Pular para o conteúdo principal

Oficina-curso: um pouco sobre educomunicação socioambiental para gestores de projetos

Uma escola de sustentabilidade: essa é a proposta da Ambiente Global, em São Paulo, que traz cursos e oficinas bem interessadas envolvendo meio ambiente.

Darei uma oficina-curso em julho/2008. Estão todos convidados! Acompanhe o programa abaixo:

Educomunicação para Gestores de Projetos Socioambientais

Data: 17 a 18/07/08

Horário: 09h as 18h

Duração: 16 horas

Local: São Paulo - SP


Benefícios

- Refletir sobre o papel da comunicação em projetos e programas sócioambientais, indo além do conhecimento básico sobre divulgação e assessoria de imprensa.
- Buscar maneiras de envolver diversos atores sociais nos processos de educação ambiental, incentivando o protagonismo.
- Demonstrar estratégias e ferramentas de comunicação que incentivem, de forma eficiente, a educação ambiental junto aos públicos envolvidos em projetos socioambientais (interno/administrativo, pesquisadores, comunidades);
- Conhecer o conceito de educomunicação e trazê-lo para as práticas de educação ambiental.

Objetivo(s)

Discutir o papel da comunicação dentro de projetos e programas ambientais e debater estratégias para promover a educação ambiental através da comunicação.

Conteúdo Programático

1. Refletindo sobre o papel da comunicação na educação ambiental
1.1. Dinâmica sobre comunicação
1.2. Objetivos da comunicação na educação ambiental
1.3. Avaliação em grupo da comunicação nos projetos e programas socioambientais dos participantes

2. Linguagens, produtos e públicos
2.1. Dinâmica sobre a linguagem
2.2. A importância da linguagem na comunicação
2.3. Leitura e crítica de materiais comunicativos utilizados na educação ambiental

3. A educomunicação socioambiental
3.1. Dinâmica sobre trabalho em rede
3.2. O conceito de educomunicação e sua aplicação em projetos e programas sócioambientais
3.3. Protagonismo na educomunicação: diálogo e intercâmbio de experiências para promover a educação ambiental.

4. Atividades final – aplicação prática da educomunicação
4.1. Produção coletiva de um produto educomunicativo: jornal-mural e/ou programa de rádio
4.2. Proposta de planejamento para utilizar a educomunicação em projetos socioambientais: atores envolvidos e seus papéis

Público-Alvo

Gestores de projetos e programas socioambientais, gestores de unidades de conservação, estudantes e profissionais de comunicação envolvidos em projetos e programas socioambientais.

Metodologia


- Dinâmicas sobre comunicação – “ouvir e ser ouvido” e “formação de redes”- Diagnóstico coletivo sobre o uso da comunicação nos projetos e programas dos participantes - Reflexão sobre materiais de comunicação utilizados na educação ambiental- Apresentação do conceito de educomunicação e sua aplicação em projetos e programas socioambientais- Exercícios práticos com exemplos de trabalhos educomunicativos e sua aplicação em projetos e programas socioambientais

Instrutor(es)

Débora Menezes – Jornalista e educadora ambiental, ex-repórter da Editora Abril – Guia 4 Rodas e voluntária em projetos de comunicação e educação sócioambiental há cinco anos, tendo colaborado com pesquisas sobre turismo e comunidades tradicionais para o Plano de Manejo da APA Cairuçu, em Paraty (RJ). Escreve regularmente para revistas como a Nova Escola e mantém o blog de educação e comunicação Educom Verde
.

Material Didático

Apostila Individual contendo:1. Slides da apresentação;2. Textos e exemplos sobre educomunicação sócioambiental;3. Dinâmicas e atividades;4. Indicação bibliográfica.

Inclui

- Material Didático
- Certificado
- Coffebreak
Saiba mais em Ambiente Global.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Download: atlas de bacia hidrográfica

O Instituto de Educação e Pesquisa Ambiental 5 Elementos , de São Paulo, "especializou-se" na publicação de materiais paradidáticos que podem ser utilizados na educação ambiental, tanto na escola quanto fora dela. São materiais feitos por e para educadores, diferente do que acontece com algumas editoras brasileiras - que nem sempre contratam pessoas com real vivência nessa área. Seu lançamento mais recente é o Atlas Socioambiental - Um Retrato da Bacia Hidrográfica dos Rios Sorocaba e Médio Tietê . Tive a oportunidade de participar da produção, editando textos dessa ferramenta que une mapas e uma leitura dos mesmos para entender a gestão e a conservação dos recursos hídricos. A publicação está disponível para download no site da 5 Elementos, junto a outros materiais produzidos pelo Instituto que, inclusive, estão com tiragem esgotada. É o caso do manual Lixo e Reciclagem , que traz temas como a história da relação do homem com seus resíduos, a classificação, coleta, transpor

Parábola da escola animal

Texto inteligente do filósofo Osho, publicado no blog Palavras de Osho . É para se pensar... "Um amigo me enviou esta linda história. Eu gostaria que você a conhecesse; ela pode ajudar. A história se intitula "A Escola Animal". Um dia os animais se reuniram na floresta e decidiram criar uma escola.Havia um coelho, um pássaro, um esquilo, um peixe e uma enguia, e eles formaram uma Diretoria. O coelho insistiu na inclusão da corrida no currículo. O pássaro insistiu na inclusão do voo no currículo. O peixe insistiu na inclusão da natação no currículo. E o esquilo disse que a subida perpendicular em árvores era absolutamente necessária ao currículo. Eles juntaram todas essas coisas e escreveram um roteiro do currículo. Então insistiram em que todos os animais aprendessem todas as matérias. O coelho, embora tirasse um "A" em corrida, teve uma enorme dificuldade em subida perpendicular em árvores. Ele sempre caía de costas. Logo ele teve um tipo de d

Comunicação 2.0: conversa e prática

Em um universo onde as redes sociais virtuais ganham cada vez mais espaço - o que nem sempre é sinônimo de diálogo e compartilhamento reais - a comunicação precisa ser pensada de maneira diferente nas organizações e coletivos que trabalham, principalmente, a mobilização social. Esse foi o mote do evento Comunicação 2.0: conversa e prática, realizado no dia 1 de março de 2018 no Impact Hub, em Manaus (AM), sede atual da Educom Verde Comunicação e Educação Ambiental. Porque 2.0? Uma brincadeira com referência a uma "versão" atualizada do que precisa ser a comunicação nas relações de hoje. Mais do que se preocupar com ferramentas, é preciso refletir sobre como nos comunicamos com os públicos que precisamos, sejam eles alunos de um professor, ou beneficiários do projeto de uma organização. A oficina abordou o campo da Educomunicação como proposta metodológica para o aprendizado por meio das relações de comunicação, seja como ferramenta, seja como processo. É pensar se