Pular para o conteúdo principal

Escola faz exposição de projeto ambiental num shopping

A professora Josete Zimmer, da EMEF Teófilo Benedito Ottoni, em São Paulo, tem um projeto lindo envolvendo internet e educação ambiental que já foi divulgado várias vezes no Educom Verde e tema de uma reportagem de capa da revista Nova Escola. A foto ao lado é das crianças e professores dessa escola, em uma trilha na mata - que fica dentro da capital paulistana e pertinho de uma movimentada rodovia, a Raposo Tavares.

Seu projeto se chama Teófilo Educ@ na Mata, e está orientando alunos para divulgar a criação de um parque ecológico na zona Oeste paulistana, ampliando uma discussão sobre preservação da Mata Atlântica, com seus alunos, educadores e outros nos blogs Teófilo Preserva Mata e Teófilo Educa.

Para quem não leu o post sobre o tema, a EMEF Teófilo agitou os alunos a se mobilizarem para a criação de um parque, numa área verde que seria derrubada. Fizeram passeatas, envolveram os pais e a comunidade, com apoio de uma ong local... e finalmente o governador da época, declarou a área como unidade de conservação – que já tem nome: Parque Tizo. Durante o processo, utilizaram a mata como tema de atividades na escola, e todos os professores, de geografia a português, se envolveram.

Agora o parque precisa sair do papel, e a escola (e Josete) continuam a agitação para que a idéia não morra. De 31 de março a 6 de abril, a escola está promovendo o evento Parque Já, no Raposo Shopping, em São Paulo. Além de fotos da área do parque, professores da EMEF irão fazer oficinas abertas ao público de brinquedos com sucata e embalagens com caixas de longa vida.

Parabéns, Josete! A educação ambiental tem mesmo que sair dos limites da sala de aula e ganhar as ruas. Assim o processo educativo faz sentido para a criançada...

Comentários

Querida Débora!
Você sempre nos apoiando, que coisa boa! Quando mostro para os alunos eles ficam felicíssimos!
Quando tiver um tempinho comente no blog deles também! Beijos,
Josete
Olá Débora!
Desculpe a demora para entrar em contato.
Queria dizer que essas idéias e ações são importantes para a mudança de atitude. Fico feliz em saber que estamos nos mobilizando...
olá Débora!
Desculpe a demra para entrar em contato.
Seu blog é muito interessante e importante hoje em dia!
Parabéns pela iniciativa.
Abraços!
Anônimo disse…
Olá companheiros...
Não quero extender muito o assuntos, mas sou uma pessoa muito ocupada sabe, mas sempre de alguma forma gosto muito de contribuir com o meio ambiente...
Estou admirado com o BLOG pois existem muitas notícias importantes, e devido a isso gostaria muito de contribuir de alguma forma com os parceiiros aqui, pois estamos lutando por uma causa muito nobre... Enfim, constantemente faço leituras e construo alguns textos e devido a isso queria fazer sugestões e questionamentos com os amigos aqui presente...
E saibam que, faço esse trabalho ambiental porque tenho um carinho especial pelo MEIO AMBIENTE...

Um abraço
Delano Educador Ambiental
Anônimo disse…
Oi Débora
Adorei esse trabalho muito interessante, o blog é fantástico!
Parabéns pela iniciativa!

Postagens mais visitadas deste blog

Download: atlas de bacia hidrográfica

O Instituto de Educação e Pesquisa Ambiental 5 Elementos , de São Paulo, "especializou-se" na publicação de materiais paradidáticos que podem ser utilizados na educação ambiental, tanto na escola quanto fora dela. São materiais feitos por e para educadores, diferente do que acontece com algumas editoras brasileiras - que nem sempre contratam pessoas com real vivência nessa área. Seu lançamento mais recente é o Atlas Socioambiental - Um Retrato da Bacia Hidrográfica dos Rios Sorocaba e Médio Tietê . Tive a oportunidade de participar da produção, editando textos dessa ferramenta que une mapas e uma leitura dos mesmos para entender a gestão e a conservação dos recursos hídricos. A publicação está disponível para download no site da 5 Elementos, junto a outros materiais produzidos pelo Instituto que, inclusive, estão com tiragem esgotada. É o caso do manual Lixo e Reciclagem , que traz temas como a história da relação do homem com seus resíduos, a classificação, coleta, transpor

Parábola da escola animal

Texto inteligente do filósofo Osho, publicado no blog Palavras de Osho . É para se pensar... "Um amigo me enviou esta linda história. Eu gostaria que você a conhecesse; ela pode ajudar. A história se intitula "A Escola Animal". Um dia os animais se reuniram na floresta e decidiram criar uma escola.Havia um coelho, um pássaro, um esquilo, um peixe e uma enguia, e eles formaram uma Diretoria. O coelho insistiu na inclusão da corrida no currículo. O pássaro insistiu na inclusão do voo no currículo. O peixe insistiu na inclusão da natação no currículo. E o esquilo disse que a subida perpendicular em árvores era absolutamente necessária ao currículo. Eles juntaram todas essas coisas e escreveram um roteiro do currículo. Então insistiram em que todos os animais aprendessem todas as matérias. O coelho, embora tirasse um "A" em corrida, teve uma enorme dificuldade em subida perpendicular em árvores. Ele sempre caía de costas. Logo ele teve um tipo de d

Comunicação 2.0: conversa e prática

Em um universo onde as redes sociais virtuais ganham cada vez mais espaço - o que nem sempre é sinônimo de diálogo e compartilhamento reais - a comunicação precisa ser pensada de maneira diferente nas organizações e coletivos que trabalham, principalmente, a mobilização social. Esse foi o mote do evento Comunicação 2.0: conversa e prática, realizado no dia 1 de março de 2018 no Impact Hub, em Manaus (AM), sede atual da Educom Verde Comunicação e Educação Ambiental. Porque 2.0? Uma brincadeira com referência a uma "versão" atualizada do que precisa ser a comunicação nas relações de hoje. Mais do que se preocupar com ferramentas, é preciso refletir sobre como nos comunicamos com os públicos que precisamos, sejam eles alunos de um professor, ou beneficiários do projeto de uma organização. A oficina abordou o campo da Educomunicação como proposta metodológica para o aprendizado por meio das relações de comunicação, seja como ferramenta, seja como processo. É pensar se