Pular para o conteúdo principal

Professora ensina história – e educação ambiental - através da música

A professora Marli de Oliveira Carvalho já apareceu nesse blog (leia no arquivo), e em reportagem minha da revista Nova Escola (setembro/2007), relatando suas experiência em dar aulas de história com MPB.

E o que isso tem a ver com meio ambiente?

Tudo! Leia a mini-entrevista com a educadora, que agora tem um site – o Cantando História – e uma programação de oficinas para utilizar a música na sala de aula. No final da entrevista, você acompanha as datas das próximas oficinas de Marli. Boa leitura:

Educom Verde - Porque é bom ensinar história com música?


Marli - A Música Popular Brasileira - MPB - é considerada uma das produções culturais mais ricas do século XX. É até produto de exportação, representando nosso País com legitimidade. Dessa maneira, o projeto Cantando a História pensa a construção da História do Brasil pelo viés da música, por intermédio da análise de canções da MPB "dentro" do contexto histórico-social, no qual foram produzidas ou ao qual se reportam.

Educom Verde - Na seleção de músicas que retratam a participação das etnias africanas na História, no folclore e nas raízes culturais do Brasil, algumas dessas canções são direta ou indiretamente relacionada à questões sócioambientais?

Marli - Ao preparar as minhas aulas eu viso inserir as questões ambientais no processo histórico brasileiro, uma vez que a devastação do meio ambiente foi processual e veio disfarçado com o nome de "desenvolvimento" e/ou "processo civilizatório".

Educom Verde - Para você, o que é ser um professor ligado no socioambiental, mesmo não sendo de biologia ou geografia?


Marli - Penso que antes de ser Professora de História, sou educadora o que pressupõe dizer que tenho a responsabilidade de formar as novas gerações, e os desdobramentos destas ações virão a médio e longo prazo. Sei que participo da construção do Brasil por intermédio dos ensinamentos que trago para a sala de aula hoje.

Educom Verde - Como promover a interdisciplinaridade do meio ambiente na escola?

Marli - Olha, para trabalhar os temas históricos eu busco parcerias com os meus colegas de diversas áreas do conhecimento, ou seja: com a Geografia, a sala de leitura, o laboratório de informática. O melhor é unir forças, trocar idéias, abrindo os horizontes de cada disciplina.

AGENDA DE OFICINAS
26 de outubro (sexta-feira), 14h/18h

Palestra: Cantando a História pelos caminhos da MPB
Câmara Municipal de São Paulo
Inscrições: (11) 3396-4403 com Ivan ou Iracema

27 de outubro (sábado), 8h/12h
Curso: O negro canta a sua História
Local: CORJESU - Rua São Vicente de Paulo 374 (Metrô Marechal Deodoro)
Inscrições: (11) 3159-1887

31 de outubro (quarta-feira), 19h/22h
Curso: O negro canta a sua História
Local: SINPRO - Rua Borges Lagoa, 208 Metrô Santa Cruz
Inscrições: (11) 5080-5974 com Mara


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Download: atlas de bacia hidrográfica

O Instituto de Educação e Pesquisa Ambiental 5 Elementos , de São Paulo, "especializou-se" na publicação de materiais paradidáticos que podem ser utilizados na educação ambiental, tanto na escola quanto fora dela. São materiais feitos por e para educadores, diferente do que acontece com algumas editoras brasileiras - que nem sempre contratam pessoas com real vivência nessa área. Seu lançamento mais recente é o Atlas Socioambiental - Um Retrato da Bacia Hidrográfica dos Rios Sorocaba e Médio Tietê . Tive a oportunidade de participar da produção, editando textos dessa ferramenta que une mapas e uma leitura dos mesmos para entender a gestão e a conservação dos recursos hídricos. A publicação está disponível para download no site da 5 Elementos, junto a outros materiais produzidos pelo Instituto que, inclusive, estão com tiragem esgotada. É o caso do manual Lixo e Reciclagem , que traz temas como a história da relação do homem com seus resíduos, a classificação, coleta, transpor

Parábola da escola animal

Texto inteligente do filósofo Osho, publicado no blog Palavras de Osho . É para se pensar... "Um amigo me enviou esta linda história. Eu gostaria que você a conhecesse; ela pode ajudar. A história se intitula "A Escola Animal". Um dia os animais se reuniram na floresta e decidiram criar uma escola.Havia um coelho, um pássaro, um esquilo, um peixe e uma enguia, e eles formaram uma Diretoria. O coelho insistiu na inclusão da corrida no currículo. O pássaro insistiu na inclusão do voo no currículo. O peixe insistiu na inclusão da natação no currículo. E o esquilo disse que a subida perpendicular em árvores era absolutamente necessária ao currículo. Eles juntaram todas essas coisas e escreveram um roteiro do currículo. Então insistiram em que todos os animais aprendessem todas as matérias. O coelho, embora tirasse um "A" em corrida, teve uma enorme dificuldade em subida perpendicular em árvores. Ele sempre caía de costas. Logo ele teve um tipo de d

Comunicação 2.0: conversa e prática

Em um universo onde as redes sociais virtuais ganham cada vez mais espaço - o que nem sempre é sinônimo de diálogo e compartilhamento reais - a comunicação precisa ser pensada de maneira diferente nas organizações e coletivos que trabalham, principalmente, a mobilização social. Esse foi o mote do evento Comunicação 2.0: conversa e prática, realizado no dia 1 de março de 2018 no Impact Hub, em Manaus (AM), sede atual da Educom Verde Comunicação e Educação Ambiental. Porque 2.0? Uma brincadeira com referência a uma "versão" atualizada do que precisa ser a comunicação nas relações de hoje. Mais do que se preocupar com ferramentas, é preciso refletir sobre como nos comunicamos com os públicos que precisamos, sejam eles alunos de um professor, ou beneficiários do projeto de uma organização. A oficina abordou o campo da Educomunicação como proposta metodológica para o aprendizado por meio das relações de comunicação, seja como ferramenta, seja como processo. É pensar se