Tinta de terra, resgate da criatividade humana

0 comentários

É impressionante ficar imaginando a evolução da humanidade e quantas cadeiras de pensamentos foram necessárias para criar tanta tecnologia que temos atualmente... mas é bacana ver que tem gente resgatando técnicas primitivas de forma igualmente criativa, como no blog Tintas de Terra - Para Quem Está Atento à Poesia do Planeta.

Tinta de terra? Isso mesmo, como nossos povos pré-históricos deixaram suas mensagens eternas pelo planeta - lembra da Serra da Capivara? Sim. um grupo de educadoras de um projeto chamado Sementinha, em Araçuaí (interior de Minas Gerais), trouxeram a técnica a uma escola na periferia de Santo André por meio de oficinas. O resultado está nesse vídeo e no blog.

A blogueira Taynã explica, poeticamente, como é uma delícia desenvolver o olhar para encontrar tons diferenciados de terra para desenvolver uma paleta múltipla de cores. Quem quiser saber mais sobre o tema encontra links no próprio blog. Também há uma cartilha elaborada pela Universidade Federal de Viçosa, que ensina a produzir essas tintas - acesse aqui.

Costumamos valorizar o verde da mata e o azul das águas como símbolos da natureza, e não enxergamos a terra e seus tons que são a base da vida nesse planeta... parabéns a quem difunde as tintas de terra como mais uma das formas de mostrar que arte pode estar a serviço da poesia, do belo, e da preservação ambiental por tabela!

0 comentários:

 

©Copyright 2011 Educom Verde | TNB