Pular para o conteúdo principal

Oficina de observação de aves: faça na sua escola. E na sua rua!


Biguás, garças e outros bichinhos voadores estarão na mira dos participantes da oficina de observação de aves que a Sociedade Brasileira de Espeleologia (SBE - http://www.sbe.com.br/) vai promover dia 20 (sábado), no Parque Taquaral, em Campinas. A atividade é gratuita e quem aparecer, poderá desenvolver um novo olhar sobre o ambiente urbano, aguçando visão e audição.

O que espeologia, ramo da ciência que estuda cavernas tem a ver com observação de aves? Muita coisa. E educadores como o biólogo e espeleólogo Jefferson Otaviano, que coordena a oficina, querem estimular o respeito aos habitats naturais através de atividades como essa, mesmo dentro da cidade - e longe da mata virgem e das florestas. "Nós, educadores, precisamos incentivar as pessoas a se interessarem pela natureza, a conhecer um maior número de espécies. Só assim vão preservar o hábitat de animais como essas aves", lembra o professor.

Para Jeferson, a observação de aves é uma atividade interessante e simples para aplicar na escola. O primeiro passo, sugere o biólogo, é construir um comedor em uma praça, ou uma área tranqüila próxima a um jardim, para colocar alimentos diariamente (frutas como mamão, banana, e grãos como alpiste), a fim de atrair as aves.

Quando elas começarem a aparecer, o professor pode até mediar a reflexão da garotada. Que aves visitam esse comedouro? Que tipos de alimentos atraem diferentes tipos de aves? Como se comportam espécies diferentes, dividindo o mesmo local de alimentação? Eles brigam? Qual o horário mais comum de visitação?

Despertar a curiosidade é uma forma básica de estimular a busca pelo conhecimento. Mas é também uma maneira de despertar as pessoas para a conscientização ambiental. Portanto, faça isso na escola - e na sua rua, com os filhos, amigos e vizinhos!

Serviço
Oficina de observação de aves
20/10/2007 (sábado) - A partir das 9h30
Local: sede da SBE - Biblioteca Espeleológica Guy-Christian Collet
Parque Taquaral, Portal 2 (ao lado da Concha Acústica)
Inscrições: sbe@sbe.com.br - Tel. (19) 3296-5421
Traga sua máquina fotográfica ou binóculo

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Download: atlas de bacia hidrográfica

O Instituto de Educação e Pesquisa Ambiental 5 Elementos , de São Paulo, "especializou-se" na publicação de materiais paradidáticos que podem ser utilizados na educação ambiental, tanto na escola quanto fora dela. São materiais feitos por e para educadores, diferente do que acontece com algumas editoras brasileiras - que nem sempre contratam pessoas com real vivência nessa área. Seu lançamento mais recente é o Atlas Socioambiental - Um Retrato da Bacia Hidrográfica dos Rios Sorocaba e Médio Tietê . Tive a oportunidade de participar da produção, editando textos dessa ferramenta que une mapas e uma leitura dos mesmos para entender a gestão e a conservação dos recursos hídricos. A publicação está disponível para download no site da 5 Elementos, junto a outros materiais produzidos pelo Instituto que, inclusive, estão com tiragem esgotada. É o caso do manual Lixo e Reciclagem , que traz temas como a história da relação do homem com seus resíduos, a classificação, coleta, transpor

Parábola da escola animal

Texto inteligente do filósofo Osho, publicado no blog Palavras de Osho . É para se pensar... "Um amigo me enviou esta linda história. Eu gostaria que você a conhecesse; ela pode ajudar. A história se intitula "A Escola Animal". Um dia os animais se reuniram na floresta e decidiram criar uma escola.Havia um coelho, um pássaro, um esquilo, um peixe e uma enguia, e eles formaram uma Diretoria. O coelho insistiu na inclusão da corrida no currículo. O pássaro insistiu na inclusão do voo no currículo. O peixe insistiu na inclusão da natação no currículo. E o esquilo disse que a subida perpendicular em árvores era absolutamente necessária ao currículo. Eles juntaram todas essas coisas e escreveram um roteiro do currículo. Então insistiram em que todos os animais aprendessem todas as matérias. O coelho, embora tirasse um "A" em corrida, teve uma enorme dificuldade em subida perpendicular em árvores. Ele sempre caía de costas. Logo ele teve um tipo de d

Comunicação 2.0: conversa e prática

Em um universo onde as redes sociais virtuais ganham cada vez mais espaço - o que nem sempre é sinônimo de diálogo e compartilhamento reais - a comunicação precisa ser pensada de maneira diferente nas organizações e coletivos que trabalham, principalmente, a mobilização social. Esse foi o mote do evento Comunicação 2.0: conversa e prática, realizado no dia 1 de março de 2018 no Impact Hub, em Manaus (AM), sede atual da Educom Verde Comunicação e Educação Ambiental. Porque 2.0? Uma brincadeira com referência a uma "versão" atualizada do que precisa ser a comunicação nas relações de hoje. Mais do que se preocupar com ferramentas, é preciso refletir sobre como nos comunicamos com os públicos que precisamos, sejam eles alunos de um professor, ou beneficiários do projeto de uma organização. A oficina abordou o campo da Educomunicação como proposta metodológica para o aprendizado por meio das relações de comunicação, seja como ferramenta, seja como processo. É pensar se