Pular para o conteúdo principal

Oficina-curso: um pouco sobre educomunicação socioambiental para gestores de projetos

Uma escola de sustentabilidade: essa é a proposta da Ambiente Global, em São Paulo, que traz cursos e oficinas bem interessadas envolvendo meio ambiente.

Darei uma oficina-curso em julho/2008. Estão todos convidados! Acompanhe o programa abaixo:

Educomunicação para Gestores de Projetos Socioambientais

Data: 17 a 18/07/08

Horário: 09h as 18h

Duração: 16 horas

Local: São Paulo - SP


Benefícios

- Refletir sobre o papel da comunicação em projetos e programas sócioambientais, indo além do conhecimento básico sobre divulgação e assessoria de imprensa.
- Buscar maneiras de envolver diversos atores sociais nos processos de educação ambiental, incentivando o protagonismo.
- Demonstrar estratégias e ferramentas de comunicação que incentivem, de forma eficiente, a educação ambiental junto aos públicos envolvidos em projetos socioambientais (interno/administrativo, pesquisadores, comunidades);
- Conhecer o conceito de educomunicação e trazê-lo para as práticas de educação ambiental.

Objetivo(s)

Discutir o papel da comunicação dentro de projetos e programas ambientais e debater estratégias para promover a educação ambiental através da comunicação.

Conteúdo Programático

1. Refletindo sobre o papel da comunicação na educação ambiental
1.1. Dinâmica sobre comunicação
1.2. Objetivos da comunicação na educação ambiental
1.3. Avaliação em grupo da comunicação nos projetos e programas socioambientais dos participantes

2. Linguagens, produtos e públicos
2.1. Dinâmica sobre a linguagem
2.2. A importância da linguagem na comunicação
2.3. Leitura e crítica de materiais comunicativos utilizados na educação ambiental

3. A educomunicação socioambiental
3.1. Dinâmica sobre trabalho em rede
3.2. O conceito de educomunicação e sua aplicação em projetos e programas sócioambientais
3.3. Protagonismo na educomunicação: diálogo e intercâmbio de experiências para promover a educação ambiental.

4. Atividades final – aplicação prática da educomunicação
4.1. Produção coletiva de um produto educomunicativo: jornal-mural e/ou programa de rádio
4.2. Proposta de planejamento para utilizar a educomunicação em projetos socioambientais: atores envolvidos e seus papéis

Público-Alvo

Gestores de projetos e programas socioambientais, gestores de unidades de conservação, estudantes e profissionais de comunicação envolvidos em projetos e programas socioambientais.

Metodologia


- Dinâmicas sobre comunicação – “ouvir e ser ouvido” e “formação de redes”- Diagnóstico coletivo sobre o uso da comunicação nos projetos e programas dos participantes - Reflexão sobre materiais de comunicação utilizados na educação ambiental- Apresentação do conceito de educomunicação e sua aplicação em projetos e programas socioambientais- Exercícios práticos com exemplos de trabalhos educomunicativos e sua aplicação em projetos e programas socioambientais

Instrutor(es)

Débora Menezes – Jornalista e educadora ambiental, ex-repórter da Editora Abril – Guia 4 Rodas e voluntária em projetos de comunicação e educação sócioambiental há cinco anos, tendo colaborado com pesquisas sobre turismo e comunidades tradicionais para o Plano de Manejo da APA Cairuçu, em Paraty (RJ). Escreve regularmente para revistas como a Nova Escola e mantém o blog de educação e comunicação Educom Verde
.

Material Didático

Apostila Individual contendo:1. Slides da apresentação;2. Textos e exemplos sobre educomunicação sócioambiental;3. Dinâmicas e atividades;4. Indicação bibliográfica.

Inclui

- Material Didático
- Certificado
- Coffebreak
Saiba mais em Ambiente Global.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

  Esta semana em Brasília ocorre a vigésima edição do ATL - Acampamento Terra Livre, organizado pela APIB (Articulação dos Povos Indígenas do Brasil).  É a maior mobilização indígena do país e tem uma semana de muitas atividades, incluindo marchas, sessão solene no Congresso Nacional e apresentações culturais. Em 2023 foram seis mil indígenas de 180 etnias participando. Este ano, com certeza, haverá muito mais. Reinauguro este espaço de comunicação que não escrevo há tempos para prestigiar a ATL, vou acompanhar ao vivo no dia 23 de março, diretamente de Brasília, onde estou morando, em parceria com o site Vocativo.com , do premiado jornalista Fred Santana, de Manaus.  Vou acompanhar um trechinho da marcha que eles fazem até o congresso e assistir as duas sessões. Me acompanhem lá pelo Vocativo.com! 

Quadrinhos, um jeito divertido de ensinar meio ambiente

A tirinha acima faz parte do projeto Edu HQ , mantido pelo Centro Brasileiro de Pesquisas Físicas, e mantém um acervo com centenas de quadrinhos e pequenas animações, muitas delas feitas por crianças. No item meio ambiente há 173 tirinhas como essa. Trabalhar com quadrinhos na sala de aula e no dia-a-dia é uma viagem... pois a partir da brincadeira é possível levantar vários pontos: refletir sobre o recurso de linguagem, o humor, a ironia, pesquisar o que o autor quis dizer, o que há por trás da história. Já para quem é "gente grande", quadrinhos são sempre um respiro no dia-a-dia... e também ajudam a pensar!

Parábola da escola animal

Texto inteligente do filósofo Osho, publicado no blog Palavras de Osho . É para se pensar... "Um amigo me enviou esta linda história. Eu gostaria que você a conhecesse; ela pode ajudar. A história se intitula "A Escola Animal". Um dia os animais se reuniram na floresta e decidiram criar uma escola.Havia um coelho, um pássaro, um esquilo, um peixe e uma enguia, e eles formaram uma Diretoria. O coelho insistiu na inclusão da corrida no currículo. O pássaro insistiu na inclusão do voo no currículo. O peixe insistiu na inclusão da natação no currículo. E o esquilo disse que a subida perpendicular em árvores era absolutamente necessária ao currículo. Eles juntaram todas essas coisas e escreveram um roteiro do currículo. Então insistiram em que todos os animais aprendessem todas as matérias. O coelho, embora tirasse um "A" em corrida, teve uma enorme dificuldade em subida perpendicular em árvores. Ele sempre caía de costas. Logo ele teve um tipo de d...