Pular para o conteúdo principal

Poesias de um apaixonado pela natureza

Márcio Prado é um grande amigo que mora em Campos do Jordão e tem na natureza a grande motivadora de suas paixôes: viajar, andar de bicicleta, subir montanhas e voar pelos céus.

Para expressar essas paixões, Márcio não é apenas um militante, que faz da natureza e da aventura seu trabalho no dia-a-dia. Quer também compartilhar seus sentimentos através da fotografia e da poesia, que agora publica em seu blog Locomundo.


Tomo a liberdade de também compartilhar, e reproduzir aqui um poema sobre a Praia do Sono que aparece nas fotos. Um lugar que parecia intocável e imutável, na ilusão teimosa de que existe o mito da perfeição.

Respeitar e combater pela natureza não é só pelo racional, pela força, pela panfletagem. É ainda pela emoção registrada em uma poesia...


Praia do Sono - Parati

Cheguei no Sono
Mas aqui não quis dormir
Pois vivia um sonho

Porém no Sono eu dormi
No dia seguinte acordei e nem percebi
Acordado mais um sonho vivi

Mar, cachoeira e montanha
Toda a paz e riqueza da Mata Atlântica
Aqui a harmonia te acompanha

O Sono é terra de Caiçara
Povo sábio, amigo e atento
Daqui levo um pouquinho em meu peito

Comentários

Anônimo disse…
É triste saber que a Praia do Sono é um dos poucos cantinhos da Costa Verde que ainda continuam assim, tranqüilos...

Ali ao lado, na outra face do morro, há exemplos opostos de destruição.

Em Laranjeiras, são os aterros para os barcos aportarem, as guaritas, as cercas intimidadoras.

Em Trindade, o crescimento desorganizado, as ruas cheias, a orla tomada por pousadas e campings montados às pressas.
Anônimo disse…
Olá Débora!!

Visitamos seu blog, e gostamos de seu conteúdo. Temos em nosso Movimento um espaço para divulgarmos Blogs de temática ambiental. Gostaríamos de sua autorização para publicarmos em nossa capa durante 30 dias seu blog, que de 15 de novembro a 15 de dezembro terá destaque. Nosso site http://osverdestapes.googlepages.com

Agradeceríamos a visita e sua autorização.

Abraços

Julio Wandam
Os Verdes de Tapes/RS
osverdestapes@gmail.com
gisellepitty disse…
Bom seria se pudéssemos ignorar o progresso e toda a técnologia que vêm junto pra comtemplar toda essa riqueza que "ainda temos".

Bjs!

Postagens mais visitadas deste blog

  Esta semana em Brasília ocorre a vigésima edição do ATL - Acampamento Terra Livre, organizado pela APIB (Articulação dos Povos Indígenas do Brasil).  É a maior mobilização indígena do país e tem uma semana de muitas atividades, incluindo marchas, sessão solene no Congresso Nacional e apresentações culturais. Em 2023 foram seis mil indígenas de 180 etnias participando. Este ano, com certeza, haverá muito mais. Reinauguro este espaço de comunicação que não escrevo há tempos para prestigiar a ATL, vou acompanhar ao vivo no dia 23 de março, diretamente de Brasília, onde estou morando, em parceria com o site Vocativo.com , do premiado jornalista Fred Santana, de Manaus.  Vou acompanhar um trechinho da marcha que eles fazem até o congresso e assistir as duas sessões. Me acompanhem lá pelo Vocativo.com! 

Quadrinhos, um jeito divertido de ensinar meio ambiente

A tirinha acima faz parte do projeto Edu HQ , mantido pelo Centro Brasileiro de Pesquisas Físicas, e mantém um acervo com centenas de quadrinhos e pequenas animações, muitas delas feitas por crianças. No item meio ambiente há 173 tirinhas como essa. Trabalhar com quadrinhos na sala de aula e no dia-a-dia é uma viagem... pois a partir da brincadeira é possível levantar vários pontos: refletir sobre o recurso de linguagem, o humor, a ironia, pesquisar o que o autor quis dizer, o que há por trás da história. Já para quem é "gente grande", quadrinhos são sempre um respiro no dia-a-dia... e também ajudam a pensar!

Encontro de educomunicação no VII Fórum de EA

Será um encontro e tanto: conseguimos juntar Ismar de Oliveira Soares (do NCE-USP ), Grácia Lopes Lima (do Instituto Gens/Cala-Boca Já Morreu ), Silvio Marchini (Escola da Amazônia), Renata Maranhão (Ministério do Meio Ambiente) e Lara Moutinho (do programa Nas Ondas do Ambiente, do Rio de Janeiro). Essa turma vai participar, entre 28 e 29 de março, do encontro paralelo de educomunicação do VII Fórum Brasileiro de Educação Ambiental , evento que ocorre de 28 a 31 de março no Centro de Convenções, em Salvador. Cada um desses vai falar um pouco sobre um aspecto da educomunicação e vamos fazer a ponte com a educação ambiental. Esperamos que quem abra o evento sejam os grupos de comunicação comunitária do Extremo Sul da Bahia, o Tanara , de Prado, e o Timoneiro , de Caravelas (a confirmar). A idéia é: no primeiro dia de manhã, trazer um panorama a partir dos palestrantes, sobre a educomunicação no Brasil; na tarde do dia 28, abrir o microfone para inscrição de experiências de ed...