Encontrei esta semana uma das formas verdadeiramente sutis e poéticas de ensinar conteúdos em sala de aula, associando o aprendizado de história à reflexão sobre o meio ambiente. Apaixonada por MPB, a professora Marli Oliveira de Carvalho utiliza músicas em suas aulas de histórias junto a alunos de quinta a oitava séries da Escola Municipal Tenente José Maria Pinto Duarte, na zona Oeste de São Paulo.
Primeiro, a professora trabalha o conteúdo de cada ano junto dos livros. Depois é que entram as músicas, que ela seleciona de acordo com o tema que deseja chamar a atenção. Não há necessidade de ser extremamente objetivo; a idéia é que as crianças associem algo da música ao que aprenderam anteriormente nos livros. O importante é que a canção dê um significado extra ao aprendizado. E de quebra, as crianças ainda têm acesso a nossa riqueza cultural presente na MPB.
Marli pensa muitos anos-luz a frente e não se contenta em apenas fazer associações entre o aprendizado básico de história. Quer que as crianças reflitam, através das músicas, na evolução do ser humano e o seu avanço, nem sempre positivo, sobre os recursos naturais do planeta.
Uma das canções que a professora utiliza, com a turma de oitava série (que está aprendendo sobre história do Brasil - República) é Sobradinho, de Sá e Guarabira. A letra fala nas conseqüências de uma barragem que seria construída no rio São Francisco e resgata a figura lendária do beato Antonio Conselheiro, líder da Revolta de Canudos (1893-1897) e provavelmente o autor de uma fala visionária difundidade até hoje: "o sertão vai virar mar e o mar vai virar sertão".
Para a professora Marli, essa canção além de linda do ponto de vista poético, é dotada de uma mensagem clara em relação aos recursos hídricos do Brasil, e a importância de sua preservação.
"Músicas como essa revelam a presença de rios, lagos ada e outros, no cotidiano das pessoas. As águas são referenciais na vida, seja ele físico ou sentimental", explica Marli, que aponta Sobradinho como um ponto-de-partida para debater com os alunos sobre as conseqüências dos impactos sobre os recursos naturais, como os rios. A letra, transcrevo abaixo. Quer saber mais sobre música na escola? Procure os livros Como Usar a Música na Sala de Aula (Martins Ferreira, Editora Contexto).
Marli, pode ter certeza, você vai ser lembrada por seus alunos durante muitos e muitos anos!
Sobradinho
O homem chega e já desfaz a natureza
Tira a gente põe represa, diz que tudo vai mudar
O São Francisco lá prá cima da Bahia
Diz que dia menos dia vai subir bem devagar
E passo a passo vai cumprindo a profecia
Do beato que dizia que o sertão ia alagar
O sertão vai virar mar
Dá no coração
O medo que algum dia
O mar também vire sertão
Vai virar mar
Dá no coração
O medo que algum dia
O mar também vire sertão
Adeus Remanso, Casa Nova, Sento Sé
Adeus Pilão Arcado vem o rio te engolir
Debaixo d'água lá se vai a vida inteira
Por cima da cachoeira o Gaiola vai subir
Vai ter barragem no salto do Sobradinho
E o povo vai se embora com medo de se afogar
O sertão vai virar mar
Dá no coração
O medo que algum dia
O mar também vire sertão
Vai virar mar
Dá no coração
O medo que algum dia
O mar também vire sertão
Primeiro, a professora trabalha o conteúdo de cada ano junto dos livros. Depois é que entram as músicas, que ela seleciona de acordo com o tema que deseja chamar a atenção. Não há necessidade de ser extremamente objetivo; a idéia é que as crianças associem algo da música ao que aprenderam anteriormente nos livros. O importante é que a canção dê um significado extra ao aprendizado. E de quebra, as crianças ainda têm acesso a nossa riqueza cultural presente na MPB.
Marli pensa muitos anos-luz a frente e não se contenta em apenas fazer associações entre o aprendizado básico de história. Quer que as crianças reflitam, através das músicas, na evolução do ser humano e o seu avanço, nem sempre positivo, sobre os recursos naturais do planeta.
Uma das canções que a professora utiliza, com a turma de oitava série (que está aprendendo sobre história do Brasil - República) é Sobradinho, de Sá e Guarabira. A letra fala nas conseqüências de uma barragem que seria construída no rio São Francisco e resgata a figura lendária do beato Antonio Conselheiro, líder da Revolta de Canudos (1893-1897) e provavelmente o autor de uma fala visionária difundidade até hoje: "o sertão vai virar mar e o mar vai virar sertão".
Para a professora Marli, essa canção além de linda do ponto de vista poético, é dotada de uma mensagem clara em relação aos recursos hídricos do Brasil, e a importância de sua preservação.
"Músicas como essa revelam a presença de rios, lagos ada e outros, no cotidiano das pessoas. As águas são referenciais na vida, seja ele físico ou sentimental", explica Marli, que aponta Sobradinho como um ponto-de-partida para debater com os alunos sobre as conseqüências dos impactos sobre os recursos naturais, como os rios. A letra, transcrevo abaixo. Quer saber mais sobre música na escola? Procure os livros Como Usar a Música na Sala de Aula (Martins Ferreira, Editora Contexto).
Marli, pode ter certeza, você vai ser lembrada por seus alunos durante muitos e muitos anos!
Sobradinho
O homem chega e já desfaz a natureza
Tira a gente põe represa, diz que tudo vai mudar
O São Francisco lá prá cima da Bahia
Diz que dia menos dia vai subir bem devagar
E passo a passo vai cumprindo a profecia
Do beato que dizia que o sertão ia alagar
O sertão vai virar mar
Dá no coração
O medo que algum dia
O mar também vire sertão
Vai virar mar
Dá no coração
O medo que algum dia
O mar também vire sertão
Adeus Remanso, Casa Nova, Sento Sé
Adeus Pilão Arcado vem o rio te engolir
Debaixo d'água lá se vai a vida inteira
Por cima da cachoeira o Gaiola vai subir
Vai ter barragem no salto do Sobradinho
E o povo vai se embora com medo de se afogar
O sertão vai virar mar
Dá no coração
O medo que algum dia
O mar também vire sertão
Vai virar mar
Dá no coração
O medo que algum dia
O mar também vire sertão
Comentários
Passei para dizer que adorei o blog, e também agradecer o seu texto elogioso.
Se for do seu gosto, periodicamente encaminharei artigos, que tratam da relação História e Música, pois é desta forma que quero contribuir com a sua iniciativa.
Vou divulgar este endereço para os meus amigos e alunos.
Bj, Marli
Seu blog é muito legal! Nós temos que cuidar mesmo desse organismo do qual fazemos parte, que é a Terra. Afinal, a nossa 'bolinha', embora seja um dentre tantas, é lindíssima!
Um colega em comum repassou o endereço do seu blog porque trabalho com este tema há algum tempo e adorei. Está muito bom. Temas pertinentes, amplos, bons de ler. Parabéns.
Como posso fazer para enviar alguma colaboração? Isso é possível? Abraços. Boa sorte e Sucesso.
muito bacana esse post
tenho um blog sobre o meio ambiente
visita?
www.campanha.preserve.zip.net
nãão esquece de comentar
:*
Li
Li
como faço para entrar em contato com a Professora Marli?
Pretendo usar a musica numa sala do ensino fundamental, e preciso de dicas de como começar essa empreitada.
Teu post foi uma luz no fin do tunel. Meus parabéns!
meu e-mail: joaodias_pm@hotmail.com