Pular para o conteúdo principal

Um video para pensar sobre nossas crianças

Ser criança significa ter infância? Essa é a provocação do curta-metragem A Invenção da Infância, disponibilizado no inteligente site Porta-Curtas (só não é mais inteligente por não disponibilizar links para o Facebook e o You Tube). Clique aqui para assistir o filme.

O documentário de Liliana Sulzbach tem 26 minutos e traz depoimentos de crianças brasileiras em diferentes condições sociais. Meninas de São Paulo, economicamente mais "abonadas", meninos da Bahia, que trabalham desde antes dos 10 anos de idade, como o da foto ao lado - que trabalha na perigosa produção de sisal. Um deles se esforça para ler e escrever, para "sair daqui, pra outro lugar".

Mas o foco do filme não é denunciar o trabalho escravo. É arregalar os olhos para a reflexão sobre a infância, a fase especial que difere as crianças dos adultos. Pois as falas das crianças no documentário parecem de adultos.

Temos uma sociedade que está forçando a garotada a acreditar que ser adulto é melhor do que ser criança. E não é "culpa do frango", como dizíamos a respeito das carnes carregadas de hormônios, que podem influenciar o crescimento.

No filme, por exemplo, garotinhos e garotinhas de classes sociais diferentes têm o mesmo gosto: a novela das nove que, aliás, não é indicada para menores de 14 anos.

Não gosto do discurso simplista de se criticar a mídia como a vilã da história, mas é real que a televisão influencia meninos e meninas que assistem as barbaridades da telinha, seja as telenovelas onde as artistas da Globo já aparecem nuas (Cristiane Torloni apareceu dia desses, transando com José Mayer), seja nas cenas dos telejornais, que elevam a violência a nível pornográfico ao mostrar assaltantes atirando em suas vítimas, por exemplo. Mas gosto de lembrar que os adultos assistem a tudo isso sem o devido cuidado com suas crianças... e nem todos têm a preocupação de procurar o que há de melhor na TV, curtindo uma programação diferenciada com seus filhos.

"Agora eu tenho oito anos e sou mocinha", diz uma menina de São Paulo no video. Eu também dizia isso quando era criança; porém, passados 12 anos da produção do filme (que é de 2.000), infelizmente percebo que a conotação dessa fala está bem diferente. Parece que ser criança não tem graça nenhuma, especialmente se você for mulher. Bom é ser adulta, poder usar sutiã de bojo, falar como o Justin Bieber é gatinho e, aos 10 anos de idade, já se preocupar com o vestibular...

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Download: atlas de bacia hidrográfica

O Instituto de Educação e Pesquisa Ambiental 5 Elementos , de São Paulo, "especializou-se" na publicação de materiais paradidáticos que podem ser utilizados na educação ambiental, tanto na escola quanto fora dela. São materiais feitos por e para educadores, diferente do que acontece com algumas editoras brasileiras - que nem sempre contratam pessoas com real vivência nessa área. Seu lançamento mais recente é o Atlas Socioambiental - Um Retrato da Bacia Hidrográfica dos Rios Sorocaba e Médio Tietê . Tive a oportunidade de participar da produção, editando textos dessa ferramenta que une mapas e uma leitura dos mesmos para entender a gestão e a conservação dos recursos hídricos. A publicação está disponível para download no site da 5 Elementos, junto a outros materiais produzidos pelo Instituto que, inclusive, estão com tiragem esgotada. É o caso do manual Lixo e Reciclagem , que traz temas como a história da relação do homem com seus resíduos, a classificação, coleta, transpor

Parábola da escola animal

Texto inteligente do filósofo Osho, publicado no blog Palavras de Osho . É para se pensar... "Um amigo me enviou esta linda história. Eu gostaria que você a conhecesse; ela pode ajudar. A história se intitula "A Escola Animal". Um dia os animais se reuniram na floresta e decidiram criar uma escola.Havia um coelho, um pássaro, um esquilo, um peixe e uma enguia, e eles formaram uma Diretoria. O coelho insistiu na inclusão da corrida no currículo. O pássaro insistiu na inclusão do voo no currículo. O peixe insistiu na inclusão da natação no currículo. E o esquilo disse que a subida perpendicular em árvores era absolutamente necessária ao currículo. Eles juntaram todas essas coisas e escreveram um roteiro do currículo. Então insistiram em que todos os animais aprendessem todas as matérias. O coelho, embora tirasse um "A" em corrida, teve uma enorme dificuldade em subida perpendicular em árvores. Ele sempre caía de costas. Logo ele teve um tipo de d

Comunicação 2.0: conversa e prática

Em um universo onde as redes sociais virtuais ganham cada vez mais espaço - o que nem sempre é sinônimo de diálogo e compartilhamento reais - a comunicação precisa ser pensada de maneira diferente nas organizações e coletivos que trabalham, principalmente, a mobilização social. Esse foi o mote do evento Comunicação 2.0: conversa e prática, realizado no dia 1 de março de 2018 no Impact Hub, em Manaus (AM), sede atual da Educom Verde Comunicação e Educação Ambiental. Porque 2.0? Uma brincadeira com referência a uma "versão" atualizada do que precisa ser a comunicação nas relações de hoje. Mais do que se preocupar com ferramentas, é preciso refletir sobre como nos comunicamos com os públicos que precisamos, sejam eles alunos de um professor, ou beneficiários do projeto de uma organização. A oficina abordou o campo da Educomunicação como proposta metodológica para o aprendizado por meio das relações de comunicação, seja como ferramenta, seja como processo. É pensar se