Pular para o conteúdo principal

Fotonovela, ação no litoral: isso é educomunicação!


“A gente precisa falar. Se ninguém ouve, a gente se cala”
(Eliete Maria dos Santos Fernandes, moradora de Caraguatatuba e participante de oficinas de educomunicação do
Instituto Supereco)

É dia de sol na Praia das Palmeiras, em Caraguatatuba, litoral norte de São Paulo. Uma família movimenta-se na areia, enquanto a matriarca joga uma fralda suja no chão. A imagem é comum em nossas praias, mas nesse caso, não é real. Trata-se da uma cena de uma fotonovela, uma espécie de história em quadrinhos fotografada, cujo roteiro foi criado por um grupo de cidadãos preocupados com as questões socioambientais. Um grupo de participantes de oficinas de educomunicação, que está construindo blogs, programas de rádio e até mesmo essa divertida novela fotográfica.

A história de uma família que não se preocupa com o destino de seu lixo na praia é divertida, assim como foi o processo de fazê-la. O grupo pensou o roteiro coletivamente e improvisou cenários com criatividade no dia das fotos. Mas não foi apenas no processo de produção dessa mídia que a turma, com donas de casa e aposentados, se envolveu. Eles também ajudaram a construir uma ação pontual de educação ambiental, onde cópias da fotonovela devem ser distribuídas para turistas pelo mesmo grupo, junto com outros voluntários.

É uma ação pequena, com duração de apenas uma tarde. Mas planejar, criar, produzir e mobilizar em torno dessa fotonovela foi muito mais que dar voz a pessoas da comunidade, preocupadas com o destino do lixo em suas praias. A oportunidade do trabalho coletivo, da conexão entre cidadãos com interesses comuns, e do pensar sobre “o que fazer para melhorar o meu pedaço”, foi o que mais marcou esse processo.

Para que serve um jornal? Um programa de rádio, ou até mesmo uma novela?
A mídia tem lá os seus papéis de educar e mobilizar socialmente. Mas quando a comunidade se apropria dos meios de comunicação para ouvir e ser ouvida a sua maneira, o processo educativo ganha mais força e contribui ainda mais para que a comunidade se apodere das ferramentas para interferir no desenvolvimento local.

Educomunicação é produzir jornal, blog, abrir um novo universo de habilidades a pessoas que muitas vezes não tiveram ou não têm a oportunidade de se expôr em seu dia-a-dia. Mas é mais do que isso. É trazer à tona ou aumentar a capacidade das pessoas em interferir de forma positiva no cotidiano de suas cidades, ajudando-as a acreditar que é possível transformar para melhor o meio em que vivem, sim. Por meio das ferramentas disponíveis em um trabalho educomunicativo, que avançam da produção midiática para o desenvolvimento das habilidades de planejamento, de mobilização e formação de redes e – o melhor de tudo – de ação.

A interface entre educação e comunicação pode trazer uma visão positiva sobre o ensino-aprendizagem nas questões socioambientais, a fim de conseguir sensibilizar, conscientizar, mobilizar, enfim, envolver mais pessoas preocupadas com o meio ambiente, a qualidade de vida, o respeito às diferenças, a valorização da cultura. A comunicação deixa de ser aqui, uma via de mão única, um instrumento em poder de jornalistas e comunicadores; ganha outra dimensão e potencializa sua ação transformadora.

Quando os participantes de um processo de construção educomunicativa como a da fotonovela se engajam na produção, se expõem, ganham voz e aprendem de uma forma diferenciada sobre as questões, no caso socioambientais, pois estão no papel de buscar, entender e refletir sobre a informação, antes de transmiti-las ao público dentro das mídias que irão apresentar. E construindo conteúdos e mídias coletivamente, aprendem o diálogo, a troca de saberes e a força do trabalho coletivo.

Nesse processo, os educandos transformam-se, eles próprios, em educadores ambientais e atores sociais ativos dentro de seus espaços. E as palavras citadas no início desse texto resumem o porque da educomunicação contribuir tanto para o desenvolvimento comunitário: o quanto é importante que a comunidade não seja apenas receptora de mensagens sobre meio ambiente e sociedade, mas que se manifeste sobre o que acha, o que não entende sobre esses temas e o que deseja – e a partir daí, seja mais um elo participativo na busca pela melhor qualidade de vida.

Comentários

Maria Rita disse…
Olá! Sou educadora da rede estive nas praias de Caraguatatuba nestas férias/2009, editei um vídeo de fotos do lixo deixado na areia da praia com a proposta de divulgar para o maior número de pessoas e entidades governamentais ou não, na tentativa que consciências sejam mobilizadas para ações mais efetivas no que tange as questões do cuidado para com o meio ambiente > Adorei a iniciativa deste blog > deixo aqui o link do vídeo para sua apreciação e peço que contribua na divulgação desta idéia e do vídeo > http://www.youtube.com/watch?v=FJguqknZ7Ec
Anônimo disse…
Oi Débora!
Adorei o post! Você viu? Há mais gente abraçando a idéia, que maravilha! Bjs,

Postagens mais visitadas deste blog

Download: atlas de bacia hidrográfica

O Instituto de Educação e Pesquisa Ambiental 5 Elementos , de São Paulo, "especializou-se" na publicação de materiais paradidáticos que podem ser utilizados na educação ambiental, tanto na escola quanto fora dela. São materiais feitos por e para educadores, diferente do que acontece com algumas editoras brasileiras - que nem sempre contratam pessoas com real vivência nessa área. Seu lançamento mais recente é o Atlas Socioambiental - Um Retrato da Bacia Hidrográfica dos Rios Sorocaba e Médio Tietê . Tive a oportunidade de participar da produção, editando textos dessa ferramenta que une mapas e uma leitura dos mesmos para entender a gestão e a conservação dos recursos hídricos. A publicação está disponível para download no site da 5 Elementos, junto a outros materiais produzidos pelo Instituto que, inclusive, estão com tiragem esgotada. É o caso do manual Lixo e Reciclagem , que traz temas como a história da relação do homem com seus resíduos, a classificação, coleta, transpor

Parábola da escola animal

Texto inteligente do filósofo Osho, publicado no blog Palavras de Osho . É para se pensar... "Um amigo me enviou esta linda história. Eu gostaria que você a conhecesse; ela pode ajudar. A história se intitula "A Escola Animal". Um dia os animais se reuniram na floresta e decidiram criar uma escola.Havia um coelho, um pássaro, um esquilo, um peixe e uma enguia, e eles formaram uma Diretoria. O coelho insistiu na inclusão da corrida no currículo. O pássaro insistiu na inclusão do voo no currículo. O peixe insistiu na inclusão da natação no currículo. E o esquilo disse que a subida perpendicular em árvores era absolutamente necessária ao currículo. Eles juntaram todas essas coisas e escreveram um roteiro do currículo. Então insistiram em que todos os animais aprendessem todas as matérias. O coelho, embora tirasse um "A" em corrida, teve uma enorme dificuldade em subida perpendicular em árvores. Ele sempre caía de costas. Logo ele teve um tipo de d

Comunicação 2.0: conversa e prática

Em um universo onde as redes sociais virtuais ganham cada vez mais espaço - o que nem sempre é sinônimo de diálogo e compartilhamento reais - a comunicação precisa ser pensada de maneira diferente nas organizações e coletivos que trabalham, principalmente, a mobilização social. Esse foi o mote do evento Comunicação 2.0: conversa e prática, realizado no dia 1 de março de 2018 no Impact Hub, em Manaus (AM), sede atual da Educom Verde Comunicação e Educação Ambiental. Porque 2.0? Uma brincadeira com referência a uma "versão" atualizada do que precisa ser a comunicação nas relações de hoje. Mais do que se preocupar com ferramentas, é preciso refletir sobre como nos comunicamos com os públicos que precisamos, sejam eles alunos de um professor, ou beneficiários do projeto de uma organização. A oficina abordou o campo da Educomunicação como proposta metodológica para o aprendizado por meio das relações de comunicação, seja como ferramenta, seja como processo. É pensar se