Encontro de educomunicação no VII Fórum de EA

0 comentários
Será um encontro e tanto: conseguimos juntar Ismar de Oliveira Soares (do NCE-USP), Grácia Lopes Lima (do Instituto Gens/Cala-Boca Já Morreu), Silvio Marchini (Escola da Amazônia), Renata Maranhão (Ministério do Meio Ambiente) e Lara Moutinho (do programa Nas Ondas do Ambiente, do Rio de Janeiro). Essa turma vai participar, entre 28 e 29 de março, do encontro paralelo de educomunicação do VII Fórum Brasileiro de Educação Ambiental, evento que ocorre de 28 a 31 de março no Centro de Convenções, em Salvador.

Cada um desses vai falar um pouco sobre um aspecto da educomunicação e vamos fazer a ponte com a educação ambiental. Esperamos que quem abra o evento sejam os grupos de comunicação comunitária do Extremo Sul da Bahia, o Tanara, de Prado, e o Timoneiro, de Caravelas (a confirmar).

A idéia é: no primeiro dia de manhã, trazer um panorama a partir dos palestrantes, sobre a educomunicação no Brasil; na tarde do dia 28, abrir o microfone para inscrição de experiências de educom dos presentes. E no dia 29, todos irão construir um documento-base coletivo pra avançar no debate sobre o tema, que ganhou força dentro da área de educação com os esforços não só de quem trabalha e estuda a área, mas também das políticas públicas. Porém, mesmo com programas de educomunicação aparecendo em leis (como a Política de Educação Ambiental do Estado da Bahia), há muito que discutir

É o que vamos fazer no fórum! Esperamos, também, fortalecer uma grande rede de articulação entre educomunicadores para, num futuro (de preferência não muito distante), organizar um evento temático só sobre educomunicação e comunicação ambiental, e pensar outras estratégias pra avançar nesse campo!

Em tempo: estão rolando várias parcerias para viabilizar esse encontro. As jornalistas de formação (e educadoras também), Sucena Resk, Camila Doretto, Daniele Próspero e a bióloga (e educadora) Vívian Battaini serão facilitadoras comigo, no encontro.

Haverá também uma cobertura educomunicativa, com a garotada de escolas públicas de Salvador, com apio do Núcleo de Pesquisa em Educação Ambiental da Universidade Federal da Bahia (NEPEA-UFBA), e ongs Cipó Comunicação Interativa e Pracatum. Acompanhe pelo blog da cobertura.

Esperamos vocês!

Débora Menezes
Organizadora do encontro de educomunicação e elo da Rede de Educação Ambiental da Bahia (REABA)




0 comentários:

 

©Copyright 2011 Educom Verde | TNB