Nasceu Tanara, o jornal da Resex Corumbau

2 comentários
Tanara Versao PDF

Um grupo de moradores do entorno da Reserva Extrativista Marinha do Corumbau - Resex Corumbau), no litoral do extremo sul baiano, lançou esta semana o jornal comunitária Tanára - natureza, na língua patxohã, utilizada pelos índios pataxós que vivem na região.

Esse grupo elaborou todo o planejamento do jornal, da discussão de pauta às fotografias e a busca de patrocínio junto aos comerciantes locais. Em oficinas, conversaram sobre o que achariam importante trazer à tona para chamar a atenção das comunidades locais. No editorial, eles avisam: "Tanára chegou para ser voz, informando, dando a oportunidade de pensarmos juntos sobre os anseios e necessidades de uma comunidade dona de uma reserva extrativista".

Vivenciando conflitos, experimentando o planejar e o fazer coletivo e enfrentando o desafio de entender que um jornal serve não só pra se expressar, mas pra conviver com as diferenças entre as pessoas e fortalecer sua comunidade: isso é educomunicação!

2 comentários:

  • Fauna do Cerrado e Outros Animais disse...

    Muito legal essa iniciativa do jornal. É preciso que as comunidades se organizem para defender o meio ambiente. Parabéns e sucesso ao grupo de moradores do entorno da Reserva Extrativista Marinha do Corumbau.
    Esou indicando seu blog para receber o Selo Blog Dourado.
    Passa lá no Fauna do Cerrado para pegá-lo.
    Abraços,
    Iliana Rosa

 

©Copyright 2011 Educom Verde | TNB