Pular para o conteúdo principal

Velejadores dão lição de sustentabilidade

Já dizia um ex-chefe: "menos é mais". Os velejadores Igor Belly e Beto Pandiani que o digam: ao atravessar o Oceano Pacífico a bordo de um catamarã, uma embarcação parecida com uma balsa (leia mais sobre essa expedição no blog da dupla), a dupla aprende a conviver com a escassez. Entre outros, a energia é mínima, vinda de painéis solares. E a água é a do mar, filtrada por um dínamo que exige força física da dupla.

A travessia começou em outubro, no Chile, tem uma pausa agora e retorna em abril, quando Belly e Pandiano retornam ao Tahiti para chegar à Austrália. Ao todo, a velejada é de 17.400. Leia mais detalhes sobre a travessia e as lições de sustentabilidade a bordo na reportagem que escrevi para Planeta Sustentável, site mantido pela editora Abril e comandado pela Mônica Nunes, que brilhantemente vem mostrando dicas, idéias e notícias positivas sobre como ajudar o planeta.

Para quem é educador, especialmente no ensino médio, fica a dica: que tal uma aula sobre mitigação e adaptação, palavras-chave do momento para entender o que o mundo tem que fazer para diminuir os impactos do Aquecimento Global? E, de quebra, fazer seus alunos pesquisarem e pensarem soluções que diminuam impactos sobre o planeta (ações de mitigação), e que preparem as pessoas para se adaptarem a situações provocadas direta ou indiretamente pelo aquecimento global (ações de adaptação).

Você pode discutir com eles o que os velejadores fizeram para se adaptar e mitigar... ou as duas ações, que se entrelaçam. Complemente com a leitura de um texto claro e objetivo dos pesquisadores Jean Pierre Ometto e Carlos Nobre (do Inpe): Mudanças Globais: Desafios Para o Futuro.

O tema é ótimo para as disciplinas de ciências e exatas, mas dá para ir além e envolver até sociologia, pois ações de mitigação e adaptação não só causam impacto na sociedade, mas acabam partindo também do pressuposto de que as boas soluções só são possíveis se a sociedade tem interesse em desenvolvê-las, se tem capacidade (incentivo a ciência e tecnologia, ou seja, a educação, por exemplo). O economista ecológico José Eli da Veiga tem um texto interessante sobre o assunto, A Construção de Um Projeto Para o Brasil no Século 21.

Se alguém fizer uma aula sobre o tema, por favor, comente, para dividir com outros educadores. Boa travessia - digo, bom trabalho!

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Download: atlas de bacia hidrográfica

O Instituto de Educação e Pesquisa Ambiental 5 Elementos , de São Paulo, "especializou-se" na publicação de materiais paradidáticos que podem ser utilizados na educação ambiental, tanto na escola quanto fora dela. São materiais feitos por e para educadores, diferente do que acontece com algumas editoras brasileiras - que nem sempre contratam pessoas com real vivência nessa área. Seu lançamento mais recente é o Atlas Socioambiental - Um Retrato da Bacia Hidrográfica dos Rios Sorocaba e Médio Tietê . Tive a oportunidade de participar da produção, editando textos dessa ferramenta que une mapas e uma leitura dos mesmos para entender a gestão e a conservação dos recursos hídricos. A publicação está disponível para download no site da 5 Elementos, junto a outros materiais produzidos pelo Instituto que, inclusive, estão com tiragem esgotada. É o caso do manual Lixo e Reciclagem , que traz temas como a história da relação do homem com seus resíduos, a classificação, coleta, transpor

Parábola da escola animal

Texto inteligente do filósofo Osho, publicado no blog Palavras de Osho . É para se pensar... "Um amigo me enviou esta linda história. Eu gostaria que você a conhecesse; ela pode ajudar. A história se intitula "A Escola Animal". Um dia os animais se reuniram na floresta e decidiram criar uma escola.Havia um coelho, um pássaro, um esquilo, um peixe e uma enguia, e eles formaram uma Diretoria. O coelho insistiu na inclusão da corrida no currículo. O pássaro insistiu na inclusão do voo no currículo. O peixe insistiu na inclusão da natação no currículo. E o esquilo disse que a subida perpendicular em árvores era absolutamente necessária ao currículo. Eles juntaram todas essas coisas e escreveram um roteiro do currículo. Então insistiram em que todos os animais aprendessem todas as matérias. O coelho, embora tirasse um "A" em corrida, teve uma enorme dificuldade em subida perpendicular em árvores. Ele sempre caía de costas. Logo ele teve um tipo de d

Comunicação 2.0: conversa e prática

Em um universo onde as redes sociais virtuais ganham cada vez mais espaço - o que nem sempre é sinônimo de diálogo e compartilhamento reais - a comunicação precisa ser pensada de maneira diferente nas organizações e coletivos que trabalham, principalmente, a mobilização social. Esse foi o mote do evento Comunicação 2.0: conversa e prática, realizado no dia 1 de março de 2018 no Impact Hub, em Manaus (AM), sede atual da Educom Verde Comunicação e Educação Ambiental. Porque 2.0? Uma brincadeira com referência a uma "versão" atualizada do que precisa ser a comunicação nas relações de hoje. Mais do que se preocupar com ferramentas, é preciso refletir sobre como nos comunicamos com os públicos que precisamos, sejam eles alunos de um professor, ou beneficiários do projeto de uma organização. A oficina abordou o campo da Educomunicação como proposta metodológica para o aprendizado por meio das relações de comunicação, seja como ferramenta, seja como processo. É pensar se