Radionovela: um gênero educativo

1 comentários



Você sabe quem é Maria Felipa? Eu também não sabia da história dessa heroína baiana, até encontrá-la no Catálogo de Áudios do Instituto de Radiodifusão Educativa da Bahia.

Ela foi importante personagem na luta pela independência da Bahia, no final do século 19. A série da radionovela acima conta a sua saga, e é inspiração para projetos de rádio dentro e fora da sala de aula.

Estimular os alunos a pesquisar sobre sua memória e transformá-la em uma radionovela pode ser um processo de educomunicação muito produtivo. Embora seja muitas vezes grande a dificuldade em encontrar essa memória escrita, estimular a garotada a pesquisar entre os mais velhos, e posteriormente estruturar um roteiro para o rádio, também é uma forma de valorização da cultura oral.

Quem tiver experiências do gênero, conte para nós!

1 comentários:

  • ESCOLA AMBIENTAL APRENDIZES DA NATUREZA disse...

    Mantemos no Ceará a ESCOLA AMBIENTAL APRENDIZES DA NATUREZA ligado ao núcleo de responsabilidade social da FACULDADE INTEGRADA DO CEARÁ- ESTÁCIO. Gostaria que nosso blog fosse incluido em sua lista de blogs e gostaríamos de divulgar nossas ações. Nosso blog é aprendizesdanatureza.blogspot.com
    Um abraço e parabéns pelo blog...

 

©Copyright 2011 Educom Verde | TNB