Pular para o conteúdo principal

Blogueiros encontram formas carinhosas de se conhecer e assim agitar as relações sociais dentro do mundo virtual. Não sei como começou mas o Prêmio Dardos é uma dessas iniciativas - disfarçada de "concurso" dos melhores blogs, no caso educativos. E assim, forma-se uma rede...

Funciona assim: alguém indica você para receber o prêmio - agradeço à professora Thaíza, do
Quimilokos - e o indicado tem que exibir o logo acima no seu blog, linkando-o ao website de quem lhe deu a indicação. Depois, tem que escolher 15 blogs para entregar o prêmio, e avisar os escolhidos.

Então, aí vão os meus queridos companheiros de cyberativismo, coleguinhas "verdes" que propagam a educação ambiental e a comunicação. Com vocês, minhas indicações ao Prêmio Dardos:

1) Blog do
Fábio Deboni - Fonte preciosa de informações desse educador ambiental de Brasília. O engraçado é que já fui pra lá umas três vezes, em eventos da "turminha" e nunca encontrei com ele...

2)
Ecobservatório - Mantido pelo educador ambiental, jornalista e surfista João Malavolta, de Itanhaém. É atualizado quase diariamente com notícias que nem sempre saem nos jornais.

3)
Atitude Verde - Outro colega jornalista, o Iberê Tenório, que mantém posts curtos e certeiros sobre meio ambiente. Às vezes ela coloca fotos de suas viagens pela natureza (será que a última é Itatiaia?).

4)
Palavra Aberta - Da professora Gladys, lá de Joinville. Foi um primeiros blogs que vi funcionando com interatividade quase absoluta entre os alunos. Essa guerreira me mostrou que o universo virtual é ilimitado e difícil pelos excessos, mas que dá pra casar educação e internet. Não à toa, ela vive ganhando prêmios...

5)
Progresso Verde - Nosso colega gaúcho é engenheiro florestal de Santa Maria, mas mora em Rondônia e trabalha no Ibama. Sempre traz referências sobre novas tecnologias para o bem do planeta... mas o prêmio vai por uma iniciativa muito bacana que ele criou, o Super Trunfo Árvores Brasileiras. Quem tem mais de 30 sabe desse jogo de baralho... e não é que o cara inventou um com tema ecológico? Detalhe: ele libera o uso, gratuitamente, para quem quiser.

6)
Blogando nas Ondas do Rádio - Quem trabalha com educomunicação em São Paulo com certeza conhece o blog do professor Carlos. Tudo o que você precisa pra montar rádio virtual na escola, em casa ou em qualquer outro lugar, tem aqui. Com milhares de links, video-aulas e é claro, links para programas de rádio feito por crianças e adolescentes.

7)
Diário do Professor - Declev é biólogo e educador ambiental no Rio de Janeiro e mistura apaixonadas opiniões sobre o mundo com boas dicas e apresentações para quem trabalha com educação ambiental.

8)
Márcio Prado - Amigo de longa data, fotógrafo, educador ambiental, montanhista, poeta, marido da Dani e futuro papai. Poesia e fotografia de natureza são o mote de seu blog e uma pausa no dia-a-dia tumultuado.

9)
Odisséia Literária - Não sei se é blog, ou site... mas tem uma pegada de blog esse espaço virtual de crítica literária. É bem escrito (às vezes meio intelectual demais pro meu pobre e mortal gosto de jornalista), mas tem umas pegadas bem bacanas. Além de entrevistas exclusivas, como a com o escritor Daniel Galera (não sabe quem é? Clique aqui).

10)
Destemperados - Nem só de meio ambiente vive o homem... eu adoro gastronomia, adoro comer, adoro viajar e conhecer um prato diferente, mas detesto gente metida que entende tudo que é nome de vinho e prefere citar restaurantes famosos. E costumava gostar de escrever sobre comida. É por isso que indico esse blog, feito a várias mãos em Porto Alegre (saudades de POA) e, pelo jeito, com patrocínio e tudo...

11)
Seja Bem Vinho - A jornalista Cris Couto é editora da Revista Mesa mas estudou história para escrever gastronomia. Ou seja, não fica só dizendo se o prato veio quente ou se o bife estava mal passado. Chegou do México há pouco tempo - que inveja! - e fotografou todas aquelas comidas coloridas. É a típica viajante gourmet, e como coansegue ter tão magrinha?
12) Quimilokos - Não é porque a professora Thaiza me elegeu não... é porque acho bacana a frase "de químico e louco todo mundo tem um pouco", e porque o blog dela é um caos! Tudo é tão certinho na internet, é bom ver um pouco de bagunça organizada. Ela usa o blog pra se comunicar com seus alunos e outros professores, e também fala algumas vezes sobre meio ambiente... química tem tudo a ver com meio ambiente!
13) Gibiteca - Eu adoro desenho animado e história em quadrinho. E é bacana acompanhar o trabalho da professora Natania Nogueira, lá de Leopoldina (MG). Ela formou uma gibiteca e em sua escola e indica vários blogs e sites muito bacanas. Confiram!
14) Altino Machado - O jornalista é acreano, mora por lá e só assim pra gente ficar sabendo o que se passa nos rincões da Amazônia. Se cada estado tivesse um blogueiro-jornalista que escreve bem como ele e admite seus erros... conheci o Altino em um evento para jornalistas em Sampa. É um apaixonado pela floresta e por política, como quase todo bom jornalista que conheço. Como não tem papas na língua creio que arruma muitos inimigos... mas tem amigos a distância, que apóiam a tua causa!
15) Roedores de Livros - Não conheço Tino e Ana Paula, autores desse projeto lindo nos arredores de Brasília. Uma biblioteca infantil, com contadores de história, música, e esse blog lindo com sinopses de livros infantis que são como se fossem novas histórias. Vocês ainda terão um livro meu resenhado por vocês, queridos amigos virtuais!
16) Educação Ambiental em Goiás - Era pra indicar só 15, mas não poderia deixar o Wagner Oliveira fora da lista. Esse jornalista e educador ambiental "pendurou" links para várias publicações pedagógicas sobre meio ambiente, facilitando, e muito nosso trabalho.

Comentários

Profª Thaiza disse…
ihiihiihihihi!!
Valeu Débora!
^^!
E, definitivamente, Química tem tudo a ver com Meio Ambiente!
hehehe!
Inclusive estou com um Projeto pra realizar com 'meus' 3ºs anos, justamente sobre Meio Ambiente, a começar no 2ºSemestre deste ano.
.
Quanto a entrevista, é só marcar!
=D
Estou disponível no que precisar e eu puder lhe ser útil!
[]'s

Postagens mais visitadas deste blog

Desenhos animados ajudam a trabalhar a educação ambiental

Educomunicação é também fazer a leitura crítica da mídia. E tirar dela reflexões para o dia-a-dia, construindo e aumentando o repertório, também, nos eixos temáticos da educação ambiental. A excelente reportagem Faz-de-Conta de Verdade, publicada na revista Página 22, convida a pensar sobre a abordagem ambiental dos desenhos animados, do clássico Bambi a Bee Movie (a abelha inteligente da foto).

Entre os entrevistados da matéria, uma professora da Eastern Illinois University, Robin Murray, as temáticas ligadas à natureza que aparecem em diversos desenhos são, claro, reflexo de nossa cultura atual, onde a problemática ambiental não sai da mídia. Se passam mensagens positivas e fazem efeito sobre a audiência – a garotada e os adultos, que às vezes gostam mais dos desenhos do que as próprias crianças – há controvérsias. Mas muitos educadores acham positivo provocar uma discussão sobre meio ambiente, especialmente com os pequenos, a partir da audição de um desenho animado na escola.

Como o…

Para falar de meio ambiente com as crianças

Despertar o prazer pela leitura e, ao mesmo tempo, passar uma mensagem positiva sobre a natureza, também com prazer. Isso é possível? Para o músico Tino Freitas, do projeto Roedores de Livros, com certeza...

Escrevi sobre o trabalho voluntário do Tino e mais seis "roedores de livros" em Ceilândia (DF) para um especial de leitura da revista Nova Escola. Postei aqui no blog um pouco sobre seu trabalho de contar histórias, ensinar música e arte... e pedi a eles dicas de leitura que tenham a ver com meio ambiente. Olha só o que o Tino nos mandou:
"Dia desses recebemos o convite da Débora Menezes, que cuida com muito carinho do blog Educom Verde, para escrevermos sobre Literatura Infantil, convidando os educadores ambientais a promover a educação ambiental por meio da leitura. Vale à pena explicar que o nosso projeto, o Roedores de Livros, oferece a um grupo de crianças no entorno de Brasília o contato com os livros. Acreditamos que o contato com a Literatura Infantil é uma i…

Educação Ambiental e Comunicação em UCs: tema de dissertação

No dia 21 de agosto de 2015, finalmente apresentei minha dissertação de mestrado "Comunicação e Mobilização na Gestão Participativa de Unidades de Conservação: o Caso da APA da Serra da Mantiqueira", junto ao Laboratório de Jornalismo Avançado da Universidade Estadual de Campinas (Labjor-Unicamp). Tendo o professor Ismar Soares, do Núcleo de Comunicação e Educação da Universidade de São Paulo (NCE-USP) em minha banca, fiquei bastante feliz com suas palavras indicando que "a Educomunicação passa a contar, a partir desta pesquisa, com um importante suporte bibliográfico para entender a área da gestão comunicativa".

A pesquisa foi orientada pela professora Maria das Graças Conde Caldas, jornalista das antigas que também se debruça sobre a relação entre os campos da Educação e da Comunicação. Inquieta com minhas práticas profissionais de Educomunicação, onde muitas vezes vi essa área resumir-se a metodologias e ferramentas midiáticas de suporte para cursos de Educação…