Professora ensina história – e educação ambiental - através da música

0 comentários
A professora Marli de Oliveira Carvalho já apareceu nesse blog (leia no arquivo), e em reportagem minha da revista Nova Escola (setembro/2007), relatando suas experiência em dar aulas de história com MPB.

E o que isso tem a ver com meio ambiente?

Tudo! Leia a mini-entrevista com a educadora, que agora tem um site – o Cantando História – e uma programação de oficinas para utilizar a música na sala de aula. No final da entrevista, você acompanha as datas das próximas oficinas de Marli. Boa leitura:

Educom Verde - Porque é bom ensinar história com música?


Marli - A Música Popular Brasileira - MPB - é considerada uma das produções culturais mais ricas do século XX. É até produto de exportação, representando nosso País com legitimidade. Dessa maneira, o projeto Cantando a História pensa a construção da História do Brasil pelo viés da música, por intermédio da análise de canções da MPB "dentro" do contexto histórico-social, no qual foram produzidas ou ao qual se reportam.

Educom Verde - Na seleção de músicas que retratam a participação das etnias africanas na História, no folclore e nas raízes culturais do Brasil, algumas dessas canções são direta ou indiretamente relacionada à questões sócioambientais?

Marli - Ao preparar as minhas aulas eu viso inserir as questões ambientais no processo histórico brasileiro, uma vez que a devastação do meio ambiente foi processual e veio disfarçado com o nome de "desenvolvimento" e/ou "processo civilizatório".

Educom Verde - Para você, o que é ser um professor ligado no socioambiental, mesmo não sendo de biologia ou geografia?


Marli - Penso que antes de ser Professora de História, sou educadora o que pressupõe dizer que tenho a responsabilidade de formar as novas gerações, e os desdobramentos destas ações virão a médio e longo prazo. Sei que participo da construção do Brasil por intermédio dos ensinamentos que trago para a sala de aula hoje.

Educom Verde - Como promover a interdisciplinaridade do meio ambiente na escola?

Marli - Olha, para trabalhar os temas históricos eu busco parcerias com os meus colegas de diversas áreas do conhecimento, ou seja: com a Geografia, a sala de leitura, o laboratório de informática. O melhor é unir forças, trocar idéias, abrindo os horizontes de cada disciplina.

AGENDA DE OFICINAS
26 de outubro (sexta-feira), 14h/18h

Palestra: Cantando a História pelos caminhos da MPB
Câmara Municipal de São Paulo
Inscrições: (11) 3396-4403 com Ivan ou Iracema

27 de outubro (sábado), 8h/12h
Curso: O negro canta a sua História
Local: CORJESU - Rua São Vicente de Paulo 374 (Metrô Marechal Deodoro)
Inscrições: (11) 3159-1887

31 de outubro (quarta-feira), 19h/22h
Curso: O negro canta a sua História
Local: SINPRO - Rua Borges Lagoa, 208 Metrô Santa Cruz
Inscrições: (11) 5080-5974 com Mara


0 comentários:

 

©Copyright 2011 Educom Verde | TNB