Saiu hoje (13/03/2008) um texto do jornalista Washington Novaes no jornal O Estado de São Paulo, sobre a questão dos bois e do aquecimento global.
Mitos e estranhezas a parte, ele lembra que é verdade: arrotos e flatulência (o pum) de animais como bois e ovelhas trazem gás metano, que em grandes quantidades pode ser mais danoso que o dióxido de carbono, apontado como grande contribuinte ao efeito estufa e, consequentemente, ao aquecimento global.
Estamos na era do excesso de informações, sobretudo relacionadas ao meio ambiente. O secretário de Meio Ambiente do Estado de São Paulo, Xico Graziano, fez até piada sobre isso durante um evento do site Planeta Sustentável, lembrando que há muitos achismos nessa área. Entretanto, uma coisa é certa: sem investimentos em tecnologia não há como enfrentar as Mudanças Climáticas de verdade - deixar de comer carne simplesmente não é suficiente, assim como diversas outras posturas individuais não o são, sozinhas.
Washington Novaes lembra que o Emprapa de Jaguariúna, por exemplo, é uma instituição de pesquisa que está preocupada em dar uma solução: eles pesquisam variedades de capim para pasto que produzem menos metano.
Recursos tecnológicos e incentivo para isso foram os principais temas levantados pelo estudo da consultoria Mckinsey. Para eles, o Brasil tem potencial para ser um dos líderes na redução de emissões. Embora a apresentação do estudo tenha sido bem técnica e focada em números, dá para perceber que ainda há muito o que avançar, comendo seu bife de cada dia, ou não...
- Leia mais sobre o estudo da Mckinsey no especial do site Planeta Sustentável.
- Clique aqui para ler o texto de Washington Novaes: O Boi e a Ovelha.
- Clique aqui para ler o texto de Washington Novaes: O Boi e a Ovelha.
Comentários
Muita força e beijos,
Julieta (do grupo de Blogs Educativos)
Muita força e beijos,
Julieta (do grupo de Blogs Educativos)
Bom, quanto ao tema, tenho lido e assistido muito, pois sou vegetariana há quase 3 décadas. Para contribuir com a discussão, vale assistir ao documentário Meat the Truth, que é uma resposta ao Uma Verdade Inconveniente, que deixou de lado a contribuição da indústria agropecuária ao agravamento da crise climática:
http://vista-se.com.br/site/meet-the-truth-uma-verdade-mais-que-inconveniente
E viva a pluralidade de vozes, sempre.
Eco_sds.
Luz
[]'s