Livro aborda uso do rádio na educação

1 comentários
Os educadores Nelson Pretto e Sandra Pereira Tosta lançaram no dia 1 de junho em Salvador (BA), o livro Do MEB à WEB - O Rádio na Educação (Autêntica Editora, R$ 38). Com prefácio do educador mexicano Guillermo Orozco Gómez - que é referência em reflexões na interface entre educação e comunicação - o livro traz 12 artigos de pesquisadores de todo o Brasil com experiências e estudos no uso da rádio como ferramenta educativa.

A leitura é acessível e traz ao debate não apenas experiências sobre rádios produzidas por alunos, mas leituras sobre produções de foco educativo.

Próximas publicações, no entanto, poderiam trazer ao debate a questão das leis de acesso a informação e democratização dos meios. Muitos projetos de programas de rádio construídos no ambiente escolar ou em oficinas de comunicação comunitária acabam paralisados por falta de espaço concreto para veiculação.

Abrir uma rádio comunitária exige um esforço de mobilização e paciência grande por parte dos interessados. Mas os próprios veículos de comunicação existentes podem - e devem - dar espaço para produções locais, independente de questões políticas. Quem sabe as próximas publicações tragam esse rico universo para garantir que as práticas de rádio na educação avancem...

1 comentários:

  • Gustavo Garotti Scandiuzzi disse...

    Olá amigos, vem aí a 2ª Olimpíada Nacional em História do Brasil (ONHB). As inscrições acontecem de 1 de junho a 6 de agosto.
    Se puder, nos ajude a Divulgar! =D
    A Olimpíada, composta por cinco fases online e uma presencial, é destinada a estudantes do 8º e 9º anos do ensino fundamental e demais séries do ensino médio, de escolas públicas e privadas de todo o Brasil.
    Para orientar a equipe, formada por três estudantes, é obrigatória a participação de um professor de história.
    A Olimpíada começa no dia 19 de agosto, dia nacional do historiador, data que celebra o nascimento e o centenário da morte do jornalista e historiador Joaquim Nabuco.
    A iniciativa é do Museu Exploratório de Ciências da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp). Em 2009, a ONHB inscreveu mais de 15 mil participantes e reuniu cerca de 2 mil pessoas na final presencial.
    Mais informações acesse o site “www.mc.unicamp.br”

 

©Copyright 2011 Educom Verde | TNB