Pular para o conteúdo principal

Ambiente urbano: tema de entrevista, proposta de trabalho

Para quem pensa em temas voltados para o meio ambiente como água, aquecimento global e desmatamento, vale a pena abrir a cabeça e ler uma deliciosa entrevista publicada hoje (18 de fevereiro de 2008) no Estadão: a subsecretária-geral da Organização das Nações Unidas (ONU) e diretora da UN-Hábitat, Anna Tibaijuka, convida à reflexão sobre os desafios sócio-ambientais da cidade.

Entre seus comentários, ela afirma que a migração do meio rural para as cidades é irreversível, que as cidades brasileiras têm o maior nível de desigualdade de renda e que "pobreza, desigualdade e crescimento urbano acelerado são, ao mesmo tempo, as causas e conseqüências da violência".

A entrevista é um convite a reflexão. Fala-se em assuntos importantes, já citados, como aquecimento global e desmatamento, mas nem sempre esses temas estão conectados à busca de soluções para as grandes cidades - que têm lá o seu peso exercendo pressão sobre os grandes problemas ambientais. Mas nem todo mundo enxerga essa conexão.

O secretário-executivo adjunto do Instituto Sócioambiental, Enrique Svirsky, declarou recentemente à revista Página 22 que muitos financiadores de projetos querem vincular seus recursos a temas como proteção da Amazônia, e não a questões socioambientais urbanas. Uma pena... por que trabalhar valores na cidade grande é ampliar os objetivos da educação ambiental e formar cidadãos democráticos, preocupados com a melhoria da qualidade de vida coletiva, que cedo ou tarde acaba se espelhando na preservação da água, de recursos como energia e a própria madeira, entre outros.

É um desafio praticar educação ambiental no meio urbano... mas vale a pena. Quem mora na cidade precisa sentir-se conectado à natureza das coisas mesmo que fique distante de áreas verdes preservadas. Precisa ter amor pela cidade onde mora, entender direitos e deveres para ter opção de escolha entre "viver para trabalhar" e "trabalhar para viver". Não é fácil, mas é necessário.

Comentários

Oi Débora!
Educação Ambiental é assunto que está despertando interesse... Infelizmente, pouco se trabalha ou se aprende sobre o assunto. Se depender de mim continuo na luta!
Suas postagens são interessantes e vou divulgá-las na escola. Parabéns!

Postagens mais visitadas deste blog

  Esta semana em Brasília ocorre a vigésima edição do ATL - Acampamento Terra Livre, organizado pela APIB (Articulação dos Povos Indígenas do Brasil).  É a maior mobilização indígena do país e tem uma semana de muitas atividades, incluindo marchas, sessão solene no Congresso Nacional e apresentações culturais. Em 2023 foram seis mil indígenas de 180 etnias participando. Este ano, com certeza, haverá muito mais. Reinauguro este espaço de comunicação que não escrevo há tempos para prestigiar a ATL, vou acompanhar ao vivo no dia 23 de março, diretamente de Brasília, onde estou morando, em parceria com o site Vocativo.com , do premiado jornalista Fred Santana, de Manaus.  Vou acompanhar um trechinho da marcha que eles fazem até o congresso e assistir as duas sessões. Me acompanhem lá pelo Vocativo.com! 

Quadrinhos, um jeito divertido de ensinar meio ambiente

A tirinha acima faz parte do projeto Edu HQ , mantido pelo Centro Brasileiro de Pesquisas Físicas, e mantém um acervo com centenas de quadrinhos e pequenas animações, muitas delas feitas por crianças. No item meio ambiente há 173 tirinhas como essa. Trabalhar com quadrinhos na sala de aula e no dia-a-dia é uma viagem... pois a partir da brincadeira é possível levantar vários pontos: refletir sobre o recurso de linguagem, o humor, a ironia, pesquisar o que o autor quis dizer, o que há por trás da história. Já para quem é "gente grande", quadrinhos são sempre um respiro no dia-a-dia... e também ajudam a pensar!

Parábola da escola animal

Texto inteligente do filósofo Osho, publicado no blog Palavras de Osho . É para se pensar... "Um amigo me enviou esta linda história. Eu gostaria que você a conhecesse; ela pode ajudar. A história se intitula "A Escola Animal". Um dia os animais se reuniram na floresta e decidiram criar uma escola.Havia um coelho, um pássaro, um esquilo, um peixe e uma enguia, e eles formaram uma Diretoria. O coelho insistiu na inclusão da corrida no currículo. O pássaro insistiu na inclusão do voo no currículo. O peixe insistiu na inclusão da natação no currículo. E o esquilo disse que a subida perpendicular em árvores era absolutamente necessária ao currículo. Eles juntaram todas essas coisas e escreveram um roteiro do currículo. Então insistiram em que todos os animais aprendessem todas as matérias. O coelho, embora tirasse um "A" em corrida, teve uma enorme dificuldade em subida perpendicular em árvores. Ele sempre caía de costas. Logo ele teve um tipo de d...