A menina do video é Severn Cullis-Suzuki, jovem canadense de 28 anos, ativista ambiental desde os nove anos de idade e filha de cientistas. Aos nove, ela reuniu crianças para formar um grupo de discussão sobre temas ambientais; aos 12, fez o discurso profético do video para os participantes da ECO-92.
Hoje, Serven atua na educação para a sustentabilidade. Faz palestras, lidera grupos de discussão e escreveu livros como Tell the Word (Doubleday Edictors), onde dá dicas conscientes para famílias. E fez o site Skyfish Project, uma "revista de meio ambiente para jovens, feita por jovens" (http://www.earthfocus.org/Info%20Society%20articles/skyfish.htm).
Prova de que quando a garotada usa os meios de comunicação para mostrar a sua opinião e atingir outros jovens, é possível contribuir para disseminar a consciência socioambiental através do protagonismo juvenil.
Pura educomunicação... educar, através da comunicação, dando voz a quem até pouco tempo atrás, simplesmente só ficava do outro lado da carteira escolar.
Encontrei esta semana uma das formas verdadeiramente sutis e poéticas de ensinar conteúdos em sala de aula, associando o aprendizado de história à reflexão sobre o meio ambiente. Apaixonada por MPB, a professora Marli Oliveira de Carvalho utiliza músicas em suas aulas de histórias junto a alunos de quinta a oitava séries da Escola Municipal Tenente José Maria Pinto Duarte, na zona Oeste de São Paulo. Primeiro, a professora trabalha o conteúdo de cada ano junto dos livros. Depois é que entram as músicas, que ela seleciona de acordo com o tema que deseja chamar a atenção. Não há necessidade de ser extremamente objetivo; a idéia é que as crianças associem algo da música ao que aprenderam anteriormente nos livros. O importante é que a canção dê um significado extra ao aprendizado. E de quebra, as crianças ainda têm acesso a nossa riqueza cultural presente na MPB. Marli pensa muitos anos-luz a frente e não se contenta em apenas fazer associações entre o aprendizado básico de história. Quer ...
Comentários