Pular para o conteúdo principal

Viajantes

Pausa... pra poesia... a foto é da Ponta do Corumbau, Prado (BA).

"O viajante é aquele que se reconhece em outro viajante.

Nunca está parado; quando em casa vive pensando no próximo destino que o levará pra longe. Ainda que, mesmo longe, vez em quando pense em casa.

A memória do viajante é feita de pequenos fotogramas. Mares, montanhas, riachos. Cheiros, pessoas, bichos, barulhos. Placas. Distâncias.

O viajante se reconhece nas lembranças do outro viajante. Os lugares por onde passaram podem ser milhares, mas cada um tem um canto reservado nas gavetas móveis da memória do coração. Corumbá. Diamantina. São Paulo. Arempebe. Itatiaia. Goiás Velho. Igatu. Rio Grande. Pirenópolis. Alter do Chão. Parati.

Saudade...

Vontade de sair por qualquer estrada com uma mochila bem levinha, uma garrafa de água, um som. Seguindo o rumo sempre em frente, subindo o mapa.
O viajante se reconhece no outro viajante, condenado a um eterno exílio depois de perder o medo da primeira estrada sem rumo definido. Sempre em busca de algo, sempre em movimento."


Prado, setembro de 2009.

Comentários

CARACA!!!! Chorei...
Me sinto assim, e ser viajante é muito bom da pra perceber a diversidade nos olhares!

PAZ e BEM

Postagens mais visitadas deste blog

Experiência na escola: música para ensinar

Encontrei esta semana uma das formas verdadeiramente sutis e poéticas de ensinar conteúdos em sala de aula, associando o aprendizado de história à reflexão sobre o meio ambiente. Apaixonada por MPB, a professora Marli Oliveira de Carvalho utiliza músicas em suas aulas de histórias junto a alunos de quinta a oitava séries da Escola Municipal Tenente José Maria Pinto Duarte, na zona Oeste de São Paulo. Primeiro, a professora trabalha o conteúdo de cada ano junto dos livros. Depois é que entram as músicas, que ela seleciona de acordo com o tema que deseja chamar a atenção. Não há necessidade de ser extremamente objetivo; a idéia é que as crianças associem algo da música ao que aprenderam anteriormente nos livros. O importante é que a canção dê um significado extra ao aprendizado. E de quebra, as crianças ainda têm acesso a nossa riqueza cultural presente na MPB. Marli pensa muitos anos-luz a frente e não se contenta em apenas fazer associações entre o aprendizado básico de história. Quer ...

Será que o brasileiro não sabe onde fica o Brasil?

Saiu na revista Veja há duas semanas, mas só agora consegui digerir a reportagem E a Gente Ainda Goza dos Americanos – que não deixo link, porque a revista só abre o conteúdo para seus leitores. E não sei se fiquei mais indignada com as informações da matéria ou se com o repórter que a escreveu, pixando (mais uma vez) o esforço de educadores em melhorar o nível de conhecimento de nossos alunos. A matéria baseou-se em uma publicação da multinacional Ipsos , um dos tantos institutos especializados em pesquisas sobre os mais diversos temas. Mil pessoas foram abordadas em setenta municípios das nove regiões metropolitanas brasileiras, e a abordagem consistia em abrir um mapa-mundi na frente desses entrevistados com perguntas do tipo “você sabe onde fica o Brasil? A África? Os EUA?”. A conclusão da pesquisa (transcrita da matéria, desse jeito mesmo): “50% dos brasileiros não sabem localizar o país no mapa”. E entre tantas abobrinhas que os entrevistados apontaram, não sabem onde fica o no...

Educação ambiental em Nova Escola

Qual o papel da educação ambiental na educação formal? O que professores de escolas públicas estão fazendo para formar cidadãos conscientes, introduzir a metodologia do conhecimento científico e estimular tanto alunos, quanto educadores, para a reflexão e o respeito à humanidade e o planeta? Essas foram algumas das perguntas que propus para a produção da reportagem Em Defesa do Planeta , capa da revista Nova Escola de maio, que está disponível on line (clique no título desse post para ler). Não foi fácil. Primeiro, os especialistas entrevistados (e a literatura disponível) falaram muito nos erros que as escolas cometem. Falta conhecimento, transdisciplinaridade, projetos duráveis, envolvimento da comunidade... e aí, como fazer para superar esses problemas? A resposta não estava nos livros, mas em cinco experiências que encontrei pelo Brasil - São Paulo, Balneário Camboriú (SC), Benevides (PA), São Sebastião (SP) e Salvador (BA). Em comum, a garra de professores e diretores que buscar...