Pular para o conteúdo principal

Mudanças climáticas. Em mim

Poesia é a forma intituitiva de absorver as coisas do universo. Não precisa de livros, não precisa de conhecimento. Só de inspiração. É por isso que divido com vocês meu poema em prosa "Mudanças Climáticas", porque esse tema está pragmático e científico demais. Espero que gostem - e comentem!


Mudanças Climáticas

Arde em mim um fogo
Do qual só sinto o cheiro pesado de sua fumaça.
Os animais dentro da minha mata
Correm perdidos em todas as direções,
Tentando escapar das labaredas cada vez mais altas.

Eles não encontram saída...

Fervem em mim as águas de todas as geleiras.
O nível do mar de minha alma transborda;
Camadas e mais camadas de gelo derretem-se
E só têm uma saída: os olhos,
Que derramam as lágrimas de muitos ciclos de degelo e fogo.

Diz a parábola que a espada precisa do fogo
E precisa da água
Para alcançar a fortaleza.
Mas só sei de minha natureza,
Que não suporta tantas mudanças climáticas
Gelo, degelo e fogo.
Fumaça e cinzas.

Minha floresta interna quer sossego.
Quer as águas descendo, do alto da nascente, até o mar.
Quer a chuva fina, todo fim de tarde,
De vez em quando chacoalhar, com raios e trovões, na noite escura.

Minha floresta interna quer o equilíbrio,
Ouvindo apenas vozes de grilos e de sapos,
E ainda o som dos riachos dobrando a esquina em cada pedra.

Meus animais internos, sobretudo os tucanos, os cavalos e os leões,
Querem voar e correr para muito longe
Sem horizontes limitados.
Esses meus animais querem a certeza
De que o caminho de volta permaneça o mesmo.

Ainda que a paisagem mude por força dos ventos, das águas e do tempo
A minha floresta quer ser a mesma, sempre.

Minhas emoções não podem ser recicladas
Nem reutilizadas.
Elas são únicas.
E assim como a natureza externa do mundo tem seus ciclos,
A minha natureza também.

Ela precisa cambiar as emoções
Para dar espaço a outras.
Mas sempre preservando o principal,
Que é a própria essência do meu ser.

(Pico do Jaraguá, junho/2007)

Comentários

Anônimo disse…
Este comentário foi removido pelo autor.
Anônimo disse…
Olá Débora
Repasso para vc uma brincadeira entre blogueiros: o meme da página 161:
1. Pegar um livro próximo (PRÓXIMO, não procure);
2. Abrir na página 161;
3. Procurar a 5ª frase completa;
4. Postar essa frase em seu blog;
5. Não escolher a melhor frase nem o melhor livro;
6. Repassar para outros 5 blogs.
Um abraço

Postagens mais visitadas deste blog

Download: atlas de bacia hidrográfica

O Instituto de Educação e Pesquisa Ambiental 5 Elementos , de São Paulo, "especializou-se" na publicação de materiais paradidáticos que podem ser utilizados na educação ambiental, tanto na escola quanto fora dela. São materiais feitos por e para educadores, diferente do que acontece com algumas editoras brasileiras - que nem sempre contratam pessoas com real vivência nessa área. Seu lançamento mais recente é o Atlas Socioambiental - Um Retrato da Bacia Hidrográfica dos Rios Sorocaba e Médio Tietê . Tive a oportunidade de participar da produção, editando textos dessa ferramenta que une mapas e uma leitura dos mesmos para entender a gestão e a conservação dos recursos hídricos. A publicação está disponível para download no site da 5 Elementos, junto a outros materiais produzidos pelo Instituto que, inclusive, estão com tiragem esgotada. É o caso do manual Lixo e Reciclagem , que traz temas como a história da relação do homem com seus resíduos, a classificação, coleta, transpor

Parábola da escola animal

Texto inteligente do filósofo Osho, publicado no blog Palavras de Osho . É para se pensar... "Um amigo me enviou esta linda história. Eu gostaria que você a conhecesse; ela pode ajudar. A história se intitula "A Escola Animal". Um dia os animais se reuniram na floresta e decidiram criar uma escola.Havia um coelho, um pássaro, um esquilo, um peixe e uma enguia, e eles formaram uma Diretoria. O coelho insistiu na inclusão da corrida no currículo. O pássaro insistiu na inclusão do voo no currículo. O peixe insistiu na inclusão da natação no currículo. E o esquilo disse que a subida perpendicular em árvores era absolutamente necessária ao currículo. Eles juntaram todas essas coisas e escreveram um roteiro do currículo. Então insistiram em que todos os animais aprendessem todas as matérias. O coelho, embora tirasse um "A" em corrida, teve uma enorme dificuldade em subida perpendicular em árvores. Ele sempre caía de costas. Logo ele teve um tipo de d

Comunicação 2.0: conversa e prática

Em um universo onde as redes sociais virtuais ganham cada vez mais espaço - o que nem sempre é sinônimo de diálogo e compartilhamento reais - a comunicação precisa ser pensada de maneira diferente nas organizações e coletivos que trabalham, principalmente, a mobilização social. Esse foi o mote do evento Comunicação 2.0: conversa e prática, realizado no dia 1 de março de 2018 no Impact Hub, em Manaus (AM), sede atual da Educom Verde Comunicação e Educação Ambiental. Porque 2.0? Uma brincadeira com referência a uma "versão" atualizada do que precisa ser a comunicação nas relações de hoje. Mais do que se preocupar com ferramentas, é preciso refletir sobre como nos comunicamos com os públicos que precisamos, sejam eles alunos de um professor, ou beneficiários do projeto de uma organização. A oficina abordou o campo da Educomunicação como proposta metodológica para o aprendizado por meio das relações de comunicação, seja como ferramenta, seja como processo. É pensar se