Pular para o conteúdo principal

Porque me apaixonei pela causa ambiental 6

Maurício é biólogo, educador ambiental e ativista. Participa da ong Amigos das Veredas, em Brasília (DF) e professor da Escola Família Agrícola de Padre Bernardo (G). É membro do Coletivo Educador da Bacia do Descoberto, que ainda está em processo de formação (leia mais sobre coletivos educadores no blog).

Memorial de vida
Vim de uma família do interior de São Paulo, Bauru. Neto de agricultores, meu avô por parte de mãe trabalhava com criação de bicho da seda. E daí surgem minhas primeiras lembranças. Onde meu avô e tio trabalhavam no rancho e eu ficava debaixo das amoreiras brincando com algumas formigas cortadeiras e alguns bichos da seda que apanhava. O tempo ali passava diferente, podia ouvir as mamangavas passando, os pássaros cantando e algumas vacas mugindo bem mais ao longe.

Então meus pais vieram para Brasília tentar vida melhor. Nesta época a cidade dava oportunidade para quem quisesse aqui trabalhar. Moramos em várias cidades satélites do DF. Mas o grande momento para mim era quando chegavam às férias e podia retornar ao sítio dos meus avós. Cachorros, galinhas, pássaros, cavalos se tornavam meus grandes companheiros. Meu avô foi meu grande tutor eu o acompanhava para os lugares onde ele ia. Subíamos nas árvores para esperar os animais passarem, me contava sobre lobisomens e as lendas da região.

A adolescência chegou e passei pelas as transformações - internas e externas que todos jovens passam. Foi difícil mas sobrevivi. Veio a época do vestibular. Cobranças, mercado de trabalho, estudo era o que eu mais ouvia. Havia feito a inscrição para dois cursos nos vestibulares: Ciência da computação e ciências biológicas. No último dia de prova para a computação mesmo sabendo que era um mercado de trabalho bastante promissor não compareci. Dentro de mim sabia que não era o que queria.

Resultado: passei para Ciências Biológicas em Bauru. Fui morar numa república com mais 8 pessoas e nosso cocker preto “Ozzy”. Durante a faculdade pude me aprofundar mais naquilo que gostava. Fiz estágio no zoológico, no horto florestal ambos envolvendo educação ambiental. Um momento mágico quando fui estudar comportamento de lobo-guará numa reserva da região.

Retornei para Brasília, a pressão agora era arrumar um emprego para me manter. Passei no concurso da Secretaria de Educação do DF. No primeiro ano tive de lecionar para 21 turmas de ensino médio as disciplinas de Educação Ambiental e Ensino Religioso. Sobrevivi.

Agora faz oito anos que sou professor, atualmente com EJA noturno (20 hs). Fiz alguns cursos, participei de eventos sobre EA e tenho uma especialização de Engenharia de Controle da Poluição Ambiental pela USP/CREA-DF.

Atuei junto a UnB pelo decanato de extensão oferecendo curso para formação de educadores ambientais e sobre agroecologia no contexto escolar, pois, tive a oportunidade de fazer um curso com Ernest Gosth sobre SAF, para mim uma grande referência na área.

Atualmente sou membro da ONG sócio-ambiental Amigos das Veredas. E membro da AMEFA (Associação Mantedora da Escola Família Agrícola de Padre Bernardo/ GO) na qual também sou professor da escola utilizando como ferramenta a Pedagogia da Alternância; atuo também nos "Coletivos Educadores para Territórios Sustentáveis da Bacia do Descoberto/DF” - faço parte da coordenação local, sendo que ainda não se iniciaram as ações do programa. E ainda atuo no Informativo Aroeira de Brazlândia, que é uma cidade-satélite de Brasília. Esamos na luta fazendo parte do MEB (Movimento em Defesa de Brazlândia).

É com grande alegria estar participando deste coletivo pela vida.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Download: atlas de bacia hidrográfica

O Instituto de Educação e Pesquisa Ambiental 5 Elementos , de São Paulo, "especializou-se" na publicação de materiais paradidáticos que podem ser utilizados na educação ambiental, tanto na escola quanto fora dela. São materiais feitos por e para educadores, diferente do que acontece com algumas editoras brasileiras - que nem sempre contratam pessoas com real vivência nessa área. Seu lançamento mais recente é o Atlas Socioambiental - Um Retrato da Bacia Hidrográfica dos Rios Sorocaba e Médio Tietê . Tive a oportunidade de participar da produção, editando textos dessa ferramenta que une mapas e uma leitura dos mesmos para entender a gestão e a conservação dos recursos hídricos. A publicação está disponível para download no site da 5 Elementos, junto a outros materiais produzidos pelo Instituto que, inclusive, estão com tiragem esgotada. É o caso do manual Lixo e Reciclagem , que traz temas como a história da relação do homem com seus resíduos, a classificação, coleta, transpor

Parábola da escola animal

Texto inteligente do filósofo Osho, publicado no blog Palavras de Osho . É para se pensar... "Um amigo me enviou esta linda história. Eu gostaria que você a conhecesse; ela pode ajudar. A história se intitula "A Escola Animal". Um dia os animais se reuniram na floresta e decidiram criar uma escola.Havia um coelho, um pássaro, um esquilo, um peixe e uma enguia, e eles formaram uma Diretoria. O coelho insistiu na inclusão da corrida no currículo. O pássaro insistiu na inclusão do voo no currículo. O peixe insistiu na inclusão da natação no currículo. E o esquilo disse que a subida perpendicular em árvores era absolutamente necessária ao currículo. Eles juntaram todas essas coisas e escreveram um roteiro do currículo. Então insistiram em que todos os animais aprendessem todas as matérias. O coelho, embora tirasse um "A" em corrida, teve uma enorme dificuldade em subida perpendicular em árvores. Ele sempre caía de costas. Logo ele teve um tipo de d

Comunicação 2.0: conversa e prática

Em um universo onde as redes sociais virtuais ganham cada vez mais espaço - o que nem sempre é sinônimo de diálogo e compartilhamento reais - a comunicação precisa ser pensada de maneira diferente nas organizações e coletivos que trabalham, principalmente, a mobilização social. Esse foi o mote do evento Comunicação 2.0: conversa e prática, realizado no dia 1 de março de 2018 no Impact Hub, em Manaus (AM), sede atual da Educom Verde Comunicação e Educação Ambiental. Porque 2.0? Uma brincadeira com referência a uma "versão" atualizada do que precisa ser a comunicação nas relações de hoje. Mais do que se preocupar com ferramentas, é preciso refletir sobre como nos comunicamos com os públicos que precisamos, sejam eles alunos de um professor, ou beneficiários do projeto de uma organização. A oficina abordou o campo da Educomunicação como proposta metodológica para o aprendizado por meio das relações de comunicação, seja como ferramenta, seja como processo. É pensar se