Boa prática: blog na sala de aula

2 comentários
Alunos e professores produzindo conhecimento na internet já é uma realidade em muitas escolas brasileiras. E o tema meio ambiente ganha espaço nesses projetos que aliam tecnologia a objetivos educativos.

Em Joinville, a professora de português e coordenadora de informática educacional da escola Caic Mariano construiu o blog como um espaço virtual para divulgar textos produzidos por alunos do ensino fundamental e médio – não só do Caic Mariano, mas de qualquer escola, de qualquer lugar do mundo, que queira participar da iniciativa.

O blog, digamos, “substitui” a lousa. A professora Gládis coloca no ar artigos, fotografias, cartuns, arquivos de rádio e vídeo que ela pesquisa na internet. No dia 2 de fevereiro, três vídeos convidam os alunos a refletirem sobre o tema “mudanças climáticas”. Depois de conferir tudo isso, os estudantes devem escrever a respeito do que leram e viram.

Utilizar o recurso de um blog é uma forma de dar uma aula um pouco diferente. Mais do que debater o assunto meio ambiente, Gládis defende que o uso do blog “exercita o valor social da escrita”. É a comunicação a serviço da educação, na prática.

Quem quiser conhecer melhor esse e outros trabalhos da Gládis utilizando a internet na sala de aula pode entrar em contato com a professora pelo e-mail palavraaberta@gmail.com.

2 comentários:

 

©Copyright 2011 Educom Verde | TNB