Pular para o conteúdo principal

Saldo do Campus Party: inclusão digital tem que ser social

Sentada em um dos 2.800 computadores do Campus Party, encontrei um personagem que resume o significado do evento para algumas pessoas – para outros, não passou de uma confusa vitrine de tecnologia voltada para o entretenimento.

Coordenador de um telecentro na periferia de Cuiabá (MS), Anderson “Monstrinho”, 23 anos, veio trocar idéias com outros colegas, assistindo oficinas e, principalmente, conhecendo gente de todo o Brasil que estava interessado em ir além da diversão – formando suas próprias redes sociais onde a tecnologia, a internet, é o veículo principal.

Apaixonado por computadores, Anderson é coordenador do Casa Brasil, que trabalha não só a inclusão digital, mas também sócio-cultural. O lugar tem oficinas de informática para ensinar quem nunca mexeu em um computador, mas oferece também rádio web, oficinas de metareciclagem (utilizando lixo digital para produzir jóias, como faz a paulista Naná Hayne e até ensinam percussão com instrumentos saídos do lixo, como latas de tinta (como a que aparece na foto). Para ele, inclusão digital tem que andar junto com a inclusão social.

"Na Casa Brasil trabalhamos numa periferia onde a realidade muito extrema; algumas meninas de 13 anos, por exemplo, têm traficantes e cafetões no ciclo de amizades. Você olha pra essas meninas, por exemplo, e pensa que não tem jeito... mas estamos conseguindo mudar a realidade dessas pessoas”, diz ele. Como se faz isso, ensinando a mexer no computador?

É aí que entra a inclusão social através do mundo digital, de certa forma. Quem passa pelas oficinas do telecentro, lembra “Monstrinho”, não vai lá só para aprender a ligar o computador ou a trabalhar na internet. “Mexer no micro só prepara a pessoa para ser explorada no mercado de trabalho. Nas nossas oficinas tentamos mostrar para as pessoas que a informática pode ser um caminho novo, de liberdade para que participem desse universo que é a internet. Se você trabalhar a conscientização e o direcionamento, a tecnologia não prende, liberta”, defende o cordenador.

Software livre – Através da experiência do Anderson, entendi finalmente porque tanta gente defende a questão do software livre – porque é tão importante defender iniciativas como o Ubuntu, um sistema operacional que, diferente do Windows, é gratuito e desenvolvido por voluntários.

Para Anderson, não precisar pagar para ser usuário de softwares é uma forma de inclusão sócio-digital. Além disso, como seu uso é livre, não é preciso embarcar ilegalidade e instalar um programa pirata no seu computador. Mas para o coordenador do Telecentro, o grande barato é que sistemas como o Ubuntu permitem que qualquer pessoa colabore com sua manutenção. Basta ter interesse e conhecimento. “É por isso que você aprende muito mais usando um sistema desses. Nada impede de você se desenvolver e criar o seu próprio software”, diz ele. O próprio é um “incluído”: auto-didata, fuça nos computadores desde os 15 anos. ”Meu grande professor foi a internet, meu grande diretor foi a curiosidade”, filosofa.

Campus Party – Sobre o grande evento de tecnologia que rolou em São Paulo, Anderson acha que muita gente foi excluída. “O evento foi lindo, com internet de alta velocidade e o que há de mais moderno. Mas o garoto que vem lá da periferia brincar num videogame de ultrageração fica frustado depois por não poder tê-lo em casa, né”, diz o rapaz. “Por isso é tão importante ter telecentros ou inclusão digital através da escola, onde a criança vai saber que tecnologia não é só jogos e computadores ultramodernos. Ele precisa saber que o que importa, na maioria das vezes, é o conhecimento dele na máquina, e não a máquina em si”.

Inclusão digital = inclusão social e, porque não, ambiental... “as grandes empresas fazem você comprar, comprar, comprar coisas novas, mais atualizadas. No telecentro nós remodelamos computadores e o que sobra, transformamos em jóias. E quem participa dessas oficinas percebe que, quanto mais você consome, mais polui. Conseguimos desenvolver a consciência de quem nem sempre é preciso consumir tanto, dando valor aos equipamentos e evitando a cultura do descartável”.

Parabéns, Anderson. Espero que todos os telecentros do Brasil estejem funcionando assim. E que a próxima Campus Party se abra para a verdadeira inclusão dos participantes!

Comentários

Naná Hayne disse…
Oi Débora,

Parabéns pela matéria, post!
O que diz o Anderson é a mais pura verdade no meu entender também.

A falta de "CONEXÃO-DIVULGAÇÃO-PERTINÊNCIA DE ASSUNTOS-ETC" fez com que pessoas com objetivos semelhantes, como o meu e o dele não se encontrassem num espaço onde o objetivo maior tinha exatamente este fim.
Ainda bem que trabalhos "garimpados" como o teu, nos deixe possibilidades de poder "linkar" a pessoa e não perdê-la no meio dos bites e bytes, velozes das grandes máquinas, rsrs.
Vou visitar o "Monstrinho", saber mais sobre seu trabalho e tentar unir nossos interesses.

bjs e obrigada!

Postagens mais visitadas deste blog

Download: atlas de bacia hidrográfica

O Instituto de Educação e Pesquisa Ambiental 5 Elementos , de São Paulo, "especializou-se" na publicação de materiais paradidáticos que podem ser utilizados na educação ambiental, tanto na escola quanto fora dela. São materiais feitos por e para educadores, diferente do que acontece com algumas editoras brasileiras - que nem sempre contratam pessoas com real vivência nessa área. Seu lançamento mais recente é o Atlas Socioambiental - Um Retrato da Bacia Hidrográfica dos Rios Sorocaba e Médio Tietê . Tive a oportunidade de participar da produção, editando textos dessa ferramenta que une mapas e uma leitura dos mesmos para entender a gestão e a conservação dos recursos hídricos. A publicação está disponível para download no site da 5 Elementos, junto a outros materiais produzidos pelo Instituto que, inclusive, estão com tiragem esgotada. É o caso do manual Lixo e Reciclagem , que traz temas como a história da relação do homem com seus resíduos, a classificação, coleta, transpor

Parábola da escola animal

Texto inteligente do filósofo Osho, publicado no blog Palavras de Osho . É para se pensar... "Um amigo me enviou esta linda história. Eu gostaria que você a conhecesse; ela pode ajudar. A história se intitula "A Escola Animal". Um dia os animais se reuniram na floresta e decidiram criar uma escola.Havia um coelho, um pássaro, um esquilo, um peixe e uma enguia, e eles formaram uma Diretoria. O coelho insistiu na inclusão da corrida no currículo. O pássaro insistiu na inclusão do voo no currículo. O peixe insistiu na inclusão da natação no currículo. E o esquilo disse que a subida perpendicular em árvores era absolutamente necessária ao currículo. Eles juntaram todas essas coisas e escreveram um roteiro do currículo. Então insistiram em que todos os animais aprendessem todas as matérias. O coelho, embora tirasse um "A" em corrida, teve uma enorme dificuldade em subida perpendicular em árvores. Ele sempre caía de costas. Logo ele teve um tipo de d

Comunicação 2.0: conversa e prática

Em um universo onde as redes sociais virtuais ganham cada vez mais espaço - o que nem sempre é sinônimo de diálogo e compartilhamento reais - a comunicação precisa ser pensada de maneira diferente nas organizações e coletivos que trabalham, principalmente, a mobilização social. Esse foi o mote do evento Comunicação 2.0: conversa e prática, realizado no dia 1 de março de 2018 no Impact Hub, em Manaus (AM), sede atual da Educom Verde Comunicação e Educação Ambiental. Porque 2.0? Uma brincadeira com referência a uma "versão" atualizada do que precisa ser a comunicação nas relações de hoje. Mais do que se preocupar com ferramentas, é preciso refletir sobre como nos comunicamos com os públicos que precisamos, sejam eles alunos de um professor, ou beneficiários do projeto de uma organização. A oficina abordou o campo da Educomunicação como proposta metodológica para o aprendizado por meio das relações de comunicação, seja como ferramenta, seja como processo. É pensar se