Pular para o conteúdo principal

Direto do Ecoadventur, em Caraguatatuba (SP)

O Ecoadventur é um evento que mistura feira de artesanato, esportes de aventura e educação ambiental e está sendo realizado em Caraguatatuba. A Supereco é uma ong que atua com educação ambiental e programas de geração de renda no mesmo município – especialmente o projeto Água de Beber, de Comer, de Usar e Conservar... Ciclos Contínuos, e está com um estande no evento. E Laura, a menina da foto, o que tem a ver com tudo isso?

Laura Amaral Silva, 14 anos, veio para o Ecoadventure com a mãe, artesã que está expondo seus trabalhos na feira. E gosta muito de escrever. Para saber um pouso sobre o que os visitantes e participantes estão achando do evento, ela entrevistou pessoas e escreveu um texto para o Educom Verde. Achei bacana incluir o que ela escreveu sobre si mesma antes de colocar o que conversou com as pessoas.


Num, digamos, “exercício de educomunicação”, faz parte a liberdade de expressão que não existe nos veículos de mídia convencional. “Não quero ser jornalista quando crescer, quero ser professora de português. Mas acho legal fazer entrevistas, em minha escola fizemos um trabalho sobre o rio Juqueriquerê e gostei muito”, lembra a estudante.

Confira o que ela escreveu:

“Meu nome é Laura. Moro em Caraguatatuba com meus pois e tenho três irmãos, um dele é meu irmão gêmeo. Sou uma menina que adora escrever, mas não gosto muito de ler, gosto de sair. Tenho bastante amizades, prefiro ter mais amizades com meninos porque eles me entendem melhor. E outra coisa que eu amo fazer é dançar...

O bairro que eu moro é o Barranco Alto, próximo do Rio Juqueriquerê, participei de um projeto que é “Rio Juqueriquerê – O Rio Pede Socorro”... o rio precisa muito da ajuda das pessoasm antigamente era limpo e as pessoas nadavam, lavavam roupa... bom, obrigada pela atenção, espero que gostem das entrevistas.

O que as pessoas que eu conversei acharam do Ecoadventure:

Antonia Rosirene Maciel, artesã de Caraguatatuba
O que você achou do evento?
Esto achando interessante, espero que tenha todo ano. Deveria ser mais divulgado e mais explicado, porque eu não entendi muito bem do que se trata.

Bruno Felipe Cruz, socorrista de Caraguatatuba
O que você achou do evento?
Achei o evento legal, é uma forma das pessoas mostrarem o que fazem. Acho que deveria ter sido divulgado melhor.

Robson de Souza, produtor de eventos e surfista, São Sebastião
O que você achou do evento?
Cada ano que passa fica melhor. Vim para divulgar meu projeto
Surfe Especial, na Praia de Baleia, em São Sebastião. Ensino surfe para portadores de necessidades especiais, como eu (ele anda em cadeira de rodas) e aqui nesse evento estou dando meu recado sobre como é bom praticar esportes na natureza.

Comentários

๑. thaa =) disse…
Oláá!!
Tudo bem?
Estou muito querendo saber sobre Ecologia, em relação a profissão. Estava pesquisando e parece que quem trabalha nessa área é ecólogo né?
então, gosto muito de estudar sobre isso, e gostaria de algumas informações sobre profissões relacionadas a isso e como você fez educação ambiental, achei que seria uma boa perguntar.
Obrigada

Postagens mais visitadas deste blog

Download: atlas de bacia hidrográfica

O Instituto de Educação e Pesquisa Ambiental 5 Elementos , de São Paulo, "especializou-se" na publicação de materiais paradidáticos que podem ser utilizados na educação ambiental, tanto na escola quanto fora dela. São materiais feitos por e para educadores, diferente do que acontece com algumas editoras brasileiras - que nem sempre contratam pessoas com real vivência nessa área. Seu lançamento mais recente é o Atlas Socioambiental - Um Retrato da Bacia Hidrográfica dos Rios Sorocaba e Médio Tietê . Tive a oportunidade de participar da produção, editando textos dessa ferramenta que une mapas e uma leitura dos mesmos para entender a gestão e a conservação dos recursos hídricos. A publicação está disponível para download no site da 5 Elementos, junto a outros materiais produzidos pelo Instituto que, inclusive, estão com tiragem esgotada. É o caso do manual Lixo e Reciclagem , que traz temas como a história da relação do homem com seus resíduos, a classificação, coleta, transpor

Parábola da escola animal

Texto inteligente do filósofo Osho, publicado no blog Palavras de Osho . É para se pensar... "Um amigo me enviou esta linda história. Eu gostaria que você a conhecesse; ela pode ajudar. A história se intitula "A Escola Animal". Um dia os animais se reuniram na floresta e decidiram criar uma escola.Havia um coelho, um pássaro, um esquilo, um peixe e uma enguia, e eles formaram uma Diretoria. O coelho insistiu na inclusão da corrida no currículo. O pássaro insistiu na inclusão do voo no currículo. O peixe insistiu na inclusão da natação no currículo. E o esquilo disse que a subida perpendicular em árvores era absolutamente necessária ao currículo. Eles juntaram todas essas coisas e escreveram um roteiro do currículo. Então insistiram em que todos os animais aprendessem todas as matérias. O coelho, embora tirasse um "A" em corrida, teve uma enorme dificuldade em subida perpendicular em árvores. Ele sempre caía de costas. Logo ele teve um tipo de d

Comunicação 2.0: conversa e prática

Em um universo onde as redes sociais virtuais ganham cada vez mais espaço - o que nem sempre é sinônimo de diálogo e compartilhamento reais - a comunicação precisa ser pensada de maneira diferente nas organizações e coletivos que trabalham, principalmente, a mobilização social. Esse foi o mote do evento Comunicação 2.0: conversa e prática, realizado no dia 1 de março de 2018 no Impact Hub, em Manaus (AM), sede atual da Educom Verde Comunicação e Educação Ambiental. Porque 2.0? Uma brincadeira com referência a uma "versão" atualizada do que precisa ser a comunicação nas relações de hoje. Mais do que se preocupar com ferramentas, é preciso refletir sobre como nos comunicamos com os públicos que precisamos, sejam eles alunos de um professor, ou beneficiários do projeto de uma organização. A oficina abordou o campo da Educomunicação como proposta metodológica para o aprendizado por meio das relações de comunicação, seja como ferramenta, seja como processo. É pensar se