Participem: Programa das Nações Unidas Para o Desenvolvimento (PNUD) em consulta pública

0 comentários

O órgão, ligado às Nações Unidas, lançou no início de março a campanha Brasil Ponto a Ponto, abrindo a comunidade a escolha do tema do próximo Relatório de Desenvolvimento Humano Brasileiro - que será publicado em 2010.

O PNUD publica esses relatórios utilizando como base o Índice de Desenvolvimento Humano (IDH), que é publicado anualmente. É uma espécie de cálculo que propõe levar em consideração não só a economia do país (como é o caso do PIB, Produto Interno Bruto), mas também números relacionados ao acesso à saúde, educação, cultura, entre outros.

Não é fácil entender os meandros do IDH, mas um processo de consulta a esse tipo de publicação pode ajudar a dar uma "cara" diferente a esse tipo de Relatório. No site do Pnud há publicações preciosas desse gênero - o último, lançado ano passado, traz como tema, "combater a mudança do clima: solidariedade humana em um mundo dividido".

Para a escola, é um gancho interessante para discutir os rumos do desenvolvimento e (re) pensar o que isso significa. Entre 16 e 21 de março, escolas de todo o Brasil poderão utilizar o site do projeto para registrar as reflexões de seus alunos. Quem quiser mais informações pode escrever para rdh@undp.org.br .

E quem não está na escola? Participe através do Portal do Voluntário.

0 comentários:

 

©Copyright 2011 Educom Verde | TNB