção dê um significado extra ao aprendizado. E de quebra, as crianças ainda têm acesso a nossa riqueza cultural presente na MPB. Marli pensa muitos anos-luz a frente e não se contenta em apenas fazer associações entre o aprendizado básico de história. Quer ...

Será que o brasileiro não sabe onde fica o Brasil?

Saiu na revista Veja há duas semanas, mas só agora consegui digerir a reportagem E a Gente Ainda Goza dos Americanos – que não deixo link, porque a revista só abre o conteúdo para seus leitores. E não sei se fiquei mais indignada com as informações da matéria ou se com o repórter que a escreveu, pixando (mais uma vez) o esforço de educadores em melhorar o nível de conhecimento de nossos alunos. A matéria baseou-se em uma publicação da multinacional Ipsos , um dos tantos institutos especializados em pesquisas sobre os mais diversos temas. Mil pessoas foram abordadas em setenta municípios das nove regiões metropolitanas brasileiras, e a abordagem consistia em abrir um mapa-mundi na frente desses entrevistados com perguntas do tipo “você sabe onde fica o Brasil? A África? Os EUA?”. A conclusão da pesquisa (transcrita da matéria, desse jeito mesmo): “50% dos brasileiros não sabem localizar o país no mapa”. E entre tantas abobrinhas que os entrevistados apontaram, não sabem onde fica o no...

Educação ambiental em Nova Escola

Qual o papel da educação ambiental na educação formal? O que professores de escolas públicas estão fazendo para formar cidadãos conscientes, introduzir a metodologia do conhecimento científico e estimular tanto alunos, quanto educadores, para a reflexão e o respeito à humanidade e o planeta? Essas foram algumas das perguntas que propus para a produção da reportagem Em Defesa do Planeta , capa da revista Nova Escola de maio, que está disponível on line (clique no título desse post para ler). Não foi fácil. Primeiro, os especialistas entrevistados (e a literatura disponível) falaram muito nos erros que as escolas cometem. Falta conhecimento, transdisciplinaridade, projetos duráveis, envolvimento da comunidade... e aí, como fazer para superar esses problemas? A resposta não estava nos livros, mas em cinco experiências que encontrei pelo Brasil - São Paulo, Balneário Camboriú (SC), Benevides (PA), São Sebastião (SP) e Salvador (BA). Em comum, a garra de professores e diretores que buscar...