Oficina de observação de aves: faça na sua escola. E na sua rua!

0 comentários

Biguás, garças e outros bichinhos voadores estarão na mira dos participantes da oficina de observação de aves que a Sociedade Brasileira de Espeleologia (SBE - http://www.sbe.com.br/) vai promover dia 20 (sábado), no Parque Taquaral, em Campinas. A atividade é gratuita e quem aparecer, poderá desenvolver um novo olhar sobre o ambiente urbano, aguçando visão e audição.

O que espeologia, ramo da ciência que estuda cavernas tem a ver com observação de aves? Muita coisa. E educadores como o biólogo e espeleólogo Jefferson Otaviano, que coordena a oficina, querem estimular o respeito aos habitats naturais através de atividades como essa, mesmo dentro da cidade - e longe da mata virgem e das florestas. "Nós, educadores, precisamos incentivar as pessoas a se interessarem pela natureza, a conhecer um maior número de espécies. Só assim vão preservar o hábitat de animais como essas aves", lembra o professor.

Para Jeferson, a observação de aves é uma atividade interessante e simples para aplicar na escola. O primeiro passo, sugere o biólogo, é construir um comedor em uma praça, ou uma área tranqüila próxima a um jardim, para colocar alimentos diariamente (frutas como mamão, banana, e grãos como alpiste), a fim de atrair as aves.

Quando elas começarem a aparecer, o professor pode até mediar a reflexão da garotada. Que aves visitam esse comedouro? Que tipos de alimentos atraem diferentes tipos de aves? Como se comportam espécies diferentes, dividindo o mesmo local de alimentação? Eles brigam? Qual o horário mais comum de visitação?

Despertar a curiosidade é uma forma básica de estimular a busca pelo conhecimento. Mas é também uma maneira de despertar as pessoas para a conscientização ambiental. Portanto, faça isso na escola - e na sua rua, com os filhos, amigos e vizinhos!

Serviço
Oficina de observação de aves
20/10/2007 (sábado) - A partir das 9h30
Local: sede da SBE - Biblioteca Espeleológica Guy-Christian Collet
Parque Taquaral, Portal 2 (ao lado da Concha Acústica)
Inscrições: sbe@sbe.com.br - Tel. (19) 3296-5421
Traga sua máquina fotográfica ou binóculo

0 comentários:

 

©Copyright 2011 Educom Verde | TNB