Pular para o conteúdo principal

Radioativismo ao vivo, pela internet, revivendo Fordlândia (PA)


Às margens do rio Tapajós, um lugar esquecido pelo tempo nos confins amazônicos, ganhou vida este final de semana de 16 e 17 de setembro de 2017. A inciativa Transmissão Fordlândia, em Aveiro, Pará, está trazendo 36 horas de transmissão de rádio ao vivo, com participação da comunidade na construção da programação e locução, foram organizados por uma rede solidária de radiofusão, da qual participa o Idade Mídia (que desenvolve ações de educomunicação e radioativismo a partir de Belém, no Pará) e o coletivo internacional Rádio Espaço Estação.

Fordlândia é um ícone da história amazônica, espécie de símbolo sobre as dificuldades do desenvolvimento capitalista em meio a floresta. O empresário Henry Ford investiu nessa região, na década de 1920, adquirindo 15 mil quilômetros de terras em um ponto do Tapajós, que está a aproximadamente 330 km de Santarém (PA), por terra, com acesso mais fácil em 12 horas de barco.

Ford não queria apenas um latifundio. Ele criou uma verdadeira cidade cercada de árvores. Hospital, comércio, praça com atividades de lazer estavam a disposição de operários e patrões. Mas o rígido regime de trabalho imposto para os imigrantes, somado às adversidades do clima, contribuíram para que o empreendimento não funcionasse.  Nenhuma tigela de látex foi extraída nessa região, lembra Greg Grandin, num texto brilhante sobre Fordlândia escrito para a revista Piauí (em 2010, mas ainda atual).

Devolvido ao governo brasileiro (ou melhor, o Brasil comprou as terras de volta), Fordlândia perdeu moradores. O comércio fechou as portas, o hospital parou de funcionar na década de 1990. Restavam ruínas e saudosos moradores. Alguns turistas mochileiros arriscavam sair do paraíso de Alter do Chão, em Santarém, para conhecer esse fracaso perdido da história. Eu mesma, em 2003, fiz essa viagem e uma crônica inspirada no espanto do que vi (mais ouvi, do que vi) traz um pouco da sensação de um lugar que esqueceram.

Em 2010, no entanto, a história foi relembrada mundialmente com o lançamento do livro Fordlândia - Ascensão e Quedda da Cidade Esquecida de Henry Ford na Selva, de Greg Grandin - à venda no site Submarino. Com o romance elogiado pela crítica norte-americana, houve uma espécie de retomada do tema Fordlândia com documentários, exposições e reportagens.

Para os organizadores do evento, conectar ao presente, por meio do rádio, um lugar tão ligado ao passado, é um processo de aprendizagem entre os moradores locais e os "estrangeiros". Tanto os organizadores da atividade, quanto os ouvintes estrangeiros, uma vez que a transmissão via web tem trechos em português, inglês e espanhol. Uma forma de dar voz, também, à miscelânia da cultura amazônica, que talvez os americanos quando chegaram, não tenham assimilado tão bem. E tirar Fordlândia do estigma de cidade-fantasma.

As cidades da Amazônia merecem mais iniciativas como essas, de radioativismo, utilizando a internet para chamar a atenção do planeta sobre cada história da floresta. Parabéns a iniciativa!

Acompanhe a Transmissão Fordlândia ao vivo - clique o link aqui.


Fotos: Angelo Madson/Idade Mídia




Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Download: atlas de bacia hidrográfica

O Instituto de Educação e Pesquisa Ambiental 5 Elementos , de São Paulo, "especializou-se" na publicação de materiais paradidáticos que podem ser utilizados na educação ambiental, tanto na escola quanto fora dela. São materiais feitos por e para educadores, diferente do que acontece com algumas editoras brasileiras - que nem sempre contratam pessoas com real vivência nessa área. Seu lançamento mais recente é o Atlas Socioambiental - Um Retrato da Bacia Hidrográfica dos Rios Sorocaba e Médio Tietê . Tive a oportunidade de participar da produção, editando textos dessa ferramenta que une mapas e uma leitura dos mesmos para entender a gestão e a conservação dos recursos hídricos. A publicação está disponível para download no site da 5 Elementos, junto a outros materiais produzidos pelo Instituto que, inclusive, estão com tiragem esgotada. É o caso do manual Lixo e Reciclagem , que traz temas como a história da relação do homem com seus resíduos, a classificação, coleta, transpor

Parábola da escola animal

Texto inteligente do filósofo Osho, publicado no blog Palavras de Osho . É para se pensar... "Um amigo me enviou esta linda história. Eu gostaria que você a conhecesse; ela pode ajudar. A história se intitula "A Escola Animal". Um dia os animais se reuniram na floresta e decidiram criar uma escola.Havia um coelho, um pássaro, um esquilo, um peixe e uma enguia, e eles formaram uma Diretoria. O coelho insistiu na inclusão da corrida no currículo. O pássaro insistiu na inclusão do voo no currículo. O peixe insistiu na inclusão da natação no currículo. E o esquilo disse que a subida perpendicular em árvores era absolutamente necessária ao currículo. Eles juntaram todas essas coisas e escreveram um roteiro do currículo. Então insistiram em que todos os animais aprendessem todas as matérias. O coelho, embora tirasse um "A" em corrida, teve uma enorme dificuldade em subida perpendicular em árvores. Ele sempre caía de costas. Logo ele teve um tipo de d

Comunicação 2.0: conversa e prática

Em um universo onde as redes sociais virtuais ganham cada vez mais espaço - o que nem sempre é sinônimo de diálogo e compartilhamento reais - a comunicação precisa ser pensada de maneira diferente nas organizações e coletivos que trabalham, principalmente, a mobilização social. Esse foi o mote do evento Comunicação 2.0: conversa e prática, realizado no dia 1 de março de 2018 no Impact Hub, em Manaus (AM), sede atual da Educom Verde Comunicação e Educação Ambiental. Porque 2.0? Uma brincadeira com referência a uma "versão" atualizada do que precisa ser a comunicação nas relações de hoje. Mais do que se preocupar com ferramentas, é preciso refletir sobre como nos comunicamos com os públicos que precisamos, sejam eles alunos de um professor, ou beneficiários do projeto de uma organização. A oficina abordou o campo da Educomunicação como proposta metodológica para o aprendizado por meio das relações de comunicação, seja como ferramenta, seja como processo. É pensar se