A jornalista Vivianne Amaral esteve no Seminário Sociedade em Rede e Educação e registrou suas impressões sobre o evento no site Mídia Social. Clique aqui para ler a matéria completa.
Segundo a jornalista, a inspiração de tudo foi a percepção de que “as formas, as instituições e os processos educativos que ainda remanescem foram pensados para um tipo de sociedade (hierárquica, de massa) que está deixando rapidamente de existir à medida que emerge, nos dias que correm, uma sociedade cuja morfologia e a dinâmica já são, em grande parte, as de uma rede distribuída (a chamada sociedade-rede)".
O que ela mais destacou, no entanto, foi como as discussões rolaram para chegar ao relatório final que você vê no site. Abordando as linhas "inteligência, generosidade e colaboração", palestrantes como o educador José Pacheco não falaram simplesmente sozinhos - e sim, conversaram com os presentes sobre redes e trabalhos colaborativos, tecendo uma rede de idéias que serão posteriormente utilizados em projetos do Instituto Vivo.
Um dos projetos levou a seguinte pergutna aos participantes: "qual o modelo de educação para desenvolver um projeto educativo envolvendo 13 comunidades na região amazônica utilizando as tecnologias móveis, e num cenário onde alguns alunos ficam durante 15 dias em uma “zona escolar” e outros 15 dias em casa com sua família". Um desafio, não?
Segundo a jornalista, a inspiração de tudo foi a percepção de que “as formas, as instituições e os processos educativos que ainda remanescem foram pensados para um tipo de sociedade (hierárquica, de massa) que está deixando rapidamente de existir à medida que emerge, nos dias que correm, uma sociedade cuja morfologia e a dinâmica já são, em grande parte, as de uma rede distribuída (a chamada sociedade-rede)".
O que ela mais destacou, no entanto, foi como as discussões rolaram para chegar ao relatório final que você vê no site. Abordando as linhas "inteligência, generosidade e colaboração", palestrantes como o educador José Pacheco não falaram simplesmente sozinhos - e sim, conversaram com os presentes sobre redes e trabalhos colaborativos, tecendo uma rede de idéias que serão posteriormente utilizados em projetos do Instituto Vivo.
Um dos projetos levou a seguinte pergutna aos participantes: "qual o modelo de educação para desenvolver um projeto educativo envolvendo 13 comunidades na região amazônica utilizando as tecnologias móveis, e num cenário onde alguns alunos ficam durante 15 dias em uma “zona escolar” e outros 15 dias em casa com sua família". Um desafio, não?
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