Pular para o conteúdo principal

Escola Sustentável em livro

No dia 06 de outubro (sábado), às 10h, a pedagoga e escritora Lucia Legan promove o lançamento de seu livro A Escola Sustentável - Eco-alfabetizando Pelo Meio Ambiente (Imprensa Oficial do Estado de São Paulo, R$ 30). Será no Centro de Educação Ambiental do Parque Vila-Lobos, em São Paulo, mantido pela ong Cinco Elementos (http://www.5elementos.org.br/).

Susan é uma das fundadoras do Instituto de Permacultura e Ecovilas do Cerrado (Ipec - http://www.ecocentro.org/), e enxerga a educação de uma maneira realmente holística, que vai além da visão tecnicista e utilitarista que toma conta de alguns educadores ambientais. Reproduzo, abaixo, entrevista que fiz com a autora na cobertura de um congresso de EA para a revista Nova Escola:

Sustentabilidade é uma palavra que está sendo muito difundida nos noticiários sobre meio ambiente. E sobre “escola sustentável”, você já ouviu falar? Na definição da pedagoga australiana Lucia Legan, trata-se da escola com um ambiente que se auto-sustenta, que inclui não apenas a postura dos professores em relação à natureza e à ética social, mas que também leva em conta aspectos de sua infra-estrutura. Para Lucia, água potável à disposição dos alunos, banheiros limpos e com sistema de esgoto adequado, jardins bem cuidados e outras medidas contribuem para que as crianças aprendam, desde pequenas, a observar o ambiente que as cerca – e a respeitá-lo.

Lucia lançou a segunda edição de seu livro A Escola Sustentável: Eco-Alfabetizando Pelo Ambiente durante o III Encontro Estadual de Educação Ambiental. Além de textos que informam de maneira didática sobre temas sócio-ambientais (como ecossistemas, energia e alimentos geneticamente modificados), a publicação oferece sugestões de atividades para fazer ao ar livre e que despertam na garotada o desejo de experimentar, observar e refletir – três verbos que a autora considera importantes na Educação Ambiental (EA).
Pedagoga com mestrado em Meio Ambiente e Ciências em seu país natal, Lúcia chegou ao Brasil há sete anos. Em Pirenópolis (GO), criou o Ecocentro Ipec (Instituto de Permacultura e Ecovilas do Cerrado). Criado na Austrália, o termo permacultura refere-se a práticas que visam à busca de um ambiente sustentável, sem desperdício de energia, alimentos e espaços, integrando o ser humano aos ciclos da natureza. Por isso, o Ipec é muito procurado por interessados em construções dentro desse conceito, especialmente arquitetos.
Esse referencial também serviu para Lúcia escrever o livro e trazer a filosofia e a prática da sustentabilidade a escolas públicas como a EE Isaltina Cajubi, em Araçuaí (MG). Durante três dias, Lúcia e uma equipe visitam a instituição de ensino e conversam não só com os professores, mas também com os alunos, para saber que melhorias a escola pode fazer. Alunos também participam das mudanças, ajudando a construir parte dessa nova estrutura.

Parece muito difícil implantar mudanças em sua escola? Lúcia avisa: você pode começar até com um minhocário. “A partir de uma caixinha onde as minhocas trabalham a terra, as crianças poderão observar um ciclo da natureza e produzir suas próprias reflexões”, explica a pedagoga. “O importante é que os alunos sejam incluídos nas atividades, seja um minhocário ou a construção de um jardim com árvores frutíferas. Isso tudo depois pode ser incorporado em trabalhos na sala de aula”, completa.
Essa entrevista foi feita durante o lançamento do livro no III Congresso Estadual de Educação Ambiental, que rolou em São José do Rio Preto no final de junho deste ano. Quem quiser saber sobre o que rolou nesse evento pode acessar o arquivo http://revistaescola.abril.com.br/online/cobertura/cobertura_244321.shtml).

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Download: atlas de bacia hidrográfica

O Instituto de Educação e Pesquisa Ambiental 5 Elementos , de São Paulo, "especializou-se" na publicação de materiais paradidáticos que podem ser utilizados na educação ambiental, tanto na escola quanto fora dela. São materiais feitos por e para educadores, diferente do que acontece com algumas editoras brasileiras - que nem sempre contratam pessoas com real vivência nessa área. Seu lançamento mais recente é o Atlas Socioambiental - Um Retrato da Bacia Hidrográfica dos Rios Sorocaba e Médio Tietê . Tive a oportunidade de participar da produção, editando textos dessa ferramenta que une mapas e uma leitura dos mesmos para entender a gestão e a conservação dos recursos hídricos. A publicação está disponível para download no site da 5 Elementos, junto a outros materiais produzidos pelo Instituto que, inclusive, estão com tiragem esgotada. É o caso do manual Lixo e Reciclagem , que traz temas como a história da relação do homem com seus resíduos, a classificação, coleta, transpor

Parábola da escola animal

Texto inteligente do filósofo Osho, publicado no blog Palavras de Osho . É para se pensar... "Um amigo me enviou esta linda história. Eu gostaria que você a conhecesse; ela pode ajudar. A história se intitula "A Escola Animal". Um dia os animais se reuniram na floresta e decidiram criar uma escola.Havia um coelho, um pássaro, um esquilo, um peixe e uma enguia, e eles formaram uma Diretoria. O coelho insistiu na inclusão da corrida no currículo. O pássaro insistiu na inclusão do voo no currículo. O peixe insistiu na inclusão da natação no currículo. E o esquilo disse que a subida perpendicular em árvores era absolutamente necessária ao currículo. Eles juntaram todas essas coisas e escreveram um roteiro do currículo. Então insistiram em que todos os animais aprendessem todas as matérias. O coelho, embora tirasse um "A" em corrida, teve uma enorme dificuldade em subida perpendicular em árvores. Ele sempre caía de costas. Logo ele teve um tipo de d

Comunicação 2.0: conversa e prática

Em um universo onde as redes sociais virtuais ganham cada vez mais espaço - o que nem sempre é sinônimo de diálogo e compartilhamento reais - a comunicação precisa ser pensada de maneira diferente nas organizações e coletivos que trabalham, principalmente, a mobilização social. Esse foi o mote do evento Comunicação 2.0: conversa e prática, realizado no dia 1 de março de 2018 no Impact Hub, em Manaus (AM), sede atual da Educom Verde Comunicação e Educação Ambiental. Porque 2.0? Uma brincadeira com referência a uma "versão" atualizada do que precisa ser a comunicação nas relações de hoje. Mais do que se preocupar com ferramentas, é preciso refletir sobre como nos comunicamos com os públicos que precisamos, sejam eles alunos de um professor, ou beneficiários do projeto de uma organização. A oficina abordou o campo da Educomunicação como proposta metodológica para o aprendizado por meio das relações de comunicação, seja como ferramenta, seja como processo. É pensar se