Pular para o conteúdo principal

Simpósio de Educomunicação: participem!

Preparem-se e divulguem: no final de outubro, no Sesc Vila Mariana, será realizado o VI Simpósio Brasileiro de Educomunicação, promovido pelo Núcleo de Comunicação e Educação – NCE-USP. Serão boas discussões sobre a relação entre comunicação, meio ambiente e educação. E para quem quer conhecer práticas de educomunicação com foco socioambiental, haverá workshops sobre diversos temas – eu e a professora Josete Zimmer, que produz o Blog Teófilo Preserva Mata, vamos trocar idéias sobre o uso de blogs na educação ambiental.

Veja a programação e inscreva-se no site do
NCE:

OUTUBRO 2008

Dia 28 - Terça
9h – CREDENCIAMENTO
10h – ABERTURA SOLENE
Carlos Minc - Ministro do Meio Ambiente; Danilo Santos de Miranda – SESCSP; Ismar de Oliveira Soares - NCE/USP; Joseph Chittilappilly - IIJC; Lúcia Araújo - Canal Futura

10h30 – CONFERÊNCIA
A Imprensa Brasileira e o Meio Ambiente
Num primeiro momento, será apresentada uma visão panorâmica sobre a relação da mídia impressa brasileira com o tema das mudanças climáticas, tendo como base pesquisa desenvolvida pela ANDI e a Embaixada Britânica no Brasil sobre o comportamento de 50 jornais de todo o país. Num segundo momento, será analisada a contribuição da radiodifusão, representada pela Rádio Eldorado, na cobertura do tema Meio Ambiente.
Quem participa: Veet Vivarta, Executivo da Agência de Notícias dos Direitos da Infância (ANDI); Filomena Saleme, jornalista da Rádio Eldorado

14h às 17h30 - ATIVIDADES SIMULTÂNEAS
Painel 1 - Meio Ambiente, Redes e Mobilização Cidadã
O meio ambiente e a sustentabilidade por meio da prática de mobilização cidadã em espaços públicos, assim como a formação de redes envolvendo setores específicos da população como a juventude, os educadores ambientais e os pesquisadores do meio ambiente nas várias regiões do país.
Quem participa: Moema L. Viezzer, assessora da Itaipu Binacional; Eduardo Jorge Martins Alves Sobrinho, Secretário da Prefeitura Municipal de São Paulo, da Secretaria do Verde e do Meio Ambiente (PMSP/SVMA); Patrícia Otero, 5 Elementos e facilitadora da área de educação e comunicação da Rede Paulista de Educação Ambiental (REPEA); Bruno Pinheiro, Educador Ambiental da Rede da Juventude pelo Meio Ambiente e Sustentabilidade (REJUMA); Solange Gayoso da Costa, Professora do Projeto Nova cartografia social da Amazônia
Painel 2 – Jornalismo e Meio Ambiente
Análise sobre a prática da mídia e o papel dos profissionais da comunicação nos conflitos de interesses entre o poder público, as comunidades locais, a iniciativa privada e/ou os movimentos organizados em torno das questões ambientais.
Quem participa: Vinicius Romanini, Professor da Escola de Comunicação e Artes da Universidade de São Paulo; Herton Escobar, Repórter da Editoria de meio ambiente do Jornal Estado de São Paulo; Martha San Juan França, Diretora Editorial da Revista Horizonte Geográfico e vice-presidente da Associação Brasileira de Jornalismo Científico (ABJC); Maria Liete Alves Silva, Coordenadora da Rede Brasileira de Educação Ambiental- REBEA; Luiz da Motta, Assessor de Comunicação do Serviço Florestal Brasileiro/MMA.
Workshop 1- Produção de Documentário sobre Meio Ambiente
Este workshop apresentará a metodologia desenvolvida para a elaboração de programas de televisão, voltados para o tema do meio ambiente, tomando como referencia a produção do “Globo Ecologia”, da Fundação Roberto Marinho.
Quem participa: Leonardo Menezes, jornalista do Canal Futura e do Globo Ecologia

Dia 29 - Quarta

9h – CONFERÊNCIA
Educomunicação Socioambiental
A conferência apresenta o conceito da educomunicação e de suas áreas de intervenção a partir das pequisas em desenvolvimento no Brasil, em especial pelo NCE - Núcleo de Comunicação e Educação da USP. Destaca a contribuição que o movimento ambientalista tem dado para o surgimento e fortalecimento da prática educomunicativa. e a viabilidade de sua inserção como política pública emergente.
Quem participa: Ismar de Oliveira Soares, Coordenador do Núcleo de Comunicação e Educação (NCE/USP)

10h30 – MESA-REDONDA
Meio Ambiente: Na Comunidade, na Mídia e na Educação Formal
Tem como foco os esforços de instituições públicas como o Ministério do Meio Ambiente (Sub-Programa de Educomunicação Socioambiental), o Ministério da Educação (Programa de Educação Ambiental) e de organizações privadas, no sentido de formular referenciais e parâmetros para ações que contribuam para a especificação de modalidades de práticas educomunicativas.
Quem participa: Lucia Anello, Diretora do Departamento de Educação Ambiental do Ministério do Meio Ambiente (DEA/MMA); Francisco Costa, Secretário do Departamento de Educação Ambiental do Ministério do Meio Ambiente (DEA-MMA); Rachel Trajberg, Coordenadora de Educação Ambiental do Ministério da Educação (MEC); André Trigueiro, Jornalista, Editor Chefe do Programa “Cidades e Soluções” da Globo News, comentarista da Rádio CBN

14h às 17h30 – ATIVIDADES SIMULTÂNEAS
Painel 3 - O Lugar da Educomunicação Socioambiental no Ensino
Enfoque no desenvolvimento da educação ambiental nos níveis de ensino superior, médio e fundamental, com o objetivo de trazer à luz referenciais e metodologias aplicadas à área do meio ambiente dentro do sistema educativo brasileiro.
Quem participa: Regina Scarpa, Coordenadora Pedagógica da Fundação Victor Civita; Sueli Furlan, Professora de Geografia da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (FFLCH/USP) e Professora do Programa de Pós-Graduação em Ciência Ambiental (Procam/USP); Patrícia Mousinho, Secretária-executiva da Rede Brasileira de Educação Ambiental (REBEA); Maria Cristina Telles, Professora da Fundação Bradesco – Departamento de Educação Básica; Paulo Lima, Editor da Revista Viração; Susanne Umnirski Gattáz, Coord. do projeto Eco-Curtas dos Institutos Goethe do Brasil;

Painel 4 – Práticas Educomunicativas em Meio Ambiente
Abordagem na educação ambiental implementada pelos movimentos sociais, incluindo setores públicos que dialoguem com a população, ONGs e instituições culturais, na busca de metodologias específicas que contemplem o envolvimento de segmentos da população no trabalho educomunicativo.
Quem participa: Marcos Sorrentino, Professor do Departamento de Ciências Florestais, Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz (ESALQ); Daniel Raviolo, Sociólogo argentino e fundador da ONG Comunicação e Cultura – Fortaleza, que trabalha com jornais escolares; Lílian de Carvalho Lindoso, IBAMA- Palmas, TO; Caetano Scannavino, Coordenador da ONG Saúde & Alegria – Santarém (PA): José Manoel Rodrigues, Coordenador de Comunicação – Reciclázaro; Flávia Rossi, Instituto Chico Mendes/MMA.

Workshop 2 - Uso da Internet na Educomunicação Socioambiental com Crianças e Adolescentes
O workshop se destina a socializar experiências de utilização das mídias digitais por crianças e adolescentes no campo da educação ambiental, tomando como referências programas educomunicativos implementados em escolas públicas.
Quem participa: Débora Menezes, Jornalista, pesquisadora do NCE/USP e consultora de Educação Ambiental; Josete Maria Zimmer, Professora da Escola Municipal de Ensino Fundamental – EMEF Teófilo Benedito Ottoni, da Secretaria Municipal de Educação – SME/SP.

Dia 30 – Quinta - 9h
CONFERÊNCIA
Consumo Consciente para a Sustentabilidade
A conferência abordará os fundamentos do conceito de “consumo consciente”, tendo como base as experiências educomunicativas em desenvolvimento pelo Instituto Akatu, identificando práticas que se mostram eficientes na educação do cidadão para que assuma sua parte na preservação do meio ambiente.
Quem participa: Hélio Matar, Presidente do Instituto Akatu de Consumo Consciente

10h30 – MESA-REDONDA
Educação Ambiental e Sustentabilidade
Tem como foco de debate a Sustentabilidade como conceito irreversível e as formas pelas quais este vem sendo construído na prática. Análises a partir da perspectiva da mídia e de organizações sociais, como o PNUMA - Comitê Brasileiro do Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente.
Quem participa: Eda Tassara, Coordenadora do Laboratório de Psicologia Socioambiental e Intervenção do Instituto de Psicologia da USP – Presidente do IBECC – Instituto Brasileiro de Educação Ciência e Cultura / UNESCO, Comissão do Estado de São Paulo; Haroldo Mattos de Lemos, Presidente do Instituto Brasil PNUMA (Comitê Brasileiro do Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente) e Professor da UFRJ e da Fundação Getúlio Vargas (FGV/RJ); Suzane Machado Pádua, Presidente do Instituto de Pesquisas Ecológicas (IPÊ)

14h às 17h30 – ATIVIDADES SIMULTÂNEAS
Painel 5 – Meio Ambiente na Produção Midiática
O painel volta-se para a presença da mídia impressa, audiovisual e digital, indagando sua contribuição para inserir na pauta da sociedade o tema do meio ambiente. Destaque às políticas editoriais voltadas ao setor e a atuação dos profissionais de área (jornalistas, fotógrafos, diagramadores e editores) no tratamento do tema.
Quem participa: Eugênio Bucci, professor de Jornalismo da Escola de Comunicação e Artes da Universidade de São Paulo; Débora Garcia, Supervisora de Conteúdo do Canal Futura; Marcelo Leite, Colunista da Folha de São Paulo; Adalberto Marcondes, Diretor responsável pela Revista Digital Envolverde – Ambiente, Educação e Sustentabilidade; Mathew Shirts, Diretor de redação da Revista National Geographics

Painel 6 – Meio Ambiente, Educomunicação e Responsabilidade Social
Painel dedicado especificamente à área da responsabilidade social das corporações, com o objetivo de analisar a sensibilização do mundo empresarial às questões relativas ao meio ambiente.
Quem participa: Denise Baena, Técnica do SESC, Educadora Ambiental; Marilena Lino de Almeida Lavorato, Mais Projeto (Organizadores do “Programa Benchmarking Ambiental”); Greenpeace

Workshop 3 - Educomunicação nas políticas públicas
O workshop se destina a socializar experiências de políticas públicas tanto no campo da mobilização (Coletivos Educadores) quanto no do uso da mídia rádio por crianças e adolescentes no campo da educação ambiental.
Quem participa: Mônica Serrão, Vice-Diretora do Departamento de Educação Ambiental do Ministério do Meio Ambiente (DEA/MMA); Francisco Costa, Secretário do Departamento de Educação Ambiental (DEA/MMA); Márcia Rollemberg, Coordenadora de Educomunicação da Secretaria do Meio Ambiente, Projeto Nas Ondas do Ambiente, Rio de Janeiro.

Comentários

Pesca do piscar disse…
OI, Débora. Adorei o blog, sobretudo os posts com os desenhos animados. Já virei freguesa. Conheça também o blog de jornalistas ambientais de MS e MT: http://dosmatos.blogspot.com

Postagens mais visitadas deste blog

Download: atlas de bacia hidrográfica

O Instituto de Educação e Pesquisa Ambiental 5 Elementos , de São Paulo, "especializou-se" na publicação de materiais paradidáticos que podem ser utilizados na educação ambiental, tanto na escola quanto fora dela. São materiais feitos por e para educadores, diferente do que acontece com algumas editoras brasileiras - que nem sempre contratam pessoas com real vivência nessa área. Seu lançamento mais recente é o Atlas Socioambiental - Um Retrato da Bacia Hidrográfica dos Rios Sorocaba e Médio Tietê . Tive a oportunidade de participar da produção, editando textos dessa ferramenta que une mapas e uma leitura dos mesmos para entender a gestão e a conservação dos recursos hídricos. A publicação está disponível para download no site da 5 Elementos, junto a outros materiais produzidos pelo Instituto que, inclusive, estão com tiragem esgotada. É o caso do manual Lixo e Reciclagem , que traz temas como a história da relação do homem com seus resíduos, a classificação, coleta, transpor

Parábola da escola animal

Texto inteligente do filósofo Osho, publicado no blog Palavras de Osho . É para se pensar... "Um amigo me enviou esta linda história. Eu gostaria que você a conhecesse; ela pode ajudar. A história se intitula "A Escola Animal". Um dia os animais se reuniram na floresta e decidiram criar uma escola.Havia um coelho, um pássaro, um esquilo, um peixe e uma enguia, e eles formaram uma Diretoria. O coelho insistiu na inclusão da corrida no currículo. O pássaro insistiu na inclusão do voo no currículo. O peixe insistiu na inclusão da natação no currículo. E o esquilo disse que a subida perpendicular em árvores era absolutamente necessária ao currículo. Eles juntaram todas essas coisas e escreveram um roteiro do currículo. Então insistiram em que todos os animais aprendessem todas as matérias. O coelho, embora tirasse um "A" em corrida, teve uma enorme dificuldade em subida perpendicular em árvores. Ele sempre caía de costas. Logo ele teve um tipo de d

Comunicação 2.0: conversa e prática

Em um universo onde as redes sociais virtuais ganham cada vez mais espaço - o que nem sempre é sinônimo de diálogo e compartilhamento reais - a comunicação precisa ser pensada de maneira diferente nas organizações e coletivos que trabalham, principalmente, a mobilização social. Esse foi o mote do evento Comunicação 2.0: conversa e prática, realizado no dia 1 de março de 2018 no Impact Hub, em Manaus (AM), sede atual da Educom Verde Comunicação e Educação Ambiental. Porque 2.0? Uma brincadeira com referência a uma "versão" atualizada do que precisa ser a comunicação nas relações de hoje. Mais do que se preocupar com ferramentas, é preciso refletir sobre como nos comunicamos com os públicos que precisamos, sejam eles alunos de um professor, ou beneficiários do projeto de uma organização. A oficina abordou o campo da Educomunicação como proposta metodológica para o aprendizado por meio das relações de comunicação, seja como ferramenta, seja como processo. É pensar se