Pular para o conteúdo principal

Mais um relato apaixonado sobre educação ambiental

Lá vai mais uma história inspiradora!

Eunice Venturi é jornalista e especialista em educação ambiental. Atuou na produção jornalística de programas de educação ambiental e em assessorias de comunicação. Atualmente, integra o Conselho Técnico e Deliberativo do Instituto Socioambiental Rio dos Peixes, em Joinville (SC), e é Coordenadora Executiva do
Centro Golfinho Rotador, em Fernando de Noronha (PE).

Antes de responder “Porque me apaixonei pela causa ambiental” pensei em “como me apaixonei pela causa ambiental”. Percorri um longo caminho, um tanto torto, é bem verdade, até "me apaixonar"... há pouco mais de nove anos, deixei de trabalhar em um setor de peças de caminhão. Após trocar o mundo masculino de uma oficina mecânica, fui cuidar das “entradas” e “saídas” financeiras em uma administradora de condomínios.

Nessa administradora, conheci uma sindica que tinha uma irmã jornalista, para quem mais tarde fiz alguns “freelas”. E desses “freelas” começou uma parceria que durou quatro anos. Foi tempo suficiente para conhecer Maria Amália Krause, vice-presidente do Centro Golfinho Rotador, onde trabalho hoje. Basicamente, o caminho foi esse: sai do setor de peças, fui para a administradora, conheci Maria Amália e descobri a causa ambiental.

O jornalismo já estava no sangue, mas só me encontrei com ele no ano de 2000, quando prestei vestibular. Às vezes gostamos ou fazemos certas coisas e não entendemos o motivo. Quando criança, gostava de escrever poesias. Meu pai trabalhava em um hospital e sua colega datilografava as poesias que eu escrevia. Mais tarde, ele conseguiu me presentear com uma máquina de escrever Olivetti.

Também sempre quis fotografar. Hoje sei que a combinação de poesia e fotografia me levou para o jornalismo. O encontro com o meio ambiente aconteceu quando Maria Amália me designou para fazer coberturas jornalísticas do Prêmio Embraco de Ecologia, um programa de educação ambiental para escolas públicas e privadas de Joinville (SC). Quando eu ia para a região oeste de Joinville, no bairro Vila Nova, onde passa o Rio Piraí, tinha vontade de ficar para sempre.

Em 2005, quando deixei de trabalhar com Maria Amália, tornei-me assessoria de imprensa do vereador joinvilense Jucélio Girardi, um grande e velho amigo. Naquele ano, Jucélio viabilizou uma verba no Governo do Estado de Santa Catarina para que fosse desenvolvido um programa de educação ambiental no bairro dele: o bairro Vila Nova, do rio Piraí. Nessa época eu estava concluindo minha especialização em educação ambiental. Ele me disponibilizou para gerenciar a verba e convidei uma bióloga para coordenar o programa comigo.

A partir desse instante, Gisele Rosa Abrahão saiu da condição de minha amiga, para tornar-se minha companheira na causa ambiental. Desenvolvemos o projeto “Diagnóstico Socioambiental Participativo do Bairro Vila Nova”. A última etapa foi a criação da OSCIP Instituto Socioambiental Rio dos Peixes presidido pela Gisele. Muitas vezes, eu e Gisele tivemos dúvidas se o que estávamos fazendo estava correto. Quando descobrimos a biografia do engenheiro Fábio Rosa nós começamos a entender algumas coisas, sobretudo porque o processo de criação do instituto foi muito burocrático.

Eis o que motiva Fábio: "estou tentando construir um pedacinho do mundo no qual gostaria de viver. Para mim, um projeto só faz sentido quando serve para tornar as pessoas mais felizes e quando constitui a esperança de um futuro melhor. Eis a alma dos meus projetos". Naquele momento, observamos que nosso projeto precisava fazer as pessoas felizes.

E já que o momento era de encontro com a felicidade, também a encontrei no meu retorno à política. Se nós somos responsáveis pela política que temos, certamente precisamos vivê-la diariamente para construir uma política melhor. E essa é minha avaliação do deputado federal Mauro Mariani e dos amigos que conheci nessa época. E foi dessa forma que descobri a causa ambiental e o desejo de contribuir com um mundo melhor e ambientalmente equilibrado.

Sobre porque me apaixonei pela causa: Porque foi necessário que todas essas pessoas cruzassem o meu caminho e me fizessem enxergar o meio ambiente, a política e o jornalismo de uma diferente e responsável. No mais, outras pessoas estão no meu caminho, especialmente toda a equipe do Projeto Golfinho Rotador.
Nesse momento, é com esse grupo, de mais de vintes pessoas, que vou crescendo, aprendendo a nadar, a mergulhar, a falar inglês, a conhecer o mundo dos golfinhos-rotadores e alcançar minha missão: construir um mundo melhor para todos nós!

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Download: atlas de bacia hidrográfica

O Instituto de Educação e Pesquisa Ambiental 5 Elementos , de São Paulo, "especializou-se" na publicação de materiais paradidáticos que podem ser utilizados na educação ambiental, tanto na escola quanto fora dela. São materiais feitos por e para educadores, diferente do que acontece com algumas editoras brasileiras - que nem sempre contratam pessoas com real vivência nessa área. Seu lançamento mais recente é o Atlas Socioambiental - Um Retrato da Bacia Hidrográfica dos Rios Sorocaba e Médio Tietê . Tive a oportunidade de participar da produção, editando textos dessa ferramenta que une mapas e uma leitura dos mesmos para entender a gestão e a conservação dos recursos hídricos. A publicação está disponível para download no site da 5 Elementos, junto a outros materiais produzidos pelo Instituto que, inclusive, estão com tiragem esgotada. É o caso do manual Lixo e Reciclagem , que traz temas como a história da relação do homem com seus resíduos, a classificação, coleta, transpor

Parábola da escola animal

Texto inteligente do filósofo Osho, publicado no blog Palavras de Osho . É para se pensar... "Um amigo me enviou esta linda história. Eu gostaria que você a conhecesse; ela pode ajudar. A história se intitula "A Escola Animal". Um dia os animais se reuniram na floresta e decidiram criar uma escola.Havia um coelho, um pássaro, um esquilo, um peixe e uma enguia, e eles formaram uma Diretoria. O coelho insistiu na inclusão da corrida no currículo. O pássaro insistiu na inclusão do voo no currículo. O peixe insistiu na inclusão da natação no currículo. E o esquilo disse que a subida perpendicular em árvores era absolutamente necessária ao currículo. Eles juntaram todas essas coisas e escreveram um roteiro do currículo. Então insistiram em que todos os animais aprendessem todas as matérias. O coelho, embora tirasse um "A" em corrida, teve uma enorme dificuldade em subida perpendicular em árvores. Ele sempre caía de costas. Logo ele teve um tipo de d

Comunicação 2.0: conversa e prática

Em um universo onde as redes sociais virtuais ganham cada vez mais espaço - o que nem sempre é sinônimo de diálogo e compartilhamento reais - a comunicação precisa ser pensada de maneira diferente nas organizações e coletivos que trabalham, principalmente, a mobilização social. Esse foi o mote do evento Comunicação 2.0: conversa e prática, realizado no dia 1 de março de 2018 no Impact Hub, em Manaus (AM), sede atual da Educom Verde Comunicação e Educação Ambiental. Porque 2.0? Uma brincadeira com referência a uma "versão" atualizada do que precisa ser a comunicação nas relações de hoje. Mais do que se preocupar com ferramentas, é preciso refletir sobre como nos comunicamos com os públicos que precisamos, sejam eles alunos de um professor, ou beneficiários do projeto de uma organização. A oficina abordou o campo da Educomunicação como proposta metodológica para o aprendizado por meio das relações de comunicação, seja como ferramenta, seja como processo. É pensar se