Pular para o conteúdo principal

Programas de Rádio Na Rede do Juqueriquerê

Pessoal,

Andei dando uma sumida, e aí vai o porquê.

Estou coordenando uma equipe de educomunicação junto ao Instituto Supereco, trabalhando a temática socioambiental com a comunidade. Convidamos a todos a acompanhar os programas de rádio Na Rede do Juqueriquerê, que entram no ar, diariamente, a partir do dia 6 de outubro, na rádio
Oceânica AM, em Caraguatatuba. Quem não mora lá pode escutar a rádio no site.

Os programas estão sendo produzidos por estudantes e moradores do município, que participam das oficinas de educomunicação do projeto Água de Beber, de Comer, de Usar e Conservar... Ciclos Contínuos. O projeto é desenvolvido no entorno do Rio Juqueriquerê pelo Instituto Supereco e conta com o patrocínio da Petrobras, por meio do Programa Petrobras Ambiental. Uma das participantes é a pequena Mirellen da Silva Souza, 11 anos (veja foto), que se destaca como "repórter-revelação".

Durante oficinas e encontros semanais, os participantes sugerem temas, criam as pautas desses programas, produzem entrevistas. Cultura, questões que envolvem meio ambiente, cooperativismo e até humor fazem parte da programação, que irá ao ar até abril de 2009. Para os próximos meses, o grupo está preparando radionovelas para mobilizar a comunidade na preservação do rio Juqueriquerê, entre outros.

Anote os horários do “Na Rede do Juqueriquerê”:
Segunda a sexta – 9h55 às 10h
Sábado – 11h45/12h

Gostou? Quer mandar sugestões? Envie para o e-mail
rededojuqueriquere@supereco.org.br. E aguarde, que vamos contar aqui no blog como está sendo o processo educomunicativo de produção dos programas!

Comentários

Anônimo disse…
Olá, muito legal essa proposta de rádio em escolas. Aqui na Sala Verde a gente também trabalha com educomunicação, rádio, jornal mural, blogs... Parabéns pelo blog!!
Anônimo disse…
Olá amigo coloque na lista de links se aprovar, muitas graças http://educacaoparapaz.com.br/blog/

e convido vocês:

Programa Cultural Infantil e Links
Entrada franca: Outro Mestre da Cultura da Paz

São Franscisco e os animais

Informações: A Série Heróis da Verdade apresenta os valores espirituais universais, contidos nos ensinamentos dos grandes mestres da humanidade.

Venha conhecer a vida de São Francisco de Assis: exemplo de fé, determinação e amor à Natureza. As crianças poderão ouvir algumas passagens de sua vida, com histórias sobre seu mágico relacionamento com os animais.

Local: Livraria Omnisciência
Endereço: Rua Ibiraçu, 226 Alto de Pinheiros - Próximo ao metrô Vila Madalena
Telefone: 36761997
E−mail: imprensa@omnisciencia.com.br
Horário: 11:00
Cidade: São Paulo
Estado: SP

“Omnisciência lança Coleção Gandhi para Todos e site de Educação para Paz para homenagear os 60 anos da morte de Mahatma Gandhi”

confira: www.educacaoparapaz.com.br
e lista de livros www.omnisciencia.com.br

e +

www.agenda21sp.com.br
www.saieducare.org.br
www.roerich.org.br
www.cartadaterrabrasil.org
Marlene disse…
Muito legal esse trabalho realizado pelos estudantes e moradores do município de Caraguatatuba, na rádio Oceânica. É importante despertar a população para a necessidade de preservação de um bem tão precioso que é nosso Juqueriquere.

Postagens mais visitadas deste blog

Educação ambiental em Nova Escola

Qual o papel da educação ambiental na educação formal? O que professores de escolas públicas estão fazendo para formar cidadãos conscientes, introduzir a metodologia do conhecimento científico e estimular tanto alunos, quanto educadores, para a reflexão e o respeito à humanidade e o planeta? Essas foram algumas das perguntas que propus para a produção da reportagem Em Defesa do Planeta , capa da revista Nova Escola de maio, que está disponível on line (clique no título desse post para ler). Não foi fácil. Primeiro, os especialistas entrevistados (e a literatura disponível) falaram muito nos erros que as escolas cometem. Falta conhecimento, transdisciplinaridade, projetos duráveis, envolvimento da comunidade... e aí, como fazer para superar esses problemas? A resposta não estava nos livros, mas em cinco experiências que encontrei pelo Brasil - São Paulo, Balneário Camboriú (SC), Benevides (PA), São Sebastião (SP) e Salvador (BA). Em comum, a garra de professores e diretores que buscar...

Será que o brasileiro não sabe onde fica o Brasil?

Saiu na revista Veja há duas semanas, mas só agora consegui digerir a reportagem E a Gente Ainda Goza dos Americanos – que não deixo link, porque a revista só abre o conteúdo para seus leitores. E não sei se fiquei mais indignada com as informações da matéria ou se com o repórter que a escreveu, pixando (mais uma vez) o esforço de educadores em melhorar o nível de conhecimento de nossos alunos. A matéria baseou-se em uma publicação da multinacional Ipsos , um dos tantos institutos especializados em pesquisas sobre os mais diversos temas. Mil pessoas foram abordadas em setenta municípios das nove regiões metropolitanas brasileiras, e a abordagem consistia em abrir um mapa-mundi na frente desses entrevistados com perguntas do tipo “você sabe onde fica o Brasil? A África? Os EUA?”. A conclusão da pesquisa (transcrita da matéria, desse jeito mesmo): “50% dos brasileiros não sabem localizar o país no mapa”. E entre tantas abobrinhas que os entrevistados apontaram, não sabem onde fica o no...

Experiência na escola: música para ensinar

Encontrei esta semana uma das formas verdadeiramente sutis e poéticas de ensinar conteúdos em sala de aula, associando o aprendizado de história à reflexão sobre o meio ambiente. Apaixonada por MPB, a professora Marli Oliveira de Carvalho utiliza músicas em suas aulas de histórias junto a alunos de quinta a oitava séries da Escola Municipal Tenente José Maria Pinto Duarte, na zona Oeste de São Paulo. Primeiro, a professora trabalha o conteúdo de cada ano junto dos livros. Depois é que entram as músicas, que ela seleciona de acordo com o tema que deseja chamar a atenção. Não há necessidade de ser extremamente objetivo; a idéia é que as crianças associem algo da música ao que aprenderam anteriormente nos livros. O importante é que a canção dê um significado extra ao aprendizado. E de quebra, as crianças ainda têm acesso a nossa riqueza cultural presente na MPB. Marli pensa muitos anos-luz a frente e não se contenta em apenas fazer associações entre o aprendizado básico de história. Quer ...