Pular para o conteúdo principal

Escrita educomunicativa pode inspirar novos projetos

Vi no site do Departamento de Comunicações e Artes da ECA/USP e reproduzo integralmente. Espero que inspire novos projetos... há algum tempo comento com colegas de editoras e de instituições socioambientais que vale a pena investir em publicações com metodologia educomunicativa, isto é, que pessoas dito "comuns" participem da pauta a produção efetiva de textos e fotografias. 

Imagine um guia de turismo feito pelos próprios moradores de um município... ou ainda publicações de educação ambiental elaboradas a partir de sugestões e participações efetivas das comunidades locais. Enquanto imaginamos, já tem gente fazendo experiências do gênero. Confira:

Prêmio Funarte - Educomunicação

O jornalista, escritor e professor Edvaldo Pereira Lima, acaba de ganhar o Prêmio Nacional da Funarte por um obra que ele mesmo considera "educomunicativa": "Há algo de um certo lado da educomunicação no projeto: o uso de ferramentas narrativas da comunicação de massa contemporânea (particularmente elementos do Jornalismo Literário) num processo sócio-educativo-cultural", declarou o professor ao receber a notícia do prêmio. Trata-se, na verdade, de um projeto ancorado no método "Escrita Total de redação espontânea", por ele desenvolvido.

Confira os detalhes do projeto e do prêmio

Método de redação espontânea criado pelo escritor, jornalista e professor universitário Edvaldo Pereira Lima, Escrita Total é o eixo de um projeto cultural pioneiro contemplado pelo programa Prêmio Interações Estéticas – Residências Artísticas em Pontos de Cultura da Funarte, órgão do Ministério da Cultura. “Escrita Total: Histórias Espontâneas de Sustentabilidade, Superação e a Arte de Viver”, proposto pelo próprio criador do método, é um dos vencedores do Prêmio edição 2010, categoria Abrangência Nacional, aprovado para realização a partir de janeiro de 2011.

Serão seis meses de atividades no Ponto de Cultura “Laboratório de Poéticas” de Diadema, na Grande São Paulo, com 20 vagas disponíveis para participação presencial e 20 para participação online , gratuita em ambos os casos. “Os participantes serão instrumentalizados a escrever com ferramentas intelectuais do método Escrita Total, ancorando os textos produzidos em um ou mais dos três grupos temáticos – Sustentabilidade, Superação e a Arte de Viver -, sempre a partir de histórias fortemente inspiradas em figuras humanas e casos de suas comunidades”, comenta o autor.

“O projeto oferece uma oportunidade singular de democratização cultural e empoderamento das pessoas através da arte narrativa, graças ao apoio do Prêmio, contribuindo tanto para a melhoria da autoestima quanto para a inspiração transformadora da sociedade”, continua. “Como uma pedrinha lançada ludicamente na superfície de um lago, a intenção é provocar ondas e reverberações que se espalhem, sensibilizando adultos e jovens, homens e mulheres, para atitudes proativas cidadãs. A beleza estética da escrita é colocada em sintonia com o propósito da ampliação de consciência”, completa. Quatro modalidades de textos poderão ser desenvolvidas pelos participantes: conto, poesia, ensaio pessoal e narrativa de não ficção.
O projeto prevê a publicação de um livro, reunindo os melhores textos. Multiplicadores sociais, como professores, são algumas das pessoas visadas pelo projeto, mas poderão participar interessados em geral, com requisitos mínimos de 16 anos de idade, escolaridade de nível primário. As inscrições estarão abertas em breve online no site – www.labpoeticas.org – do Laboratório de Poéticas. O calendário de atividades, com cerca de duas oficinas por mês, será anunciado nos próximos dias.

Edvaldo Pereira Lima é professor (aposentado) da Universidade de São Paulo, cofundador e vice-presidente da Academia Brasileira de Jornalismo Literário, autor de oito livros, dentre os quais Páginas Ampliadas: O Livro-Reportagem Como Extensão do Jornalismo e da Literatura (editora Manole, 2009) e Jornalismo Literário Para Iniciantes (sistema editorial Clube de Autores, 2010). Seu método Escrita Total está publicado em livro em dois formatos: versão de um só volume no sistema editorial Clube de Autores - e versão em três volumes no sistema editorial AgBook, edições respectivas de 2009 e 2010.

O Ponto de Cultura “Laboratório de Poéticas” tem sede na Biblioteca Olíria de Campos Barros, de Diadema. É uma iniciativa da Secretaria Municipal de Cultura, em conjunto com escritores, pesquisadores e artistas em produções independentes e comunitárias, que se reúnem há mais de uma década. Entre suas realizações, ciclos de poesia, filosofia (em parceria com o Núcleo Le Hasard, entidade cultural da cidade que também é Ponto de Cultura), produções de antologias, publicações de cadernos culturais, pesquisas de cordel e espetáculos artísticos. Multicultural por opção, dirigido por voluntários, com ações voltadas tanto a minorias quanto a multiplicadores culturais, definese como “visceralmente ligado a um setor populacional entusiasmado pelo ler e pelo escrever”.

O projeto Escrita Total: Histórias Espontâneas de Sustentabilidade, Superação e a Arte de Viver , contemplado pelo Prêmio Interações Estéticas – Residências Artísticas em Pontos de Cultura 2010, conta com o apoio do Ministério da Cultura, da Secretaria de Cidadania Cultural, do Programa Mais Cultura, do Programa Cultura Viva e da Fundação Nacional das Artes.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Download: atlas de bacia hidrográfica

O Instituto de Educação e Pesquisa Ambiental 5 Elementos , de São Paulo, "especializou-se" na publicação de materiais paradidáticos que podem ser utilizados na educação ambiental, tanto na escola quanto fora dela. São materiais feitos por e para educadores, diferente do que acontece com algumas editoras brasileiras - que nem sempre contratam pessoas com real vivência nessa área. Seu lançamento mais recente é o Atlas Socioambiental - Um Retrato da Bacia Hidrográfica dos Rios Sorocaba e Médio Tietê . Tive a oportunidade de participar da produção, editando textos dessa ferramenta que une mapas e uma leitura dos mesmos para entender a gestão e a conservação dos recursos hídricos. A publicação está disponível para download no site da 5 Elementos, junto a outros materiais produzidos pelo Instituto que, inclusive, estão com tiragem esgotada. É o caso do manual Lixo e Reciclagem , que traz temas como a história da relação do homem com seus resíduos, a classificação, coleta, transpor

Parábola da escola animal

Texto inteligente do filósofo Osho, publicado no blog Palavras de Osho . É para se pensar... "Um amigo me enviou esta linda história. Eu gostaria que você a conhecesse; ela pode ajudar. A história se intitula "A Escola Animal". Um dia os animais se reuniram na floresta e decidiram criar uma escola.Havia um coelho, um pássaro, um esquilo, um peixe e uma enguia, e eles formaram uma Diretoria. O coelho insistiu na inclusão da corrida no currículo. O pássaro insistiu na inclusão do voo no currículo. O peixe insistiu na inclusão da natação no currículo. E o esquilo disse que a subida perpendicular em árvores era absolutamente necessária ao currículo. Eles juntaram todas essas coisas e escreveram um roteiro do currículo. Então insistiram em que todos os animais aprendessem todas as matérias. O coelho, embora tirasse um "A" em corrida, teve uma enorme dificuldade em subida perpendicular em árvores. Ele sempre caía de costas. Logo ele teve um tipo de d

Comunicação 2.0: conversa e prática

Em um universo onde as redes sociais virtuais ganham cada vez mais espaço - o que nem sempre é sinônimo de diálogo e compartilhamento reais - a comunicação precisa ser pensada de maneira diferente nas organizações e coletivos que trabalham, principalmente, a mobilização social. Esse foi o mote do evento Comunicação 2.0: conversa e prática, realizado no dia 1 de março de 2018 no Impact Hub, em Manaus (AM), sede atual da Educom Verde Comunicação e Educação Ambiental. Porque 2.0? Uma brincadeira com referência a uma "versão" atualizada do que precisa ser a comunicação nas relações de hoje. Mais do que se preocupar com ferramentas, é preciso refletir sobre como nos comunicamos com os públicos que precisamos, sejam eles alunos de um professor, ou beneficiários do projeto de uma organização. A oficina abordou o campo da Educomunicação como proposta metodológica para o aprendizado por meio das relações de comunicação, seja como ferramenta, seja como processo. É pensar se