Pular para o conteúdo principal

Será que o brasileiro não sabe onde fica o Brasil?

Saiu na revista Veja há duas semanas, mas só agora consegui digerir a reportagem E a Gente Ainda Goza dos Americanos – que não deixo link, porque a revista só abre o conteúdo para seus leitores. E não sei se fiquei mais indignada com as informações da matéria ou se com o repórter que a escreveu, pixando (mais uma vez) o esforço de educadores em melhorar o nível de conhecimento de nossos alunos.

A matéria baseou-se em uma publicação da multinacional Ipsos,
um dos tantos institutos especializados em pesquisas sobre os mais diversos temas. Mil pessoas foram abordadas em setenta municípios das nove regiões metropolitanas brasileiras, e a abordagem consistia em abrir um mapa-mundi na frente desses entrevistados com perguntas do tipo “você sabe onde fica o Brasil? A África? Os EUA?”.

A conclusão da pesquisa (transcrita da matéria, desse jeito mesmo): “50% dos brasileiros não sabem localizar o país no mapa”. E entre tantas abobrinhas que os entrevistados apontaram, não sabem onde fica o nosso vizinho mais famoso, a Argentina (84%). Ou onde ficam os Estados Unidos (18%).

Não tenho nada contra pesquisas, acho louvável o esforço do instituto. Mas uma reportagem se basear em um universo aleatório de apenas mil pessoas para massacrar o esforço de muitos professores com a frase no final da matéria: “a péssima qualidade dos professores está na base dessa vergonha, agravada pela falta de mapas nas escolas. Acrescente-se a falta de instrução familiar e pronto: está formado o ambiente propício para criar gerações de brasileiros que exibem uma ignorância que não está no mapa”.

Não acho que as coisas são bem assim; temos um sistema de ensino ruim e uma pobreza de espírito, além da pobreza material, que infelizmente impede as pessoas a terem acesso pleno a educação e tudo o que ela oferece de bom, que é o compartilhar conhecimento para entender melhor o mundo – e daí, mudá-lo. Mas aí a promover essa metralhadora verbal e atingir educadores que estão na luta, usando mapas para dar suas aulas, promovendo pesquisas no Google Earth e fazendo a diferença... aí é dureza, não?

Isso sim é uma vergonha. É nessas horas que eu tenho vergonha de dizer que sou jornalista, pois o que alguns colegas fazem é simplesmente criticar e jogar terra em cima dos sonhos e conquistas das pessoas.


Prefiro acreditar, sim, nos educadores que fazem a diferença. E cujo trabalho, infelizmente, não apareceu nessa pesquisa. Acredito também no jornalismo diferenciado e esforçado, na qual coloco a Nova Escola (da mesma editora de Veja, mas com um linha de trabalho totalmente diferente), que tenta trabalhar a favor dos educadores. E não contra.

Comentários

INÊS disse…
Oi Débora,
Concordo com você. Este tipo de pesquisa em nada acrescenta à população, menos ainda à luta dos educadores por uma educação de qualiade e valorização do profissional. Vergonha uma revista que promove sua utilização no meio educacional tratar de forma tão equivocada informação e conteúdo instrucional.
Cláu disse…
Débora

Concordo com vc, pois sou pedagoga ambientalista e sei da luta de milhares de professoras e professores para dar aula. Já atuei no nordeste /caatinga fazendo coordenação pedagógica para as professoras de escolas rurais e qtas vezes desenhavamos o mapa do Brasil na parede, junto com os alunos. Que tal se a revista nova escola chegasse as mãos do jornalista que escreveu a matéria e chegasse tb ao instituto que fez a pesquisa.

beijos bom trabalho à nós ...

Cláudia
Mary Martins disse…
Oi Débora,

Se tem uma revista que quando me atrevo a ler já abro desconfiada é esta Veja... Parabens, mais uma vez pelo post!
bjs
melhorart disse…
É por essas e por outras que precisamos cada vez mais de profissionais como você. Este pessoal faz jornalismo e acha que pode sair por aí tirando conclusões sobre todos os assuntos, em todas as áreas. Sensacionalismo para vender revista! Faço como a Mary. A revista veja deveria vir com uma tarja: Abra e leia com CUIDADO!!
Anônimo disse…
Olá xará!
Gostei do post. Ainda não consegui ter uma opinião do assunto. Mas desde já concordo que o jornalismo está cada dia mais preguiçoso na hora da apuração e da reflexão sobre os assuntos abordados...
Unknown disse…
Olá... gostei do blog e tomei a liberdade de lincá-lo no meu http://progressoverde.blogspot.com/... gostaria que visitasse e divulgasse meu link também... abraços...
Anônimo disse…
Enfim, penso que o pior de tudo é a "pobreza de espírito", citada em seu post.
Izabel Leão disse…
Oi Debora
o jornalista antes de tudo deveria pensar com mais ética e não só em busca da espetacularização da noticia, como vem acontecendo em todos os veiculos de comunicação. Aliás, nossa vida virou um grande espetáculo. Só vale a pena aquilo que é sensacional e não o que é sério. Bjs Izabel Leão

Postagens mais visitadas deste blog

Download: atlas de bacia hidrográfica

O Instituto de Educação e Pesquisa Ambiental 5 Elementos , de São Paulo, "especializou-se" na publicação de materiais paradidáticos que podem ser utilizados na educação ambiental, tanto na escola quanto fora dela. São materiais feitos por e para educadores, diferente do que acontece com algumas editoras brasileiras - que nem sempre contratam pessoas com real vivência nessa área. Seu lançamento mais recente é o Atlas Socioambiental - Um Retrato da Bacia Hidrográfica dos Rios Sorocaba e Médio Tietê . Tive a oportunidade de participar da produção, editando textos dessa ferramenta que une mapas e uma leitura dos mesmos para entender a gestão e a conservação dos recursos hídricos. A publicação está disponível para download no site da 5 Elementos, junto a outros materiais produzidos pelo Instituto que, inclusive, estão com tiragem esgotada. É o caso do manual Lixo e Reciclagem , que traz temas como a história da relação do homem com seus resíduos, a classificação, coleta, transpor

Parábola da escola animal

Texto inteligente do filósofo Osho, publicado no blog Palavras de Osho . É para se pensar... "Um amigo me enviou esta linda história. Eu gostaria que você a conhecesse; ela pode ajudar. A história se intitula "A Escola Animal". Um dia os animais se reuniram na floresta e decidiram criar uma escola.Havia um coelho, um pássaro, um esquilo, um peixe e uma enguia, e eles formaram uma Diretoria. O coelho insistiu na inclusão da corrida no currículo. O pássaro insistiu na inclusão do voo no currículo. O peixe insistiu na inclusão da natação no currículo. E o esquilo disse que a subida perpendicular em árvores era absolutamente necessária ao currículo. Eles juntaram todas essas coisas e escreveram um roteiro do currículo. Então insistiram em que todos os animais aprendessem todas as matérias. O coelho, embora tirasse um "A" em corrida, teve uma enorme dificuldade em subida perpendicular em árvores. Ele sempre caía de costas. Logo ele teve um tipo de d

Comunicação 2.0: conversa e prática

Em um universo onde as redes sociais virtuais ganham cada vez mais espaço - o que nem sempre é sinônimo de diálogo e compartilhamento reais - a comunicação precisa ser pensada de maneira diferente nas organizações e coletivos que trabalham, principalmente, a mobilização social. Esse foi o mote do evento Comunicação 2.0: conversa e prática, realizado no dia 1 de março de 2018 no Impact Hub, em Manaus (AM), sede atual da Educom Verde Comunicação e Educação Ambiental. Porque 2.0? Uma brincadeira com referência a uma "versão" atualizada do que precisa ser a comunicação nas relações de hoje. Mais do que se preocupar com ferramentas, é preciso refletir sobre como nos comunicamos com os públicos que precisamos, sejam eles alunos de um professor, ou beneficiários do projeto de uma organização. A oficina abordou o campo da Educomunicação como proposta metodológica para o aprendizado por meio das relações de comunicação, seja como ferramenta, seja como processo. É pensar se