Pular para o conteúdo principal

Download: Guia de Comunicação e Sustentabilidade

Acabo de ler um material fantásico do CEBDS - Centro Empresarial Brasileiro Para o Desenvolvimento Sustentável). E o que é melhor, de graça e acessível para download, como toda publicação que preza pela comunicação e educação (desculpem a rima) deveria ser.

Trata-se do Guia de Comunicação e Sustentabilidade editado pela instituição, que reúne empresas brasileiras preocupadas com a própria sustentabilidade (leia-se: coerência) do tema ambiental mais falado dos últimos tempos. E dá o recado logo no começo da publicação: "o comunicador tem que ser mais que um transmissor de informações".

Embora o discurso seja empresarial, vale a pena ler esse material que oferece uma reflexão pertinente aos dias atuais: o que é mesmo ser sustentável, dentro de uma empresa? Como é que se consegue harmonizar crescimento econômico, inclusão social e ainda diminuir os impactos negativos ao ambiente? Como deve ser comunicada a sustentabilidade na mídia e a outros públicos? Dá para usar vários trechos em sala de aula, para debater com os alunos sobre o tema.

Para quem trabalha na área de comunicação, ou ainda utiliza os serviços de um comunicador (como assessor de imprensa, comunicólogo, relações públicas ou qualquer outro rótulo), o guia traz recomendações importantes para o planejamento estratégico. Aborda um calo no sapato de algumas empresas que estão em fase de crescimento e de busca de identidade - a necessidade de todos os funcionários terem acesso a suas estratégias, missão e posicionamento em sustentabilidade, meio ambiente, desenvolvimento humano e papel social. E lembra também sobre os cuidados que devemos tomar com relação a pegada ambiental na produção das ferramentas que usamos.

É uma grande contradição que ainda temos, mesmo entre os educadores ambientais: você sabe o quanto as tintas usadas na impressão de um folder são tóxicas para o ambiente? Ou qual a necessidade real de se produzir tanto papel e se gastar tanta energia na realização de um evento? É bom prestar atenção na hora de planejar tudo isso, lembra a publicação.

A instituição promete uma segunda edição com contribuições dos próprios leitores. Aproveito para publicar aqui algumas delas:

1. Avançar no quesito fornecedores de serviços. O guia faz alertas, mas o CEBDS poderia investir em uma publicação específica sobre os serviços diversos (de gráfica a fornecedor de equipamentos de som) e nos orientando para as escolhas adequadas. Não basta comprar papel certificado pelo FSC. Mas avançar, como vamos conseguir sem entender como as coisas funcionam?

2. Avançar na mobilização pelas políticas públicas. Só orientar, por exemplo, a substituir o carro pela bicicleta como meio de transporte não basta; dependemos de programas de governo para avançar em determinados setores que têm a ver, diretamente, com sustentabilidade. Então uma orientação de como devemos nos mobilizar por essas causas pode ajudar as empresas, também, a engajarem seus funcionários (e ainda outros públicos, como as comunidades locais no entorno de um empreendimento em construção pela empresa, ou no entorno da própria empresa).

3. Avançar no quesito acesso a informação. Parece óbvio, mas não é. Transparência de informações significa, além de adequação de linguagem, garantir o acesso a estas informações pelos mais diversos tipos de públicos. Só no que se refere às questões socioambientais, vale a pena lembrar que há leis específicas (como a 10.650, que dispõe o acesso público a esse tipo de informação), e as empresas podem - e devem pensar estratégias para garantir a real difusão de informações que influenciam diferentes tipos de público. Inclusive aquele que não tem acesso a internet...

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Download: atlas de bacia hidrográfica

O Instituto de Educação e Pesquisa Ambiental 5 Elementos , de São Paulo, "especializou-se" na publicação de materiais paradidáticos que podem ser utilizados na educação ambiental, tanto na escola quanto fora dela. São materiais feitos por e para educadores, diferente do que acontece com algumas editoras brasileiras - que nem sempre contratam pessoas com real vivência nessa área. Seu lançamento mais recente é o Atlas Socioambiental - Um Retrato da Bacia Hidrográfica dos Rios Sorocaba e Médio Tietê . Tive a oportunidade de participar da produção, editando textos dessa ferramenta que une mapas e uma leitura dos mesmos para entender a gestão e a conservação dos recursos hídricos. A publicação está disponível para download no site da 5 Elementos, junto a outros materiais produzidos pelo Instituto que, inclusive, estão com tiragem esgotada. É o caso do manual Lixo e Reciclagem , que traz temas como a história da relação do homem com seus resíduos, a classificação, coleta, transpor

Parábola da escola animal

Texto inteligente do filósofo Osho, publicado no blog Palavras de Osho . É para se pensar... "Um amigo me enviou esta linda história. Eu gostaria que você a conhecesse; ela pode ajudar. A história se intitula "A Escola Animal". Um dia os animais se reuniram na floresta e decidiram criar uma escola.Havia um coelho, um pássaro, um esquilo, um peixe e uma enguia, e eles formaram uma Diretoria. O coelho insistiu na inclusão da corrida no currículo. O pássaro insistiu na inclusão do voo no currículo. O peixe insistiu na inclusão da natação no currículo. E o esquilo disse que a subida perpendicular em árvores era absolutamente necessária ao currículo. Eles juntaram todas essas coisas e escreveram um roteiro do currículo. Então insistiram em que todos os animais aprendessem todas as matérias. O coelho, embora tirasse um "A" em corrida, teve uma enorme dificuldade em subida perpendicular em árvores. Ele sempre caía de costas. Logo ele teve um tipo de d

Comunicação 2.0: conversa e prática

Em um universo onde as redes sociais virtuais ganham cada vez mais espaço - o que nem sempre é sinônimo de diálogo e compartilhamento reais - a comunicação precisa ser pensada de maneira diferente nas organizações e coletivos que trabalham, principalmente, a mobilização social. Esse foi o mote do evento Comunicação 2.0: conversa e prática, realizado no dia 1 de março de 2018 no Impact Hub, em Manaus (AM), sede atual da Educom Verde Comunicação e Educação Ambiental. Porque 2.0? Uma brincadeira com referência a uma "versão" atualizada do que precisa ser a comunicação nas relações de hoje. Mais do que se preocupar com ferramentas, é preciso refletir sobre como nos comunicamos com os públicos que precisamos, sejam eles alunos de um professor, ou beneficiários do projeto de uma organização. A oficina abordou o campo da Educomunicação como proposta metodológica para o aprendizado por meio das relações de comunicação, seja como ferramenta, seja como processo. É pensar se