Pular para o conteúdo principal

Sobre a Juventude, do blog Eco Acre

Pesquei do blog Eco Acre, do estudante acreano Kleiton Bueno Bezerra da Silva, que está estudando Saneamento Ambiental em Limeira (SP)... trabalhando com jovens, com internet, com comunicação em geral eu fico me perguntando, o que é que realmente os motiva e o que eles querem? Se suas idéias são subversivas e podem mudar o mundo, porque não o fazem?

Sobre a Juventude
Um jovem caminha sozinho, um sorriso, um aceno e um pensamento - " Como chegamos aqui?" - A pergunta lhe ocorreu depois de cumprimentar o morador de rua que passava, cabaleante e com tristeza no olhar.

O jovem sente e então se cala, ele sabe que falar de liberdade, cultura, direitos humanos e drogas é delicado, ele sabe que no fundo suas idéias são consideradas subversivas para o mundo. O jovem chega em casa, senta-se em frente ao seu mundo.

Ali onde a liberdade parece verdadeira, TV ou PC , ele espia pelos olhos de alguns ajustados ao mundo doentio em que vive, sem se questionar, a realidade que todos julgam ser verdadeira.

O jovem já revoltado com o mundo procura fulgas para seus anseios e a sociedade lhe oferece esquecimento, indiferença e prazer. Enquanto isso em outro lugar qualquer o mundo clama por amor, paz e alimento. Ainda não lembra como foi parar ali, e cada vez mais afasta-se de iguais a ele.

Dia claro, o jovem não sabe mas sua vida está prestes a ser transformada por palavras. Quando volta da escola, absorto em pensamentos que ele nem mesmo reconhece como seus, o jovem pára de frente à um grupo de iguais com os braços dados e algumas bandeiras no alto reivindicando PAZ e IGUALDADE.

"Como é fácil e simples de se enxergar a verdade." - pensa o jovem. " A união faz a força, os jovens são a mudança do agora e a paz do futuro, a juventude esta sofrendo ataques de todos os lados: drogas, escolas, mercado de trabalho e primeiros empregos.

À juventude é proibido decidir, e proibido opinar, é proibido escolher, é difícil se libertar. Mas não há escolha melhor do que a verdadeira liberdade consciente, e coletiva." - deduz o jovem juntando-se à multidão em alvoroço para fazer a MUDANÇA.

Comentários

Na minha opnião de autor.
HAUUAHA
Zuera, acredito que as mudanças estão sendo feitas agora, mas só perceberemos se participarmos ou se esperar-mos.

Aos jovens acredito que o papo de "a união faz a força" é muito mais vivo e necessário.

E há mim,digo como jovem, o que me motiva é saber que tenho tempo pra ver a mudança acontecendo.

PAZ E BEM

Postagens mais visitadas deste blog

Download: atlas de bacia hidrográfica

O Instituto de Educação e Pesquisa Ambiental 5 Elementos , de São Paulo, "especializou-se" na publicação de materiais paradidáticos que podem ser utilizados na educação ambiental, tanto na escola quanto fora dela. São materiais feitos por e para educadores, diferente do que acontece com algumas editoras brasileiras - que nem sempre contratam pessoas com real vivência nessa área. Seu lançamento mais recente é o Atlas Socioambiental - Um Retrato da Bacia Hidrográfica dos Rios Sorocaba e Médio Tietê . Tive a oportunidade de participar da produção, editando textos dessa ferramenta que une mapas e uma leitura dos mesmos para entender a gestão e a conservação dos recursos hídricos. A publicação está disponível para download no site da 5 Elementos, junto a outros materiais produzidos pelo Instituto que, inclusive, estão com tiragem esgotada. É o caso do manual Lixo e Reciclagem , que traz temas como a história da relação do homem com seus resíduos, a classificação, coleta, transpor

Parábola da escola animal

Texto inteligente do filósofo Osho, publicado no blog Palavras de Osho . É para se pensar... "Um amigo me enviou esta linda história. Eu gostaria que você a conhecesse; ela pode ajudar. A história se intitula "A Escola Animal". Um dia os animais se reuniram na floresta e decidiram criar uma escola.Havia um coelho, um pássaro, um esquilo, um peixe e uma enguia, e eles formaram uma Diretoria. O coelho insistiu na inclusão da corrida no currículo. O pássaro insistiu na inclusão do voo no currículo. O peixe insistiu na inclusão da natação no currículo. E o esquilo disse que a subida perpendicular em árvores era absolutamente necessária ao currículo. Eles juntaram todas essas coisas e escreveram um roteiro do currículo. Então insistiram em que todos os animais aprendessem todas as matérias. O coelho, embora tirasse um "A" em corrida, teve uma enorme dificuldade em subida perpendicular em árvores. Ele sempre caía de costas. Logo ele teve um tipo de d

Comunicação 2.0: conversa e prática

Em um universo onde as redes sociais virtuais ganham cada vez mais espaço - o que nem sempre é sinônimo de diálogo e compartilhamento reais - a comunicação precisa ser pensada de maneira diferente nas organizações e coletivos que trabalham, principalmente, a mobilização social. Esse foi o mote do evento Comunicação 2.0: conversa e prática, realizado no dia 1 de março de 2018 no Impact Hub, em Manaus (AM), sede atual da Educom Verde Comunicação e Educação Ambiental. Porque 2.0? Uma brincadeira com referência a uma "versão" atualizada do que precisa ser a comunicação nas relações de hoje. Mais do que se preocupar com ferramentas, é preciso refletir sobre como nos comunicamos com os públicos que precisamos, sejam eles alunos de um professor, ou beneficiários do projeto de uma organização. A oficina abordou o campo da Educomunicação como proposta metodológica para o aprendizado por meio das relações de comunicação, seja como ferramenta, seja como processo. É pensar se