Video-homenagem aos participantes do Encontro Carta da Terra e Pedagogia na Educação, que foi realizado no Ibirapuera- SP, e teve cobertura educomunicativa de alunos da EMEF Fernando Gracioso.
Fica a dica para educadores: é muito fácil fazer video-clips de fotografias em programas como o Windows Move Maker, adicionar textos e músicas, como fizemos no vídeo acima. Vale como um registro dinâmico de eventos, que podem ser desde a feira de ciências na escola até a passeata que fizeram no bairro. O importante é que os alunos terão a oportunidade de desenvolver um "produto comunicativo", trabalhar habilidades de leitura e escrita e, é claro, usar uma ferramenta de informática de forma bacana.
Encontrei esta semana uma das formas verdadeiramente sutis e poéticas de ensinar conteúdos em sala de aula, associando o aprendizado de história à reflexão sobre o meio ambiente. Apaixonada por MPB, a professora Marli Oliveira de Carvalho utiliza músicas em suas aulas de histórias junto a alunos de quinta a oitava séries da Escola Municipal Tenente José Maria Pinto Duarte, na zona Oeste de São Paulo. Primeiro, a professora trabalha o conteúdo de cada ano junto dos livros. Depois é que entram as músicas, que ela seleciona de acordo com o tema que deseja chamar a atenção. Não há necessidade de ser extremamente objetivo; a idéia é que as crianças associem algo da música ao que aprenderam anteriormente nos livros. O importante é que a canção dê um significado extra ao aprendizado. E de quebra, as crianças ainda têm acesso a nossa riqueza cultural presente na MPB. Marli pensa muitos anos-luz a frente e não se contenta em apenas fazer associações entre o aprendizado básico de história. Quer ...
Comentários
Belíssimo evento. Parabéns! Pena ter sido no mesmo dia do EducaCamp, mas nos próximos marcaremos em dias diferentes e assim poderemos ir uma no evento da outra.
Atitudes como estas é que fazem a diferença na educação do nosso país.
Parabéns e sucesso sempre!
beijinhos
Cybele Meyer