Leia O OITI: um novo jornal comunitário

2 comentários
Oiti PDF Blog


Os comunicadores de três comunidades rurais de Prado (BA) lançaram o jornal comunitário O OITI, durante a primeira Conferência Municipal de Cultura do município.

Vitória tripla para o grupo:

1) Dona Natalice Oliva, agricultora e moradora da Pontinha, respondeu no microfone a uma educadora que reclamou da falta de programação cultural nos veículos de massa: "eu acho que a culpa é nossa. Se a programação está ruim é só desligar a televisão", disse ela.

2) O cineasta e produtor cultural Jaco Galdino, da vizinha Caravelas, avisou: "a mídia tradicional não vai mostrar a nossa cara. Temos que dominar as ferramentas para mostrarmos quem realmente somos".

3) Uma professora, durante um debate para trazer propostas culturais para o município, lembrou da falta de memória e sugeriu o incentivo de produções coletivas com a história do local contada pelos próprios moradores, conduzido por professores. Iniciativa que já foi feita na região, com apoio do MEC - os pataxós ganharam livro escrito e produzido pelos próprios índios dessa etnia (uma pena esse livro não ter sido lançado em PDF).

Cidadania é dar valor a cultura local, e criar mecanismos para se expressar esse valor, como os meios de comunicação comunitários. Pois cultura não é só comprar livros, ir a shows ao cinema. É também difundir o que importa para o seu próprio povo!

2 comentários:

  • Yordan Vergas disse...

    como faco para colaborar com o blog.
    Sou radialista interessado em trabalhar com esse tema.
    abs
    Roberto Stefani

  • 名言チェッカー disse...

    簡単な設問に答えるだけで貴方にふさわしい名言がわかる、名言チェッカー!あなたの本当の性格を見抜いちゃいます。世界の偉人達が残した名言にはどことなく重みがあるものです

 

©Copyright 2011 Educom Verde | TNB