Pular para o conteúdo principal

Atenção cineastas: a II Mostra Nacional de Produção Audiovisual Independente - Circuito Tela Verde, está com inscrições abertas para o envio de videos até o dia 30 de março.

Os filmes devem ser produzidos em processo educomunicativo, ou seja, em conjunto com a comunidade, e devem abordar a temática socioambiental. Além de ongs e produtoras, estruturas educadoras como Salas Verdes, Pontos de Cultura, Coletivos Educadores, bem como redes como Rejuma, Com-Vidas, e escolas também podem participar orientando e encaminhando suas produções. Não importa o material utilizado, se for câmera de celular com boa resolução, já está valendo.

O Circuito Tela Verde é uma mostra nacional de produções audiovisuais sobre experiências de projetos de educação ambiental, opiniões, visões de mundo e modos de vida dos membros de comunidades locais sobre o meio ambiente, os problemas e as responsabilidades ambientais, para exibição em espaços educadores.

Segundo o Ministério do Meio Ambiente (MMA), que trouxe a iniciativa do Circuito, filmes "devem servir de subsídio para o debate, trazendo uma importante contribuição para compreender como as comunidades tomam parte nos processos da gestão ambiental pública, bem como estimular suas participações nos processos locais".

Serão selecionadas as produções educomunicativas, com resolução suficiente para exibição em telão e dentro da temática socioambiental. Não haverá premiação, tampouco pagamento para os vídeos produzidos ou selecionados.

Um Termo de Cessão de Direitos para veiculação em trabalhos de educação ambiental, sem fins lucrativos, deverá ser entregue junto com a produção. O Termo estará disponível no blog do Circuito Tela Verde e deverá ser corretamente preenchido e encaminhado assinado pelo autor ou responsável, com firma reconhecida.

Àqueles que optarem pelo encaminhamento online, deverá ser feito por meio dos e-mails http://www.blogger.com/educambiental@mma.gov.br ou http://www.blogger.com/sibea@mma.gov.br, e o Termo de Cessão de Direitos encaminhado para o endereço de correspondência.

Caso o Termo não seja encaminhado, o vídeo será desclassificado. Já os que optarem por encaminhar em formato digital (CD, DVD), deverão enviar o Termo junto com a mídia para: Ministério do Meio Ambiente - Esplanada dos Ministérios - Bloco B - Departamento de Educação Ambiental - CEP: 70068-900 - Brasília, DF.

Dúvidas também podem ser tiradas pelos telefones (61) 3317 1288/1188.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Quadrinhos, um jeito divertido de ensinar meio ambiente

A tirinha acima faz parte do projeto Edu HQ , mantido pelo Centro Brasileiro de Pesquisas Físicas, e mantém um acervo com centenas de quadrinhos e pequenas animações, muitas delas feitas por crianças. No item meio ambiente há 173 tirinhas como essa. Trabalhar com quadrinhos na sala de aula e no dia-a-dia é uma viagem... pois a partir da brincadeira é possível levantar vários pontos: refletir sobre o recurso de linguagem, o humor, a ironia, pesquisar o que o autor quis dizer, o que há por trás da história. Já para quem é "gente grande", quadrinhos são sempre um respiro no dia-a-dia... e também ajudam a pensar!

Encontro de educomunicação no VII Fórum de EA

Será um encontro e tanto: conseguimos juntar Ismar de Oliveira Soares (do NCE-USP ), Grácia Lopes Lima (do Instituto Gens/Cala-Boca Já Morreu ), Silvio Marchini (Escola da Amazônia), Renata Maranhão (Ministério do Meio Ambiente) e Lara Moutinho (do programa Nas Ondas do Ambiente, do Rio de Janeiro). Essa turma vai participar, entre 28 e 29 de março, do encontro paralelo de educomunicação do VII Fórum Brasileiro de Educação Ambiental , evento que ocorre de 28 a 31 de março no Centro de Convenções, em Salvador. Cada um desses vai falar um pouco sobre um aspecto da educomunicação e vamos fazer a ponte com a educação ambiental. Esperamos que quem abra o evento sejam os grupos de comunicação comunitária do Extremo Sul da Bahia, o Tanara , de Prado, e o Timoneiro , de Caravelas (a confirmar). A idéia é: no primeiro dia de manhã, trazer um panorama a partir dos palestrantes, sobre a educomunicação no Brasil; na tarde do dia 28, abrir o microfone para inscrição de experiências de ed...

Sobre a Juventude, do blog Eco Acre

Pesquei do blog Eco Acre , do estudante acreano Kleiton Bueno Bezerra da Silva, que está estudando Saneamento Ambiental em Limeira (SP)... trabalhando com jovens, com internet, com comunicação em geral eu fico me perguntando, o que é que realmente os motiva e o que eles querem? Se suas idéias são subversivas e podem mudar o mundo, porque não o fazem? Sobre a Juventude Um jovem caminha sozinho, um sorriso, um aceno e um pensamento - " Como chegamos aqui?" - A pergunta lhe ocorreu depois de cumprimentar o morador de rua que passava, cabaleante e com tristeza no olhar. O jovem sente e então se cala, ele sabe que falar de liberdade, cultura, direitos humanos e drogas é delicado, ele sabe que no fundo suas idéias são consideradas subversivas para o mundo. O jovem chega em casa, senta-se em frente ao seu mundo. Ali onde a liberdade parece verdadeira, TV ou PC , ele espia pelos olhos de alguns ajustados ao mundo doentio em que vive, sem se questionar, a realidade que todos julgam se...