O video acima foi produzido durante um simpósio de educomunicação realizado em São Paulo em novembro. E se propõe a questionar a influência do "jovem frente à mídia e o seu poder de apropriação dos meios de comunicação dentro da perspectiva de quem transforma quem", segundo o jovem surfista e jornalista João Malavolta, do blog www.ecobservatorio.blogspot.com.
A idéia é bacana e mostra como é possível fazer educomunicação dentro de um veículo, se não de massa, com destaque dentro da programação televisiva. O video é uma produção dos jovens da Rede da Juventude Pelo Meio Ambiente (www.rejuma.org.br), coletivos jovens de Meio Ambiente e parceria com o Canal Futura, que cedeu os equipamentos.
Encontrei esta semana uma das formas verdadeiramente sutis e poéticas de ensinar conteúdos em sala de aula, associando o aprendizado de história à reflexão sobre o meio ambiente. Apaixonada por MPB, a professora Marli Oliveira de Carvalho utiliza músicas em suas aulas de histórias junto a alunos de quinta a oitava séries da Escola Municipal Tenente José Maria Pinto Duarte, na zona Oeste de São Paulo. Primeiro, a professora trabalha o conteúdo de cada ano junto dos livros. Depois é que entram as músicas, que ela seleciona de acordo com o tema que deseja chamar a atenção. Não há necessidade de ser extremamente objetivo; a idéia é que as crianças associem algo da música ao que aprenderam anteriormente nos livros. O importante é que a canção dê um significado extra ao aprendizado. E de quebra, as crianças ainda têm acesso a nossa riqueza cultural presente na MPB. Marli pensa muitos anos-luz a frente e não se contenta em apenas fazer associações entre o aprendizado básico de história. Quer ...
Comentários